Ar parou

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
CrisTW98
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Dez 2015, 18:11
Cidade: Esteio
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998

Ar parou

Mensagem por CrisTW98 »

Olá, antes de ir procurar um profissional peço a ajuda de vocês, como sou mulher e não entendo muito bem fico com o pé atrás. O ar condicionado do meu querido TW 98 que sempre funcionou super bem simplesmente parou. Se possível quero algumas dicas do que aconteceu, me disseram que podia ser a correia mas não sei onde ela fica, tbm me disseram que pode ser fusível mas olhei e ele está perfeito.....e agora.....
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ar parou

Mensagem por Christian »

Cris -
Foi o ar condicionado que não está gelando ou é o ventilador que não funciona ?
Caso tenha parado de gelar, leve a uma oficina especializada. O ar parou de gelar de repente ? Neste caso pode ter ocorrido algum vazamento.
Caso tenha sido apenas o ventilador, verifique o fusível , pode ser que tenha queimado. Muitas vezes , o ventilador não funciona nas 3 primeiras velocidades e aí no caso é a resistencia (foto) que pode ter queimado. Neste caso leve a um auto eletrico.
Note que o Twingo não tem filtro de ar para o ar condicionado e o evaporarizador pode estar neste estado (foto). para acessar esta peça, é necessário tirar o painel do carro (foto)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
bibitodeschini
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Fev 2014, 12:57
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2001

Re: Ar parou

Mensagem por bibitodeschini »

Christian escreveu:Cris -
Foi o ar condicionado que não está gelando ou é o ventilador que não funciona ?
Caso tenha parado de gelar, leve a uma oficina especializada. O ar parou de gelar de repente ? Neste caso pode ter ocorrido algum vazamento.
Caso tenha sido apenas o ventilador, verifique o fusível , pode ser que tenha queimado. Muitas vezes , o ventilador não funciona nas 3 primeiras velocidades e aí no caso é a resistencia (foto) que pode ter queimado. Neste caso leve a um auto eletrico.
Note que o Twingo não tem filtro de ar para o ar condicionado e o evaporarizador pode estar neste estado (foto). para acessar esta peça, é necessário tirar o painel do carro (foto)
Oi Christian.
Meu Twingo é 2001 e o ar dele também parou. Quando aciono o botão, percebo que ele liga, mas não sai vento.. Já troquei dois fusíveis (aqueles com um ventilador desenhado), mas verifiquei a legenda deles no manual e nenhum deles era do ar condicionado. Sabes me informar qual eu deveria trocar pra testar? Segue a imagem dos fusíveis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ar parou

Mensagem por Christian »

Motoventilador de ar quente . Mas se nenhuma das velocidades não funciona, pode ser que o motor do ventilador esteja queimado .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
ferft
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2017, 00:01
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ar parou

Mensagem por ferft »

É, peguei meu TW há 1 mês, e o ventilador nem liga, se aperta o botão do ar, ele acende.
Troquei o fusível e nada...vou ver se encontro algum auto elétrico que conheça de TW.
Avatar do usuário
LuizCarlloz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 09 Dez 2014, 21:19
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Localização: Diadema - SP

Re: Ar parou

Mensagem por LuizCarlloz »

ferft escreveu:É, peguei meu TW há 1 mês, e o ventilador nem liga, se aperta o botão do ar, ele acende.
Troquei o fusível e nada...vou ver se encontro algum auto elétrico que conheça de TW.
Se o seu twingo for 2001, igual ao nosso, ja que trocou os fusíveis e não deu sinal de vida, poderia tirar o motor e testar direto na bateria, não é necessário desmontar o painel pois ele sai por baixo. O meu não funcionava e quando desmontei percebi que era um parafuso, que não se de onde veio, que estava dando curto e impedindo o funcionamento.
ferft
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jan 2017, 00:01
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ar parou

Mensagem por ferft »

Luiz Carlloz,

O meu é 99, mas o modelo igual ao 2001/2002, o parafuso que vc diz vai no painel ou na parede de fundo do carro?

Obrigado.

Fernando
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ar parou

Mensagem por mad_b »

Se for como do meu antigo tw 98, o ventilador é parafusado debaixo pra cima por baixo do painel, ali perto da porta do passageiro. Uma vez solto este parafuso, gira-se o conjunto ventilador+motor (anti horário ou horário, ele vai então desencaixar-se da sede em que se encontra. Com cuidado, se ainda não desencaixou o conector elétrico, pode-se acionar e ver se chega energia ali com um multímetro se desconectado, ou mesmo ver se o motor gira, geme ou faz fumaça :D. POde-se aproveitar e dar uma faxina no motor, e talvez checar o estado dos mancais - onde o eixo se apóia para girar. Quando o fiz pus uma gota de óleo de motor após a limpeza. O ideal seria levar o motor para uma loja que conserte motores elétricos em geral pra ver se rola trocar por mancais novos. Senão vai sempre ficar aquele barulho 'rrrrrrr' tipo roda de bicicleta com tampa de margarina nos raios.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Richard Schwaber
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Nov 2009, 16:47
Cidade: SBC
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata

Re: Ar parou

Mensagem por Richard Schwaber »

Pessoal,

Alguém tem fotos do motor de ventilação e do supõe-te plásticos dele ?

Eu desmontei tudo para reparar o motor, depois de 3 meses eu consegui arrume o motor e agora não acho o suporte dele...

Obrigado

Richard
At.

R.Schwabe
19 9411-0731
Responder