Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
samuelbarros
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:09
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por samuelbarros »

TECHNO2004 escreveu:Pode ser época de férias... Pode ser que ele esteja envolvido na modificação (que pode não ser tão "barbada" e deixando ele de cabelos brancos)... Pode ser qualquer motivo (doença na família... sei lá).

Só vamos dar um tempo para ele responder. O pessoal não está tão ativo quanto estava até o início de Dezembro/09.

Pode ser que ele responda, Samuel. ;)

Vamos dar um pouco (mais) de tempo pra ele? Pode ser?
Claro TECHNO, eu já tinha pensado nisso, Tanto que no meu post eu coloquei a expressão "Parece", ou seja, é a impressão que dá, mas que pode estar errada mediante a fatos que desconhecemos.

Talvez seja até um pouco de ansiedade de minha parte, pois já está em meus planos fazer isto no meu TW.

O que eu gostaria mesmo era de simplesmente saber onde conseguir as peças e quais são elas.

Isso poderia ficar como um tópico fixo aqui no fórum.
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por EDISON »

O bom seria comprar um primeiro ...
samuelbarros
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:09
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por samuelbarros »

EDISON escreveu:O bom seria comprar um primeiro ...
POis é, realmente é difícil transformar antes de comprar, a não ser que você saiba de uma fórmula mágica.
:roll: :roll:
Por isso que semana que vem o Luis Gustavo, aqui do Forum vai trazer o TW que estou comprando dele.

Que bom que NADA me impede de me informar a respeito de diversos assuntos referentes a ele. Aliás que bom que me informei bastante a respeito deste carro ANTES de decidir comprá-lo, caso contrário ele não teria sido a minha escolha. Inclusive este foi um dos tópicos que me fez decidir a motorização.

Inocente é quem compra primeiro, pois aí já é tarde.

Portanto, o bom não apenas "seria", mas "É", sempre se informar primeiro.

:?
samuelbarros
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:09
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por samuelbarros »

Caio Fivetech escreveu:Se eu tivesse dinheiro sobrando eu colocava o 1.6 16v de 115cv do Clio no Twingo FACIL...

O Problema eh que tem que colocar Motor + Cambio...E ai vai ter que gastar mt, e prefiro colocar um teto antes...

Outro motor que deve caber eh o VTEC e o motor do Swift GTI...Pq nos Minis cabe direitinho os dois, pq naum caberia no Twingo???
Mas Caio, será que vale a pena colocar o 1.6 se a diferença de potencia dele p/ o 1.2 transformado ficar abaixo dos 15cv?

Eu digo isso porque acredito que, mesmo transformado, o motor do TW ainda deve manter a vantagem do baixo consumo.
Só tem aí uma questão de vantagem que inclusive eu já citei, se fosse um 1.6 16v Flex, talvez no álcool valesse a pena.

Pois não sei quanto a você, mas o que eu tenho em mente é aumentar a potência mas ainda poder utilizar o carro na cidade no dia a dia.

Outra alteração que eu acho bacana, porém não sei se é viável, é colocar o câmbio autom
automático do novo TW.

Quanto ao teto solar, com certeza é algo muito bacana a se fazer também.

E esse motor VTEC e o do Swift GTI, quais as potencias e consumos?
Avatar do usuário
Caio Fivetech
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 400
Registrado em: 26 Set 2008, 21:43
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Porto, Portugal

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por Caio Fivetech »

O VTEC eh o mesmo daquele primeiro Civic Si...160cv...
O do Swift eh um 1.3 Twin Cam 16v 101cv (Tambem tem a evolução dele que está no Jimny, mas menos potente)...Ambos não são Flex...

Teto solar é algo que eu tenho em mente já, mas quero esperar um pouco para ver se acho o modelo original...

Cambio Automático eu acho que o Kia Picanto e o Suzuki Swift tem/teve configuração com cambio automático...Porém o carro se torna somente para a cidade...

O motor 1.6, tanto o VTEC como o do Swift seriam para serem usados na cidade...Só que o que acontece é que com esses motores você possui um Torque maior...E quem mora na cidade e sobe a serra de Santos sabe que Torque e Potência andam de lado a lado...

O Twingo não é o mais economico de casa por esse motivo...Tem que exigir muito do carrinho, aposto que com um motor desse somando a falta de peso dele, ele vai ser bem mais economico do que é...
Caio Reinhardt a.k.a. PetrolheadFromBR
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por EDISON »

Mas um motor destes em um espaço como o cofre do motor vai exigir uma refrigeração maior tanto para o motor em si como para o habitáculo! vai ter de mudar polias e mangueiras ... também as entradas de ar ... não sei se estou enganado mas já li aqui algo do Crack dizendo que não melhorou a economia, alias diminuiu, melhorou o desempenho!
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por SsioX »

Se vc quiser um aumento de potencia considerável, vai ter que consumir mais, disso não tem como escapar, como vc esta "mexendo" no motor, ele não vai mais ser o motor econômico que vc tinha, se é que me entende.

Para ele economizar mais e ganhar uma potencia extra, o que pode ser feito é mexer em todo o sistema de escapamento, facilitar a entrada de ar no motor, e arrumar imperfeições no cabeçote dele, diminuir peso de peças e do carro em geral, mas não vai ficar com 100 cavalos de potencia consumindo tão pouco assim, não tem como.

O que tem o melhor custo/beneficio para almentar a potencia de um carro é um Turbo com baixa pressão, mas no Twingo esqueça.

Desculpa se falei merda, não sou expert em carros, mas aprende-se isso em fisica. :ugeek:
samuelbarros
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:09
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por samuelbarros »

Bem, não sou bom conhecedor de mecânica também, mas não acho que você falou besteira.

Na verdade, certamente seria impossível aumentar consideravelmente a potencia do motor sem aumentar o consumo.

Mas quando eu disse a respeito do consumo ainda não ficar alto, eu considerei o seguinte: o Twingo já é naturalmente bem mais economico do que diversos modelos, o que penso seria aumentar a potencia sem fazer com que ele se torn beberrão, ou seja, que fique na média de outros carros, sei lá digamos... entre 15km/L e 13Km/L na estrada e 12Km/L a 10Km/L na cidade.

Tem muito carro 1.6 que faz essa média sendo mais pesado do que o TW.

Por exemplo, o motor 1.4 a gasolina do peugot 206 me impressionou esses tempos atrás, um amigo meu disse que faz a média de 17km/L na estrada com o ar ligado e 13Km/L na cidade. Inclusive eu mesmo dei uma volta no carro (ele estava vendendo) e o bichinho anda quase igual a 1.6 8v!!! Isso está bastante próximo de alguns dos nossos aqui do forum mesmo. Se isso é possível em um motor 1.4, acredito que também seria em um 1.2
Evolution-VII
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Mar 2010, 12:28
Cidade: SP
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: Não Tenho
Localização: São Paulo

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por Evolution-VII »

"Por causa de uma mola, perdeu-se o pistão;
Por causa do pistão; perdeu-se o motor
Por causa do motor, perdeu-se a corrida;
Por causa da corrida, perdeu-se todo o campeonato"
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Transformando o D4D 1.0 16v em D4F 1.2 16v

Mensagem por SsioX »

Evolution-VII escreveu:Mais dados sobre o motor, fica mais fácil.

http://img202.imageshack.us/img202/6034/d4d1.jpg
http://img248.imageshack.us/img248/5898/d4d2.jpg
Cara, vc tirou isso de um livro? Gostei...
Responder