Da nele LANTERNA!

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Da nele LANTERNA!

Mensagem por Zé Luiz »

Bom dia Twingueiros, sou novo no forum e muito novo no twingo. Na verdade achei que nunca teria um twingo, pois sempre tive carros mais robustos e todos com up na mecanica. Já tive oficina mecânica, mas já faz uns 8 anos que trabalho com rede e informática.
Pronto, agora vamos lá.....
A umas 2 semanas pegamos um twingo 98/99 preto em parte de um pagamento, tinha criado um bloqueio até andar no bixim. Adorei, visibilidade, espaço, economia entre outras coisas que gostei no twingo.
Gente, só tem uma coisa me irritando que acredito que é problema elétrico no meu cérebro, não consigo acender a lanterna do carro :oops: ...... lanterna povo, lanterna. Já tentei virar a chave de setas para o lado oposto do farol, já tentei empurrar a chave de setas, já tentei puxar a chave de setas..... enfim será que tem alguém com mais neurónios que eu que possa me ajudar :) .
Gente, notei que na chave de setas o desenho da lanterna está junto com o desenho das setas.

Gente, agradeço desde já e garanto que serei atuante no forum na medida das possibilidades minhas e mais na parte de mecânica que é o que eu tenho um certo conhecimento.

Abraços a todos
José Luiz
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por EDISON »

Chave de seta .. pra baixo esquerda ... pra cima direita ... se não funcionar é problema no fusível ...vale!
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Zé Luiz »

Boa tarde Edson,
Edson, sobre as setas estão funfando bem, o meu problema é com a lanterna. Não concigo deixar só elas acesas (lanterna não farol).
Acho que não deixei bem explicado no primeiro post.
Assim, vou tentar explicar o que acentece.... a primeira virada que dou na chave aciona direto o farol baixo com possibilidade de flash do farol alto, se virar mais uma vez ele fica no farol baixo com possibilidade de acionar e manter no farol alto. Só não tem vejo como acionar a lanterna (lâmpadas pingão).

Gente sou meio confuso pra explicar, se não ficou bem explicado podem dizer.

Abraços
José Luiz
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Christian »

Fala Jose Luiz - Quando você vira a alavanca do pisca no sentido anti horario ,no 1º estagio acende as lanternas e o 2º estagio acende os farois. Se as lanternas não acendem , podem estar com as lampadas queimadas.
A propósito , sou de Indaiatuba. O pessoal está programando um passeio com os Twingos em breve.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Zé Luiz »

Bom dia Christian,
Intão, acho que estou com problema na elétrica, pois quando dou a primeira virada na chave de setas no sentido horário ele já acende os faróis e não a lanterna. Acho que é facil de resolver para quem sabe né...rsrsrs.

Que legal saber que tem um pessoal da região atuante no clube, sou apaixonado por carros, sempre estive em feiras e encontros de carros. Mas meu Twingo não está apresentável ainda, ele precisa de reparos de pintura, a lateral direita está precisando pintar, o teto e o capô também, pois está queimado de sol e pra ajudar a lateral esquerda foi mau feita. Não está tão horrivel, mas ta feio. Vou arrumando ele devagarzinho, meu bolso é que vai ditar isso :roll: .

:arrow: Gente, estou muito feliz com ele, vou contar por que....
Na quita-feira cedo o twingo estava na reserva, coloquei R$50,00 de gasolina (22 Litros), andei com ele, fui a shopping Iguatemi a noite, na sexta-feira fui levar minha esposa no trabalho, depois a tarde fui busca-la e fomos ao Campinas Shopping. No sábado fomos pra São Paulo e voltamos no domingo, quando nós chegamos aqui na frete de casa entrou na reserva :shock: :o :) :D . Nem de moto eu gastaria menos rsrsrs.

Gente desculpa fugir do tópico.

Abraços a todos
José Luiz
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Christian »

Zé Luiz - Você sabe que tem uma loja aí em Campinas (ZM Parts) que só vende peças Renault . Fica Av. Fco de paula Souza 330 perto do Extra abolição tel: 3271 5658
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Zé Luiz »

Sei sim Cristian, o Junior dono da loja é conhecido meu. Estive falando com ele semana passada sobre uma caixa de direção do Twingo.
Mas quando eu tabalhei na área da mecânica ele sempre quebrou meu galho arrumando peças de Renault.
Se vocês precisaram de algo, peças ou mesmo que eu busque ou encomende algo com o Junior ou mesmo nos desmanches (lojas de peças usadas) que tem aqui em Campinas, estarei a disposição.
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por schneider80 »

Ae Zé Luiz!

Bem vindo!!

Cara, como falaram aí, o primeiro estágio (primeira virada) da chave seta liga as lanternas. O farol só liga no segundo estágio (segunda virada).
Se tá ligando direto o farol, provavelmente tá ligado direto o primeiro estágio da chave seta no farol. Aliás, tu chegou a ver se estão instaladas as lâmpadas das lanternas (pingão)?
Talvez tenha estragado o soquete (por exemplo) e o antigo dono mandou ligar direto o farol por ser mais barato q consertar... vai saber... só olhando.
Zé Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 17:13
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por Zé Luiz »

Bom dia Schneider,

Obrigado pela recepção.

Eu fiz um teste nos fios lá na frente, coloquei um 12v direto nos fios, as lâmpadas estão funcionando com os soquetes.
Tem algum gato no nos fios, mas eu acho que é perto do volante, ou na caixa de fusível.
Como intendo pouco de elétrica e antes d'eu tocar fogo em tudo, vou levar na auto-elétrica que é mais seguro.
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Da nele LANTERNA!

Mensagem por schneider80 »

ahh, blz então!!
concordo contigo, tem gambiarra na elétrica aí...
Faz bem em levar em um auto-elétrico... só fica esperto pro cara não fazer mais gambiarra!!
Responder