Vibração em baixas rotações
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
Christian,
Obrigado pelo alerta. Mas ainda parece ser a melhor opção que tenho. No orçamento da RR Parts, o coxim direito está marcado como sendo do fabricante Metalcaucho. Não tenho nenhuma referência sobre este fabricante, não sei se vocês tem, mas pesquisei no Google e vi que é um fabricante espanhol, de Barcelona. Já me parece melhor do que os chineses.
Quanto aos outros coxins aparece como fabricante "importado", o que hoje, para mim, é sinônimo de chinês.
Obrigado pelo alerta. Mas ainda parece ser a melhor opção que tenho. No orçamento da RR Parts, o coxim direito está marcado como sendo do fabricante Metalcaucho. Não tenho nenhuma referência sobre este fabricante, não sei se vocês tem, mas pesquisei no Google e vi que é um fabricante espanhol, de Barcelona. Já me parece melhor do que os chineses.
Quanto aos outros coxins aparece como fabricante "importado", o que hoje, para mim, é sinônimo de chinês.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
Bom dia! Vou compartilhar o desenvolvimento deste assunto da vibração para divulgar informações para quem, como eu, sente falta de conhecer um pouco disto. Desculpem se houver excesso de informações, mas acho que compensa.
Comprei na RR Parts na segunda-feira (22/06), após ter recebido por e-mail o orçamento solicitado no sábado, e as peças chegaram na sexta (26/06), fiz opção pelo método de envio Sedex (R$35,00). Comprei as seguintes peças, que vieram dos seguintes fabricantes:
Coxim do motor direito - R$ 166,00 - MC Metalcaucho, origem espanhola (contra R$ 735,49 na Renault)
Coxim do motor esquerdo - R$ 149,00 - MC Metalcaucho, origem espanhola (contra R$ 980,60 na Renault)
Coxim traseiro central do motor - R$ 146,00 - ÜC-EL, origem turca (contra R$ 592,72 na Renault)
Coifa câmbio lado esquerdo - R$ 25,00 - Jaime Serrat, origem argentina (R$ 337,02 na Renault, com rolamento)
Rolamento de coifa 26mm - R$ 29,00 - INA Schaeffler, origem brasileira
Tive que incluir na relação de coisas a fazer a troca desta coifa, que havia sido condenada na Renault, estava melecada de óleo.
Acabei mais contente de não receber peças chinesas, não que isso seja garantia de nada, mas fiquei um pouco mais confiante de me arriscar nas peças paralelas, que são IMENSAMENTE mais baratas do que as originais.
Comprei na RR Parts na segunda-feira (22/06), após ter recebido por e-mail o orçamento solicitado no sábado, e as peças chegaram na sexta (26/06), fiz opção pelo método de envio Sedex (R$35,00). Comprei as seguintes peças, que vieram dos seguintes fabricantes:
Coxim do motor direito - R$ 166,00 - MC Metalcaucho, origem espanhola (contra R$ 735,49 na Renault)
Coxim do motor esquerdo - R$ 149,00 - MC Metalcaucho, origem espanhola (contra R$ 980,60 na Renault)
Coxim traseiro central do motor - R$ 146,00 - ÜC-EL, origem turca (contra R$ 592,72 na Renault)
Coifa câmbio lado esquerdo - R$ 25,00 - Jaime Serrat, origem argentina (R$ 337,02 na Renault, com rolamento)
Rolamento de coifa 26mm - R$ 29,00 - INA Schaeffler, origem brasileira
Tive que incluir na relação de coisas a fazer a troca desta coifa, que havia sido condenada na Renault, estava melecada de óleo.
Acabei mais contente de não receber peças chinesas, não que isso seja garantia de nada, mas fiquei um pouco mais confiante de me arriscar nas peças paralelas, que são IMENSAMENTE mais baratas do que as originais.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
OFICINA
Tirei o sábado para conseguir a colocação das peças na oficina, vou tentar passar aqui uma percepção da troca de cada componente.
COXIM ESQUERDO - 7700411950
Foi o primeiro a ser tirado e foi o que deu mais trabalho. Tem muitos furos para encaixar, a movimentação do motor através de um poste de suporte e o elevador se movendo é muito imprecisa. Aparentemente os dois coxins (ou calços, como os mecânicos chamam no Rio), original a ser trocado e o paralelo a colocar, são idênticos, qualquer diferença deve ser milimétrica, imperceptível, mas eles já acusam logo o fato de ser peça paralela. Eu até desafiei o cara a colocar a peça original de volta ao lugar para ele ver que o problema não é geometria diferente e sim a dificuldade de alinhamento dos furos, porém, obviamente, ele não topou o desafio .
Resultado, somente este coxim consumiu umas duas horas de trabalho, retirada da barra estabilizadora, da roda esquerda, até o farol foi tirado para se ter acesso aos parafusos de cima, mas só saiu depois que o mecânico arrombou dois dos furos do coxim com maçarico... Detestei esse recurso, mas não tive opção. Credito isso mais à baixa qualidade dos nossos mecânicos do que a variabilidade das peças paralelas.
Resumo: não acredito que o coxim original estivesse ruim, aparentemente não havia danos na borracha, que é o que deteriora no coxim. Levou muito tempo, muita desmontagem e ainda teve a gambiarra do maçarico, se eu soubesse disso tudo antes não teria mexido neste coxim esquerdo.
Tirei o sábado para conseguir a colocação das peças na oficina, vou tentar passar aqui uma percepção da troca de cada componente.
COXIM ESQUERDO - 7700411950
Foi o primeiro a ser tirado e foi o que deu mais trabalho. Tem muitos furos para encaixar, a movimentação do motor através de um poste de suporte e o elevador se movendo é muito imprecisa. Aparentemente os dois coxins (ou calços, como os mecânicos chamam no Rio), original a ser trocado e o paralelo a colocar, são idênticos, qualquer diferença deve ser milimétrica, imperceptível, mas eles já acusam logo o fato de ser peça paralela. Eu até desafiei o cara a colocar a peça original de volta ao lugar para ele ver que o problema não é geometria diferente e sim a dificuldade de alinhamento dos furos, porém, obviamente, ele não topou o desafio .
Resultado, somente este coxim consumiu umas duas horas de trabalho, retirada da barra estabilizadora, da roda esquerda, até o farol foi tirado para se ter acesso aos parafusos de cima, mas só saiu depois que o mecânico arrombou dois dos furos do coxim com maçarico... Detestei esse recurso, mas não tive opção. Credito isso mais à baixa qualidade dos nossos mecânicos do que a variabilidade das peças paralelas.
Resumo: não acredito que o coxim original estivesse ruim, aparentemente não havia danos na borracha, que é o que deteriora no coxim. Levou muito tempo, muita desmontagem e ainda teve a gambiarra do maçarico, se eu soubesse disso tudo antes não teria mexido neste coxim esquerdo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
COXIM CENTRAL - 7700425711
Segundo a ser trocado, também deu trabalho. O mecânico menos experiente apanhou, depois precisou ajuda do outro, desmontou escapamento, umas chapas curvas que parecem ser de isolamento térmico do escapamento, mexeu muito ali. Levou por volta de uma hora. Na remontagem ainda deixou o escapamento fazendo barulho, reclamei, erguemos o carro de novo e percebemos uma fuga dos gases através de uma abraçadeira que une duas partes do escapamento, mas conseguiram resolver.
Resumo: este coxim estava rasgado, difícil saber o quanto isso contribuía para a vibração, mas a minha percepção é que ele precisava ser substituído mesmo.
Segundo a ser trocado, também deu trabalho. O mecânico menos experiente apanhou, depois precisou ajuda do outro, desmontou escapamento, umas chapas curvas que parecem ser de isolamento térmico do escapamento, mexeu muito ali. Levou por volta de uma hora. Na remontagem ainda deixou o escapamento fazendo barulho, reclamei, erguemos o carro de novo e percebemos uma fuga dos gases através de uma abraçadeira que une duas partes do escapamento, mas conseguiram resolver.
Resumo: este coxim estava rasgado, difícil saber o quanto isso contribuía para a vibração, mas a minha percepção é que ele precisava ser substituído mesmo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
COXIM DIREITO - 8200025319
Trocado sem precisar erguer o carro, através do cofre do motor, foi o mais fácil, daqueles que dá vontade até de fazer em casa. E também foi o coxim cuja borracha apresentou maior deformação, muito visível pelas fotos, onde o "T" de borracha do coxim original já está todo achatado, em comparação com o original.
Resumo: esse coxim certamente precisava ser trocado e foi muito fácil, sem necessidade de nenhuma desmontagem adicional do carro.
Trocado sem precisar erguer o carro, através do cofre do motor, foi o mais fácil, daqueles que dá vontade até de fazer em casa. E também foi o coxim cuja borracha apresentou maior deformação, muito visível pelas fotos, onde o "T" de borracha do coxim original já está todo achatado, em comparação com o original.
Resumo: esse coxim certamente precisava ser trocado e foi muito fácil, sem necessidade de nenhuma desmontagem adicional do carro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
COIFA - 7701470567
Apesar de condenada pela Renault, fiquei na dúvida se realmente precisava trocar essa coifa do câmbio do lado esquerdo. Não vi nenhum corte na coifa original, embora realmente estivesse muito suja de óleo. Um dos mecânicos achava que era problema apenas de aperto de abraçadeira, mas o dono da oficina disse que era melhor trocar, apesar de ter reclamado da qualidade das borrachas paralelas. É a segunda vez que vou a essa oficina, mas é impossível conseguir coerência dos caras, o discurso deles não faz sentido!
A troca foi trabalhosa, mexe em muita coisa, parece que sai bastante óleo da caixa. Eles não trocaram o óleo todo, só completaram com ACDelco 75W85 o que precisou (a Renault orçou com 75W80), não achei isso bom, mas insistiram que é assim mesmo.
MÃO DE OBRA
Vamos aos custos. Inicialmente recebi o orçamento de R$ 180 para trocar os três coxins, achei barato, acho que ele não sabia o trabalho que ia dar. Como eu acrescentei a troca da coifa, ele me cobrou R$ 300 por tudo, mais R$ 30 pelo litro de óleo. Achei razoável.
Sair da oficina com o carro sem a vibração excessiva que ele tinha: não tem preço. Ficou muito bom, aquilo estava me irritando, não havia como conviver com esse problema. Espero que agora esses coxins consigam ficar bons por um bom tempo, vai ser o teste de campo destas peças espanholas e turcas.
Como esse problema de coxins parece ser muito recorrente nos Twingos, fica aqui a meu relato para ajudar a quem mais passar por isso.
Apesar de condenada pela Renault, fiquei na dúvida se realmente precisava trocar essa coifa do câmbio do lado esquerdo. Não vi nenhum corte na coifa original, embora realmente estivesse muito suja de óleo. Um dos mecânicos achava que era problema apenas de aperto de abraçadeira, mas o dono da oficina disse que era melhor trocar, apesar de ter reclamado da qualidade das borrachas paralelas. É a segunda vez que vou a essa oficina, mas é impossível conseguir coerência dos caras, o discurso deles não faz sentido!
A troca foi trabalhosa, mexe em muita coisa, parece que sai bastante óleo da caixa. Eles não trocaram o óleo todo, só completaram com ACDelco 75W85 o que precisou (a Renault orçou com 75W80), não achei isso bom, mas insistiram que é assim mesmo.
MÃO DE OBRA
Vamos aos custos. Inicialmente recebi o orçamento de R$ 180 para trocar os três coxins, achei barato, acho que ele não sabia o trabalho que ia dar. Como eu acrescentei a troca da coifa, ele me cobrou R$ 300 por tudo, mais R$ 30 pelo litro de óleo. Achei razoável.
Sair da oficina com o carro sem a vibração excessiva que ele tinha: não tem preço. Ficou muito bom, aquilo estava me irritando, não havia como conviver com esse problema. Espero que agora esses coxins consigam ficar bons por um bom tempo, vai ser o teste de campo destas peças espanholas e turcas.
Como esse problema de coxins parece ser muito recorrente nos Twingos, fica aqui a meu relato para ajudar a quem mais passar por isso.
- EDISON
- Moderador Twingueiro
- Mensagens: 1159
- Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
- Cidade: Frederico Westphalen
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Azul
Vibração em baixas rotações
Oi Gustavo!
Muito boa a sua contribuição,tenho um 16v também e o direito realmente é o que apresenta mais problemas de durabilidade! continue colaborando com os demais com estas postagens informativas!
Muito boa a sua contribuição,tenho um 16v também e o direito realmente é o que apresenta mais problemas de durabilidade! continue colaborando com os demais com estas postagens informativas!
-
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 98
- Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Azul
Re: Vibração em baixas rotações
Gustavo,
Tive o mesmo problema que você e troquei os três coxins, e as buchas da bandeja.
O carro é outro! Eu não estava mais suportando o barulho interno e a vibração do motor, estava impossível!
Fui em dois locais para ver o valor do serviço. No primeiro, o cara queria cobrar 400 contos pra trocar tudo e fazer o alinhamento, achei bastante caro!
No outro mecânico que fui, ele me cobrou só 140 reais. Não conheço o serviço dele, mas é praticamente vizinho meu e a mecânica dele sempre está cheia de carros. Espero que ele tenha feito um serviço bom, fato inquestionável é que os barulhos sumiram e ele ainda viu algumas outras coisas que terei de fazer no carro.
Ah, as peças que comprei são as mesmas que as suas: um coxim espanhol, um argentino, um chinês e as buchas parece que são turcas. Veremos a durabilidade disso!
Tive o mesmo problema que você e troquei os três coxins, e as buchas da bandeja.
O carro é outro! Eu não estava mais suportando o barulho interno e a vibração do motor, estava impossível!
Fui em dois locais para ver o valor do serviço. No primeiro, o cara queria cobrar 400 contos pra trocar tudo e fazer o alinhamento, achei bastante caro!
No outro mecânico que fui, ele me cobrou só 140 reais. Não conheço o serviço dele, mas é praticamente vizinho meu e a mecânica dele sempre está cheia de carros. Espero que ele tenha feito um serviço bom, fato inquestionável é que os barulhos sumiram e ele ainda viu algumas outras coisas que terei de fazer no carro.
Ah, as peças que comprei são as mesmas que as suas: um coxim espanhol, um argentino, um chinês e as buchas parece que são turcas. Veremos a durabilidade disso!
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 50
- Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Re: Vibração em baixas rotações
Mbiane,
Legal que a sua experiência também deu certo. Eu gostei muito de ter me livrado daquela vibração toda. A questão agora é saber até quando eles vão aguentar, eu achei que os originais aguentaram pouco (70mil km). Você trocou há quanto tempo?
O seu preço de MO foi ótimo, acho que os mecânicos cobram menos aí em SP.
Abraço,
Gustavo
Legal que a sua experiência também deu certo. Eu gostei muito de ter me livrado daquela vibração toda. A questão agora é saber até quando eles vão aguentar, eu achei que os originais aguentaram pouco (70mil km). Você trocou há quanto tempo?
O seu preço de MO foi ótimo, acho que os mecânicos cobram menos aí em SP.
Abraço,
Gustavo
-
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 98
- Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Azul
Re: Vibração em baixas rotações
Eu acabei de trocar, fiz isso semana passada.
Não tenho certeza quanto tempo os originais duraram... peguei o carro com 83 mil km, creio que os coxins originais nunca tinham sido trocados. Daí deve fazer uns dois ou três anos que eu troquei eles, e agora de novo. Minha impressão é que da outra vez que eu mexi durou MUITO pouco, pq já fazia um bom tempo que estava tudo vibrando nele rs
Fato é que os paralelos que coloquei da outra vez não devem ter durado mais de 50 mil km, o que acho muito, mas muito pouco mesmo.
Ah, do valor da mão de obra, acho que o cara fez um valor bem baixo pra mim pq eu nunca tinha encostado o carro com ele. Mas ele foi bastante profissional e aparentemente o serviço dele ficou bom!
Não tenho certeza quanto tempo os originais duraram... peguei o carro com 83 mil km, creio que os coxins originais nunca tinham sido trocados. Daí deve fazer uns dois ou três anos que eu troquei eles, e agora de novo. Minha impressão é que da outra vez que eu mexi durou MUITO pouco, pq já fazia um bom tempo que estava tudo vibrando nele rs
Fato é que os paralelos que coloquei da outra vez não devem ter durado mais de 50 mil km, o que acho muito, mas muito pouco mesmo.
Ah, do valor da mão de obra, acho que o cara fez um valor bem baixo pra mim pq eu nunca tinha encostado o carro com ele. Mas ele foi bastante profissional e aparentemente o serviço dele ficou bom!