amortecedor e molas do twingo

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
DiegoGomes
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Fev 2015, 14:35
Cidade: Valparaiso de Goias
Estado: Goiás
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

amortecedor e molas do twingo

Mensagem por DiegoGomes »

Boa tarde amigos Twingueiros.

Estou arrumando meu Twingo aos poucos pois a grana ta curta mas o Twingão merece. Comecei pela suspensão dianteira trocando amortecedores, molas, kit amortecedor, enfim tudo nesse sentido. A suspensão do meu Twingo estava muito ruim com os amortecedores e molas sem ação e tudo solto (literalmente), pois o antigo dono tinha feito uma gambiarra com a porca de fixação superior do amortecedor. Comprei todas as peças na rrparts e fiz a substituição (eu mesmo). O resultado foi bom, ficou bem melhor do que estava, mas não de acordo com minha expectativa. O carro ficou bem alto (pois antes estava pior que carro rebaixado), e bem firme, mas achei que está absorvendo muito mal as irregularidades da pista, principalmente se a rua estiver muito ruim ( o que é o caso de onde moro). Quando fiz o teste percebi que o carro bate muito seco as vezes como se não amortecesse nada. Também achei que o carro ficou bastante duro. não amortece como os carros que já andei (uno, palio, Monza) não que eu queira que seja igual mas achei que o Twingo ficaria mais macio.
Bom antes que os amigos me questionem se não fiz nada errado na montagem por falta de experiência, gostaria de avisar que ja mexi em vários carros que ja tive, não tenho uma oficina mas tenho horas de trabalho suficiente para me considerar um entusiasta (kkkkk). A suspensão do twingo é bem simples (achei simples até demais) o que não traz grandes problemas na montagem. E ainda por cima usei as peças velhas do twingo ( que ainda eram originais) como gabarito para não incorrer em erro, e usei também um manual de montagem monroe que algum amigo postou aqui a algum tempo atrás. Então erro na montagem eu tenho certeza que não foi.
outra duvida que fiquei é que achei a porca de fixação superior do amortecedor muito simplesinha para segurar todo o conjunto. a ponta da haste do amortecedor depois de dar o aperto ficou só um pouquinho passando pela porca (vide fotos) e somente 2 fios de rosca passaram da parte autotravante da porca e ainda tive a impressão que depois de alguns kms rodados ao revisar a porca novamente ela deu uma afroxada. fiquei meio preocupado. Alguem pode comentar sobre isso?

é bom esclarece que só troquei essa parte de amortecedor e molas mesmo, não troquei outras peças como pivôs, balanças nem nada disso, mas dei uma revisada e percebi que não há folgas aparentes.

outra coisa alguém saberia me dizer o nome dessa peça marcada em vermelho na foto e onde consigo compra-la, pois ela é uma espécie de arruela que vai abaixo da porca que fixa o suporte da mola e as do meu carro estão bem tortas já. tive que usar as mesmas pois não vieram no kit amortecedor e não achei para comprar.

Peço a ajuda de vocês pois já peguei o Twingo meio ruim das pernas na época e o danado ainda aguentou tranquilo 1 ano, mas agora chegou a hora e dar um talento nele e comecei com uma pulga atrás da orelha.

Agradeço desde já a ajuda de todos e todo conselho, critica e correção são bem vindos.

Obrigado amigos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DiegoGomes
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Fev 2015, 14:35
Cidade: Valparaiso de Goias
Estado: Goiás
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: amortecedor e molas do twingo

Mensagem por DiegoGomes »

Foto sobre a peça que perguntei. obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
ValdemirFreitass
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 51
Registrado em: 28 Dez 2015, 11:00
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.0 8V
Cor: Verde Mentos
Localização: São Paulo - SP

Re: amortecedor e molas do twingo

Mensagem por ValdemirFreitass »

Cara,
Parabéns pela reforma viu! Estou no mesmo processo com o meu verdinho.

Saiu muito caro os amortecedores dianteiros? Tô achando que os meus estão pedindo aposentadoria. O carro ta pulando feito cabrito novo.

Quanto a dúvida, vou deixar para os mais experientes responderem. Essa eu fico devendo.
DiegoGomes
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Fev 2015, 14:35
Cidade: Valparaiso de Goias
Estado: Goiás
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: amortecedor e molas do twingo

Mensagem por DiegoGomes »

Boa noite a todos.

Obrigado ValdemirFreitass.

só os amortecedores custaram 466,00 na rrparts fora o frete no meu caso. Todas as peças que comprei saíram por cerca de 700,00 sem o frete. Acho que o preço tá em conta levando em consideração o dólar e a crise.

Bom no meu caso os amortecedores já tinha ido a óbito mesmo kkkkkkk. estava muito ruim e eu estava com medo do carro cair a torre do amortecedor na rodovia. melhorou muito depois da troca mas como coloquei no inicio do tópico fiquei com alguma impressões duvidosas.

Agradeço pela resposta e assim como você vou deixar para os professores responderem.

Obrigado.
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: amortecedor e molas do twingo

Mensagem por EDISON »

Oi Diego! A peça em vermelho é uma arruela responsavel pela fixação do conjunto. :geek:
DiegoGomes
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Fev 2015, 14:35
Cidade: Valparaiso de Goias
Estado: Goiás
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: amortecedor e molas do twingo

Mensagem por DiegoGomes »

Boa tarde a todos os twingueiros.

obrigado pela resposta Edison.

Você saberia o nome da peça para pedir na auto peças?
Estou tendo problemas para achar essa peça e as minhas estão quebradas.
já procurei em vários lugares e não achei. inclusive concessionaria.
se alguém puder me ajudar eu agradeço pois estou precisando muito desta peça.
Infelizmente aqui onde moro não se acha twingo nem em desmanche.
Agradeço a todos.

Obrigado Edison meu amigo.
Abraço.
Responder