Twingo 98 - Amarelinho.
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Twingo 98 - Amarelinho.
E vamos lá.
Após meses de pesquisa, leitura, olhando anúncios compramos um Twingo 98 1.2 para rodar na cidade. Quase compramos um no ano passado, mas resolvemos recomprar um Peugeot 206 1.4 2007. Se arrependimento matasse...
Mas enfim, foi para poder valorizar o pequeno notável, carinhosamente apelidado de amarelinho pela filha. Após comprar, já evidenciamos vários defeitos, carro velho, faz parte:
Problemas
- Suspensão com vários barulhos, carro instável.
- Velocímetro ora funciona, ora não.
- Ar quente não esquenta.
- Dos 3 botões da regulagem de ar apenas o de ligar e regular a velocidade do ventilador funciona, o do ar - frio/quente está quebrado, o do direcionamento está emperrado.
- Rádio funciona apenas um auto falante.
- Banco traseiro não desliza.
E assim vamos tentar resolver. Comecei pelo último item, consegui destravar o banco dianteiro que estava todo para frente e coloquei todo para trás, para abrir mais espaço dentro, por causa da cadeirinha da pequena que é enorme.
Os outros itens, vários dependem de achar e comprar as peças. Para a suspensão já sabia que os amortecedores e molas estavam ruins, o carro está mole e pendido para o lado esquerdo, sinal de carro que era usado apenas com motorista e molas provavelmente originais. Procurei e acabei comprando usadas as seguintes peças:
- Amortecedores dianteiros
- Molas dianteiras
- Batentes dos amortecedores
- Sensor de velocidade.
Os amortecedores vieram montados, com mola e batente. Encomendei, peguei em uma semana depois na Loja Só Francês. Demorou mais algumas semanas para levar no mecânico. Nesse interín tive um susto com a luz da água acendendo. Levei o amarelinho na maciota e consegui chegar em casa, esperei esfriar e vi que estava faltando água, completando com 2L. No dia seguinte de manhã, olhei de volta e foi mais uns 700ml.
A partir deste dia, acabei checando a água todo dia e sempre completava de .7 a 1.2L de água. Umas duas semanas assim e consegui encostar numa 2a e peguei na 4a da outra semana, quase 10 dias. Demora foi para achar as peças:
- Buchas da balanças
- Um pivô.
- Um terminal de direção.
Só achei em São Paulo. Comprei mas até chegar as peças e montarem, ficou estaleirado por 10 dias. Notícia boa que todas as peças vieram certas e são de boa qualidade. A ruim é o que não achou vazamento de água, pediu para verificar o nivel e se não há água no óleo. Ele trocou oleo e filtro e não tinha indício, mas tem a desconfiança que ele possa estar consumindo água pelo cabeçote. E o velocímetro continua falhando, mesmo com sensor trocado.
Para testar se o a água continuava baixando, peguei o carro na 4a e não ia cheecar a água para ver quantos dias ia até alertar novamente, o que ocorreu na 6a de manhã. Como preventivamente mantenho uma garrafa de água no carro, deixei o motor ligado, abri a tampa do reservatório com cuidado esperando sair a pressão e completei a água. Detalhe: estava chovendo torrencialmente!
E o velocímetro, continua ora funciona, ora não. Geralmente funciona quando liga e fica assim durante cerca de 10kms.
Até aqui alguns problemas solucionados, outros continuam e surgiu um novo:
Problemas
*Solucionados
- Suspensão com vários barulhos, carro instável.
- Banco traseiro emperrado, não desliza.
#Pesquisando solução
- Velocímetro ora funciona, ora não.
- Ar quente não esquenta.
- Dos 3 botões da regulagem de ar apenas o de ligar e regular a velocidade do ventilador funciona, o do ar frio/quente está quebrado, o do direcionamento está emperrado.
- Rádio funciona apenas um auto falante.
- Estalo no pedal de embreagem.
Como sempre, vou atacar o último primeiro... kkkkk
Mas explico, este pode me deixar na rua a qualquer momento. Conversei com o meca, que já encontrou a peça: R$ 90,00. Segunda devo encostar, vamos ver.
Por enquanto é isso pessoal.
Abs!
Após meses de pesquisa, leitura, olhando anúncios compramos um Twingo 98 1.2 para rodar na cidade. Quase compramos um no ano passado, mas resolvemos recomprar um Peugeot 206 1.4 2007. Se arrependimento matasse...
Mas enfim, foi para poder valorizar o pequeno notável, carinhosamente apelidado de amarelinho pela filha. Após comprar, já evidenciamos vários defeitos, carro velho, faz parte:
Problemas
- Suspensão com vários barulhos, carro instável.
- Velocímetro ora funciona, ora não.
- Ar quente não esquenta.
- Dos 3 botões da regulagem de ar apenas o de ligar e regular a velocidade do ventilador funciona, o do ar - frio/quente está quebrado, o do direcionamento está emperrado.
- Rádio funciona apenas um auto falante.
- Banco traseiro não desliza.
E assim vamos tentar resolver. Comecei pelo último item, consegui destravar o banco dianteiro que estava todo para frente e coloquei todo para trás, para abrir mais espaço dentro, por causa da cadeirinha da pequena que é enorme.
Os outros itens, vários dependem de achar e comprar as peças. Para a suspensão já sabia que os amortecedores e molas estavam ruins, o carro está mole e pendido para o lado esquerdo, sinal de carro que era usado apenas com motorista e molas provavelmente originais. Procurei e acabei comprando usadas as seguintes peças:
- Amortecedores dianteiros
- Molas dianteiras
- Batentes dos amortecedores
- Sensor de velocidade.
Os amortecedores vieram montados, com mola e batente. Encomendei, peguei em uma semana depois na Loja Só Francês. Demorou mais algumas semanas para levar no mecânico. Nesse interín tive um susto com a luz da água acendendo. Levei o amarelinho na maciota e consegui chegar em casa, esperei esfriar e vi que estava faltando água, completando com 2L. No dia seguinte de manhã, olhei de volta e foi mais uns 700ml.
A partir deste dia, acabei checando a água todo dia e sempre completava de .7 a 1.2L de água. Umas duas semanas assim e consegui encostar numa 2a e peguei na 4a da outra semana, quase 10 dias. Demora foi para achar as peças:
- Buchas da balanças
- Um pivô.
- Um terminal de direção.
Só achei em São Paulo. Comprei mas até chegar as peças e montarem, ficou estaleirado por 10 dias. Notícia boa que todas as peças vieram certas e são de boa qualidade. A ruim é o que não achou vazamento de água, pediu para verificar o nivel e se não há água no óleo. Ele trocou oleo e filtro e não tinha indício, mas tem a desconfiança que ele possa estar consumindo água pelo cabeçote. E o velocímetro continua falhando, mesmo com sensor trocado.
Para testar se o a água continuava baixando, peguei o carro na 4a e não ia cheecar a água para ver quantos dias ia até alertar novamente, o que ocorreu na 6a de manhã. Como preventivamente mantenho uma garrafa de água no carro, deixei o motor ligado, abri a tampa do reservatório com cuidado esperando sair a pressão e completei a água. Detalhe: estava chovendo torrencialmente!
E o velocímetro, continua ora funciona, ora não. Geralmente funciona quando liga e fica assim durante cerca de 10kms.
Até aqui alguns problemas solucionados, outros continuam e surgiu um novo:
Problemas
*Solucionados
- Suspensão com vários barulhos, carro instável.
- Banco traseiro emperrado, não desliza.
#Pesquisando solução
- Velocímetro ora funciona, ora não.
- Ar quente não esquenta.
- Dos 3 botões da regulagem de ar apenas o de ligar e regular a velocidade do ventilador funciona, o do ar frio/quente está quebrado, o do direcionamento está emperrado.
- Rádio funciona apenas um auto falante.
- Estalo no pedal de embreagem.
Como sempre, vou atacar o último primeiro... kkkkk
Mas explico, este pode me deixar na rua a qualquer momento. Conversei com o meca, que já encontrou a peça: R$ 90,00. Segunda devo encostar, vamos ver.
Por enquanto é isso pessoal.
Abs!
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
E as fotos? Queremos ibagens! hahaha
Bem vindo de novo, estranho essa questão do velocimetro, geralmente com o sensor resolve, logo quando ia trocar o meu um mecânico disse que as vezes estraga acho que a engrenagem que esse sensor lê, algo assim, mas na época não dei muita atenção pq tinha certeza que o meu era só trocar o sensor, pode ser que seja seu caso esse!
Bem vindo de novo, estranho essa questão do velocimetro, geralmente com o sensor resolve, logo quando ia trocar o meu um mecânico disse que as vezes estraga acho que a engrenagem que esse sensor lê, algo assim, mas na época não dei muita atenção pq tinha certeza que o meu era só trocar o sensor, pode ser que seja seu caso esse!
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Pois é, to devendo as fotos do Amarelinho. Até ia tirar ontem, mas estava muito sujo. Vou mandar lavar e tiro umas fotos.ThiagoTSi escreveu:E as fotos? Queremos ibagens! hahaha
Bem vindo de novo, estranho essa questão do velocimetro, geralmente com o sensor resolve, logo quando ia trocar o meu um mecânico disse que as vezes estraga acho que a engrenagem que esse sensor lê, algo assim, mas na época não dei muita atenção pq tinha certeza que o meu era só trocar o sensor, pode ser que seja seu caso esse!
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Trocando os puxadores
E domingo foi o dia de trocar os puxadores internos.
Ambos estavam quebrados, um com pedaço faltando e outro rachado. Dá para ver a diferença na cor e na qualidade do plástico. Puxadores novos instalados. Comprei ambos na Renotech, vieram bem embalados e as peças aparentam ser de um plástico menos acabado que os que estavam instalados, além de outra cor, mas se durarem é o que importa.
Ambos estavam quebrados, um com pedaço faltando e outro rachado. Dá para ver a diferença na cor e na qualidade do plástico. Puxadores novos instalados. Comprei ambos na Renotech, vieram bem embalados e as peças aparentam ser de um plástico menos acabado que os que estavam instalados, além de outra cor, mas se durarem é o que importa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Bem vindo!!
Sobre o painel...talvez o tópico que criei possa te ajudar. Não sei se o problema é o mesmo.
Sugiro o seguinte.
Tira ele (São 03 parafusos torx 10 - super fácil) retira o conector e verifica o estado dos fios, se não tem nenhum partido. Aproveita e joga um limpa contato...esse negócio faz milagres no Twingo...junta muito pó ali!
No mais...queremos imagens! ..rs
Sobre o painel...talvez o tópico que criei possa te ajudar. Não sei se o problema é o mesmo.
Sugiro o seguinte.
Tira ele (São 03 parafusos torx 10 - super fácil) retira o conector e verifica o estado dos fios, se não tem nenhum partido. Aproveita e joga um limpa contato...esse negócio faz milagres no Twingo...junta muito pó ali!
No mais...queremos imagens! ..rs
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Obrigado pela recepção!ValdemirFreitass escreveu:Bem vindo!!
Sobre o painel...talvez o tópico que criei possa te ajudar. Não sei se o problema é o mesmo.
Sugiro o seguinte.
Tira ele (São 03 parafusos torx 10 - super fácil) retira o conector e verifica o estado dos fios, se não tem nenhum partido. Aproveita e joga um limpa contato...esse negócio faz milagres no Twingo...junta muito pó ali!
No mais...queremos imagens! ..rs
Desculpe ValdemirFreitass mas eu não entendi, tirar o que? O mostrador digital no painel?
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Twingo 98 - Amarelinho.
Seja bem vindo! Mas fiquei na duvida: amarelinho ou dourado?
-
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Isso, tirar o painel digital propriamente dito.DigaumFBG escreveu:Obrigado pela recepção!ValdemirFreitass escreveu:Bem vindo!!
Sobre o painel...talvez o tópico que criei possa te ajudar. Não sei se o problema é o mesmo.
Sugiro o seguinte.
Tira ele (São 03 parafusos torx 10 - super fácil) retira o conector e verifica o estado dos fios, se não tem nenhum partido. Aproveita e joga um limpa contato...esse negócio faz milagres no Twingo...junta muito pó ali!
No mais...queremos imagens! ..rs
Desculpe ValdemirFreitass mas eu não entendi, tirar o que? O mostrador digital no painel?
São ao todo 06 parafusos.
03 da capa (essa peça que fica no painel do carro...onde o painel digital vai encaixado.
03 que seguram o painel digital.
É moleza.
Fica um parafuso em cada lado do carro e outro no meio.
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Pois é. No documento está amarelo, e minha filha o apelidou de "amarelinho" mesmo a cor sendo dourada para mim... kkkkkkEDISON escreveu:Seja bem vindo! Mas fiquei na duvida: amarelinho ou dourado?
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Re: Twingo 98 - Amarelinho.
Uuuumm... Vou tentar. Preciso comprar um jogo de chaves torx.ValdemirFreitass escreveu:Isso, tirar o painel digital propriamente dito.
São ao todo 06 parafusos.
03 da capa (essa peça que fica no painel do carro...onde o painel digital vai encaixado.
03 que seguram o painel digital.
É moleza.
Fica um parafuso em cada lado do carro e outro no meio.
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