Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
clovis
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Jun 2009, 10:07
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: São Paulo

Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por clovis »

Meu mecânico disse que não dá pra regular a embreagem do meu Twingo motor 1.2 modelo 99. Ele disse que é igual a do Versales e ela vai se regulando sozinha conforme vc usa, só que tá muito alta a embreagem, é isso mesmo galera?
Num tem jeito?
Avatar do usuário
EVANGELISTA
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Fev 2009, 17:11
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: dourado

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por EVANGELISTA »

sim
conforme o disco vai gastando a embreagem vai se regulando através de uma mola e especie de duas "meia engrenagens" (?) este aparato é chamado de "catraca" e fica preso na base do pedal embaixo do painel.

acabei de trocar tudo do meu.
a crataca, o kit de embreagem e o cabo

veja se já não esta em tempo de trocar seu kit de embreagem ja que esta alta demais...(disco, platô e rolamento).

abraços
clovis
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Jun 2009, 10:07
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: São Paulo

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por clovis »

Quer dizer que quanto mais alta a embreagem mais velha, é isso? Porque o antigo dono me falou que tinha acabado de fazer a embreagem, será que ela não fica alta no começo e depois vai abaixando?
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por Christian »

É ao contrário . Quanto mais usada mais alta , até começar a patinar
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
clovis
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Jun 2009, 10:07
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul
Localização: São Paulo

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por clovis »

Mas o normal dela quando está nova é ficar lá embaixo? porque eu acho que não tá tão alta assim, e quando tá ruim a embreagem fica "raspando" na hora de entrar a marcha é isso? porque por enquanto ela tá boa.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por mad_b »

Tem como saber se a catraca está funcionando corretamente?
Ao se trocar um cabo de embreagem precisa fazer algum ajuste ou mexer na catraca ou é só encaixar o cabo ali e se ajusta sozinha? Eu desconfio que haja algum problema na do meu carro pois troquei um cabo de embreagem que, ao colocar ano passado ficou curto, mesmo com a embreagem com pouco uso, e este cabo novo arrebentou agora, 1 ano após instalação. Desconfio que a catraca possa estar com problema, pois foi preciso "alongar" o cabo lá perto do garfo, e estou desconfiado que a catraca pode estar com problemas. Alguém sabe como verificar isto? tem que desmontar? Quando foi montado o cabo (tive que fazer d eemergencia no estacionamento de um supermercado) se nao tivesse feito uma especie de extensao, o pedal ficaria tao alto e nem assim a embreagem acoplaria.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por edgar_rs »

Mad, qual a marca do cabo que você colocou??
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por mad_b »

Olá Edgar

Cabovel. Codigo correto. R$ 33,00 na autopeças. A montagem dele é bem feita, é um cabo com alma de espias mais finas e uma camada externa um pouco mais grossas. Embutido em uma capa "plastica" que corre dentro do condutor externo. O acionamento com ele sempre foi suave.

-- Mas hoje descobri o problema. Falei com um dos meus mecanicos e ele me falou que tem que remover o pedal de embreagem, rearmar a catraca, remontar, e só então fixar o cabo ali e no garfo no motor, só então pisar no pedal para a catraca começar a trabalhar. Nada a ver com aquela suposição de garfo trocado e etc que inclusive postei sobre no renaultclube. Durou quase 20000 km montado deste jeito, nao creio que a marca do cabo seja o problema...

Quando o cabo arrebentou, ano passado, eu nao sabia deste detalhe, e acabei montando o cabo com a catraca do jeito que estava, ou seja, em seu percurso de esticamento máximo. Olhando o desenho no esquema do carro, pude perceber que nesta posição, o cabo faz um pequeno cotovelo ao esticar, rompendo exatamente no local onde rompeu. Enquanto a cartaca trabalha na posição certa, há um berço onde o cabo se apóia fazendo uma curva certinha.
Palavras dele:
"Tem que tirar o pedal da embreagem, "armar a catraca", remontar o pedal, encaixar o cabo ali e no garfo e daí acionar o pedal para que ocorra o auto ajuste. A remoção e remontagem do pedal é simples"


Sds
Lissandro
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por edgar_rs »

VocÊ levou o carro no Os-Car?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?

Mensagem por mad_b »

Nao conheço... é aqui em Curitiba ou vc tá zoando rsrsrs.

A embreagem desta vez arrebentou na garagem de casa. Como ja fiz o procedimento uma vez ja sei como trocar, é muito simples.

Ontem desmontei o pedal, é simplesmente um parafuso embuchado no eixo onde se acopla ao suporte do pedal. Daí pude ver como o mecanismo funciona. E descobri que a catraca está perfeita. Mas o que mais me intrigou foi que colocando o pedaço de cabo ali vi que não parece ter arrebentado em nenhum ponto de "cotovelo" ou quina no mecanismo... E pude comprovar que a distancia que faltou do cabo quando troquei ano passado é justamente a catraca que ficou na sua posição máxima.

Voce nao consegue resetar a catraca e "soltar", é a tensão do cabo que a mantem no lugar. Por isto, removido o pedal reajustei a catraca para a posição de início e travei com uma fita de nylon tipo "hellerman"; depois de remontar o pedal e por o cabo em ambas as pontas vou cortar a fita e daí a coisa se ajusta automaticamente.

-Eu creio que talvez dê para reajustar a catraca no local, mas para isto seria necessária a ajuda de uma segunda pessoa. Voce deve prender o cabo no lugar no pedal, e ao mesmo tempo em que segura o mecanismo da catraca do jeito que permita o seu encaixe na posição inicial, solicitar ao ajudante que puxe a outra extremidade do cabo e coloque no lugar, no garfo da embreagem.

Se estiver sozinho, vai ter que pegar um par de chaves estrela/boca 16mm e tirar o pedal, e depois de ajustar a catraca fixar com um arame ou fita e remover depois de instalado o cabo - sugestões?
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder