Ventoinha do Radiador - Gira ou não gira?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Ventoinha do Radiador - Gira ou não gira?

Mensagem por krafty »

Prezados,
Twingo 95. Motor 1.2.

Hoje tive que trocar de bateria.
O cara trocou a bateria e depois eu conferi o funcionamento do alternador, e tudo foi OK.

Logo depois de ligar o carro, percebi que a ventoinha do radiador não estava girando.

Na verdade eu fiquei em dúvida se ela gira imediatamente após a partida do motor, ou se ela espera uma certa temperatura para girar. Esta ventoinha é grande, em torno de 12 polegadas. E não estava girando.

Já viajei várias vezes com esse carro, esse ano, e quando desliguei nenhuma vez percebi a ventoinha fazer barulho na chegada -- aquele comportamento de o carro parar e a ventoinha fazer "fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...." por uns 3 minutos...

Passei quase todos os carrões novos na estrada.
A questão que se coloca é... ela gira ou não gira? Como posso verificar se ela está funcionando?

Corri tanto esse ano com meu Twinguinho e nada aconteceu. Se essa ventoinha "parasse" de girar, tecnicamente teria que ter estalos com a dilatação do aço do bloco do motor pela alta temperatura? E isso nunca aconteceu?

Qualquer ajuda eu agradeço muito.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventoinha do Radiador - Gira ou não gira?

Mensagem por Christian »

Bom dia . A ventoinha costuma funcionar depois que a agua atinge 90º . Para testar , deixe o motor ligado até a ventoinha ligar . Se voce perceber que está demorando muito e o motor aquecendo em demasia, procure um mecanico
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder