Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por krafty »

Colegas,

Sou um recente dono de um Twinguinho 1994/1995.
O carro está excelente, mas estou tendo algumas dificuldades em interpretar como acionar dispositivos.
O manual do carro parece ser feito por um frânces que traduziu tudo para português de portugal... está uma loucura de entender... :roll: :roll: :roll:

Vi no modelo no manual a luz do teto, de leitura, que fica acima do para-brisa, ela tem dois botões. Mas neste modelo que comprei, não vem botão algum! Ela é aquela coisa redondinha, branca. Ela só acende quando as portas são abertas! Isso é assim mesmo? Modelinho bem econômico? Sem ativação interna?

Outra coisa que notei é que existe apenas 1 indicador de ré (luz) do lado direito traseiro.
O lado esquerdo não possui luz de ré. Isto é característica do carro mesmo, pela economia?
Por mim tudo bem, contanto que não haja problemas com a lei. Ou há problemas com a lei?

O farol de "posição" é bem fraco também, e branco. Não sei se isto é o normal deste carro.
Somente o farol "alto" é que acende no painel. O farol normal não acende.

O painel digital está sem os botões que regulam o relógio. Ali pelo visto é necessário trocar o painel inteiro, correto? Pois não vi maneira alguma de acertar o relógio. (Nem com o truque do palito, pois o furo não dá em nenhum botão interno).

Já agradeço os comentários, e possíveis ajudas para contornar esses probleminhas.

Abraço

Krafty
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por Christian »

Boa tarde - bem vindo ao clube .
1) A luz interna acende no próprio oval branco . ele tem 3 posições. Obs: Não tire o conjunto do lugar porque provavelmente esteja ressecado e quebra ao tirá-lo.
2) Luz de ré , apenas 1 . A do outro lado é uma luz para neblina . Voce acende no painel no lado esquerdo do volante . Um dos interruptores é para o desembaçador traseiro e o outro é para esta lanterna que se acende quando voce acende a lanterna normal.
3) Luz espia dos farois , acende o alto e o baixo .
4) A unica maneira de acertar o relogio é com uma caneta ou objeto pontudo do lado direito do mostrador. Se não tem, infelizmente não tem jeito.

Aproveite e venha dar um passeio neste domingo dia 27 e participar de nosso encontro mensal .
Local: Av. São Gualter alt nº 900 Alto de Pinheiros (ao lado do Posto Shell) Este local é perto da ponte da cidade Universitaria na Marginal Pinheiros . É perto da saida da Castelo Branco . Venha que troacaremos informações . O pessoal é muito bacana
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por krafty »

1) A luz interna acende no próprio oval branco . ele tem 3 posições. Obs: Não tire o conjunto do lugar porque provavelmente esteja ressecado e quebra ao tirá-lo.
Pois é, eu não estou conseguindo fazer ela acender de modo algum. É um globinho branco fixo. Você aperta ele? Gira ele? Toca em algum lado? Não existem botões. Não existe nada. E só acende quando as portas são abertas. No manual que veio com o carro, aparecem dois botões à frente do globinho branco, creio que seja do modelo completo. Desculpe, ainda não estou sabendo acender essa luz...
4) A unica maneira de acertar o relogio é com uma caneta ou objeto pontudo do lado direito do mostrador. Se não tem, infelizmente não tem jeito.
Ok, sem os botões, possuem os furos. Se você insere, por exemplo, um palito de dente, o palito entra e dá em nada, no vazio. Você está falando pra procurar algum acionador que fica ao lado direito desses furos (você mencionou objeto puntudo, então creio que esteja considerando que a coisa está sem o devido botão mesmo!)

Obrigado pelas dicas
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por Christian »

Se voce mexe no oval branco e não acontece nada , certamente está quebrado por dentro e foi feita uma ligação para acender com a porta aberta . Eu aconselho não mexer . Um novo custa em torno de R$ 300,00
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por Oigres »

Coloca uma foto da luz de leitura e do velocímetro, assim fica melhor saber se existe alterações, OK ?
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por krafty »

Meus prezados amigos,
Desde já agradeço as dicas valiosas dadas aqui.
Vou postar algumas fotos como sugeriram... e me digam o que foi feito nesse carrinho bonitinho.
Ele realmente virou meu xodó...

O Christian mencionou o conjunto da luz como sendo R$ 300,00.
Estou com um problema também na alavanca do pisca, que não retorna na posição 0. É muito cara essa peça? Ou isso poderia ser coisa interligada com outra peça da coluna do volante?

Mais uma vez OBRIGADO!
luz_01.jpg
luz_02.jpg
luz_03.jpg
luz_04.jpg
luz_05.jpg
painel_01.jpg
painel_02.jpg
painel_03.jpg
painel_04.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por Oigres »

A pessoa que abriu o velocímetro talvez não soube remonta-lo, os pinos podem estar soltos dentro do mesmo.
Caso você não se sinta seguro na desmontagem, pesa ajuda de alguém que tenha o devido conhecimento para tal. Já aproveita e troca as lâmpadas por LED's T5. Caso não encontre, eu poderei desmontar o do meu TW e te enviar fotos com as dimensões, não é algo muito difícil de fazer.
Quanto a luz de leitura, fizeram uma gambiarra de dar inveja, soldaram todos contatos disponíveis e eliminaram a chave que aciona através da capa leitosa. Acredito que por estar dando algum defeito, fizeram isto.
Neste caso só fazendo milagre para voltar a funcionar como original. Te aconselho a comprar uma para substituir esta.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
krafty
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Set 2015, 15:03
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por krafty »

A pessoa que abriu o velocímetro talvez não soube remonta-lo, os pinos podem estar soltos dentro do mesmo.
Caso você não se sinta seguro na desmontagem, pesa ajuda de alguém que tenha o devido conhecimento para tal. Já aproveita e troca as lâmpadas por LED's T5. Caso não encontre, eu poderei desmontar o do meu TW e te enviar fotos com as dimensões, não é algo muito difícil de fazer.
Mas que tristeza...
Dá pra trocar esse display por inteiro? Custa muito caro?
Pra desmontar ele, precisa retirar o painel ou a desmontagem é totalmente por fora?
Se tiveres algum vídeo na net para me mostrar talvez eu consiga captar em como fazer a desmontagem.
Quanto a luz de leitura, fizeram uma gambiarra de dar inveja, soldaram todos contatos disponíveis e eliminaram a chave que aciona através da capa leitosa. Acredito que por estar dando algum defeito, fizeram isto.
Neste caso só fazendo milagre para voltar a funcionar como original. Te aconselho a comprar uma para substituir esta.
Sim, só fazendo milagre. Vou avaliar o custo.
Ali troca-se o envólucro inteiro de plástico + globo, ou somente parte elétrica?
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Dúvida sobre onde acende a luz interior de leitura

Mensagem por EDISON »

Veja aqui se tem algo que voce precisa:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_53961677 ;)
Responder