Morrendo intermitente, só quando quente

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
zazula
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Abr 2018, 19:28
Cidade: Camboriu
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001

Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por zazula »

Boa noite amigos twingueiros!
Acabo de entrar para o mundo dos donos de twingos há 1 mês.

Na procura de um carrinho bom bonito e barato, e após muitas pesquisas, adquiri um twingo.
Ele é ano 2001 1.0 8v, até ai tudo bem, foi só alegria, até começar a dar um problema, que peço ajuda dos amigos mais experientes para solucionar, já passou por várias oficinas e ninguém descobre.

O problema: ligo ele de manhã e saio andando de boa, está dando umas falhadas quando anda mais de vagar, mas em maiores velocidades vai embora. Após um certo tempo, isto é, quando o motor já está quente, quando paro em um sinal, ou cruzamento, ele morre... vai perdendo aceleração até morrer. Ao bato na partida várias vezes, e ai liga de novo e vai mais um pouco até morrer novamente (isso varia entre 2 e 5 minutos) até morrer de novo, ai ligo e assim vai indo...

No outro dia de manhã está tudo normal, até esquentar e começa o pesadelo novamente.

Troquei vela, cabo, sensor de rotação... e acabo de testar e continua morrendo após um período de uso e dai depois que morre a primeira vez, fica morrendo a cada passo.

Será que pode ser a central ou alguém poderia me ajudar? já passou por várias oficinas e não indica erro no scanner.

Muito obrigado galera...
MANTEGA
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Dez 2017, 22:24
Cidade: Sao Mateus
Estado: Espírito Santo
Ano do Twingo: 1998

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por MANTEGA »

não sei se o motor 1.0 possui, mais tenta verificar o sensor de marcha lenta.
rjcpaiva
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2014, 08:32
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Ano do Twingo: 2002

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por rjcpaiva »

zazula escreveu:Boa noite amigos twingueiros!
Acabo de entrar para o mundo dos donos de twingos há 1 mês.

Na procura de um carrinho bom bonito e barato, e após muitas pesquisas, adquiri um twingo.
Ele é ano 2001 1.0 8v, até ai tudo bem, foi só alegria, até começar a dar um problema, que peço ajuda dos amigos mais experientes para solucionar, já passou por várias oficinas e ninguém descobre.

O problema: ligo ele de manhã e saio andando de boa, está dando umas falhadas quando anda mais de vagar, mas em maiores velocidades vai embora. Após um certo tempo, isto é, quando o motor já está quente, quando paro em um sinal, ou cruzamento, ele morre... vai perdendo aceleração até morrer. Ao bato na partida várias vezes, e ai liga de novo e vai mais um pouco até morrer novamente (isso varia entre 2 e 5 minutos) até morrer de novo, ai ligo e assim vai indo...

No outro dia de manhã está tudo normal, até esquentar e começa o pesadelo novamente.

Troquei vela, cabo, sensor de rotação... e acabo de testar e continua morrendo após um período de uso e dai depois que morre a primeira vez, fica morrendo a cada passo.

Será que pode ser a central ou alguém poderia me ajudar? já passou por várias oficinas e não indica erro no scanner.

Muito obrigado galera...
chevi77
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 30
Registrado em: 25 Jul 2018, 21:39
Cidade: Floripa
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: prata
Localização: floripa

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por chevi77 »

Verifica a sonda lambda

veja como aqui https://www.youtube.com/watch?v=ftwdV-IwLW8
twingo 2000/2001 1.0 8v D7D
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por mad_b »

Pode ser o regulador de pressão.
É uma peça barata que tem esses sintomas todos.
sonda lambda nao faz o carro morrer, em geral. Só diminui o desempenho e aumenta o consumo.
Pra falhar de repente assim é
-problema de ignição (vela cabo bobina - quando quentes falha mais fácil) - bobina encontra Magnetti Marelli NOVA mais barato do que pedem nos desmanches por uma com 2 décadas de uso,
-atuador da lenta - o treco depois de anos vai empapando de borra de óleo e sujeira a ponto de obstruir. Dá pra remover e limpar, e se estiver gasto acha facil e barato pra trocar.
-regulador de pressão do combustivel
-bomba de combustivel
-entrada de ar falso (aí entra todo mundo ligado na T.B., desde o proprio regulador de pressão - se furar diafragma ele aspira gasolina onde nao deve - até a eletrovalvula do canister, sensor MAP, cano do respiro do óleo, etc.
Estes são os principais
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
chevi77
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 30
Registrado em: 25 Jul 2018, 21:39
Cidade: Floripa
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: prata
Localização: floripa

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por chevi77 »

meu estava assim, limpa contato em todos soquetes, até aquele ao lado da caixa de fusíveis
twingo 2000/2001 1.0 8v D7D
Avatar do usuário
pauloprado26
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2015, 23:53
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1994
Motorização: 1.2 8V
Cor: CINZA

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por pauloprado26 »

tive um problema parecido, era mau contato da tomada do modulo, verifica se esta bem encaixado e se não tem sinal de oxidação nos contatos.. não custa olhar
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por mad_b »

Após pesquisar mais descobri que além de todas causas possíveis que postei antes, a sonda lambda também pode causar estes problemas no twingo - eu já tive um tipo com a sonda "podre" e apenas amarrava um pouco o motor - então decidi medir a tensão do sinal. Ví videos do youtube mostrando uma sonda em operação e, tal como eu imaginava, o sinal fica oscilando BASTANTE entre 0,1 e 0,8 volts tipo não para quieto num valor.

No meu carro, ao ligar a sonda está estável em 0,4 V; daí vai aos poucos conforme esquenta, indo em lenta para 0,2~0,3V. Ao acelerar ela varia pra até 0,8 V, mas nada parecido com aquela oscilação que vi nos vídeos.

Será que ela está meia-boca, ou no twingo se comporta um pouco diferente?
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Morrendo intermitente, só quando quente

Mensagem por mad_b »

chevi77 escreveu:Verifica a sonda lambda

veja como aqui https://www.youtube.com/watch?v=ftwdV-IwLW8
Bom, acho que minha pergunta anterior se responde pelo video acima... Vou ter que trocar a bichinha ...
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder