Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Mensagem por MadFrog »

Bom dia amigos twingueiros, gostaria muito de ajuda em duas dúvidas sobre meu twingo 2001/2002.

Uma sobre motor (por isso postei aqui) e outra sobre suspensão que aproveito pra perguntar também.

1) Como se faz pra trocar o filtro de ar do motor nesse 1.0 16v? Procurei de toda forma como abrir a caixa de ar onde o filtro está instalado e parece "blindada". Ou seja, sequer consegui examinar o estado do filtro...

2) Um dia ao visitar uma oficina vi um Twingo 1.0 16v mais novo que o meu (era 2002/2002) e reparei que a suspensão dianteira tem uma barra estabilizadora ligando as duas torres da suspensão (os 2 amoetecedores dianteiros têm um encaixe que vão articulações ligadas pela tal barra). Sabem dizer se isso melhora a dinâmica do carro de forma que valha a pena instalar no meu twingo? Provavelmente foi uma melhoria final no carro, confere?

Agradeço qq ajuda. Valeu!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Mensagem por Christian »

Vá a uma troca de oleo , que eles te explicam como trocar o filtro de ar.

Quanto a suspensão, a do 16 V , é diferente sim. Os amortecedores são diferentes . Detalhe : custma o dobro do de 8V . Não aconselho a troca .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Mensagem por MadFrog »

Ola Christian, obrigado pela resposta. O meu também é 1.0 16v, só que 2001/2002.

Eu vi que os últimos 1.0 16v 2002 têm a suspensão dianteira com essa barra ligando as torres. Deve encarecer sim, mas queria saber se vale o custo x benefício.

Pois é. O filtro de ar é a primeira vez que não encontro como acessá-lo em um carro...

Valeu!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Mensagem por Christian »

O 2002 16 V initiale tem a suspensão diferente . Ele tem a barra estabilizadora com 2 bieletas. Não faz muita diferença, a não ser por ser mais caros os amortecedores
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Twingo 1.0 16v: Dúvidas filtro de ar e suspensão

Mensagem por MadFrog »

Valeu cara!

O lance da caixa de ar do filtro de ar do motor 1.0 16v eu descobri com meu mecânico: moleza, é só desaparafusar os dois parafusos superiores da caixa, soltar a mangueira de captação que vai até o lado do farol e metade da caixa abre dando acesso ao filtro de ar.

Apos substituir é observar o encaixe , aparafusar novamente os 2 parafusos. Tranquilo.

Foi bom pq o filtro estava imundo. Aproveitei e botei um K&N inbox e o carro ficou outro. Excelente.

Como amo esse carrinho :)
Responder