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Defeito na direção assistida

Enviado: 05 Jan 2015, 18:23
por marceloprado
olaaa, pessoal...
Tenho um Twingo 1.0 16v 2001/2002 há um ano..... Adorando...
Pouca manutenção, apenas alguns reparos devido instalação indevida de pneus 165... Coloquei os originais e reparei os desgastes da suspensão... Mas é um excelente carro!!!!

Mas estou comum problema que esta queimando meus miolos!!! DEFEITO INTERMITENTE NA DIREÇÃO ASSISTIDA... As vezes funciona, as vezes não... Fica com a luz do painel acesa...

Mas reparei uma coisa que é interessante!!! Quando esta calor funciona direitinho, mas é só esfriar um pouquinho e a direção não funciona.....

Estou desconfiando que seja algum relê, mas ja procurei na internet e nao consegui indentificar....

Já viram algo parecido??? Pode ser o Relê??? Onde fica o Relê da Direção??? Se é que tem!!!

Agradeço desde já!!!

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 06 Jan 2015, 08:24
por mad_b
Isto cheira a mau contato elétrico, seria interessante revisar os conectores e fiação envolvidos com o sistema, e aterramento em geral do carro (e condições de bateria e alternador), para começar.

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 07 Jan 2015, 10:16
por marceloprado
Então... A bateria é nova.... Dava defeito na direção antes e depois da troca da bateria...

Já revisei tambem os fios da bateria.... O alternador, não sei, mas parece estar tudo certo...

Quanto o chicote e relê do sistema da direção assistida, não revisei ainda.... Tenho uma otima noção de eletrica, mas não consegui identificar-los ainda...

Com tempo vou rastrear melhor!!!

Mas de toda forma agradeço pela atenção.....

Grato!!!

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 07 Jan 2015, 13:51
por mad_b
Revendo seu post, como assim "instalação indevida de pneus 165" ?

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 09 Jan 2015, 21:58
por marcoshenz
Marcelo, eu sugiro verificar a correira do alternador, que no meu caso era a "vilã". A direção falhava quando ligava o carro, resolvia desligando e ligando 1 ou 2 vezes...

A correia era velha e escorregava, por causa da alta carga (corrente) que a direção consome.

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 11 Jan 2015, 12:00
por marceloprado
Primeiro respondendo sobre o ``165``...

Então... O pneu original do Twingo é 145/80R13....

Quando comprei meu Twingo, estava com 165/70R13..... Cuidado!!! Isto gera grandes problemas de suspenção... Sem contar que engana o hodômetro... e o carro marca 100, mas esta em 90, mais ou menos!!!! Mas é bom pra mais..rsrsrsss
E foi isto que encontrei no Twingo...

Logo troquei os pneus, colocando os originais.... Sorte de poucos, pois não encontra mais 145/80R13...

O pneu mais largo, 165/70R13, deixa o carro mais pesado... Tive que trocar as bieletas, eixo da direção, coxim do motor e cambio, e até acredito que acaba influenciando a direção assistida, pois a mesma encontra com um barulhinho esquisito....

Mas depois que troquei todos itens acima, ficou show de bola!!! Posso dar 145Km/h e soltar a mão do volante!!!! Não que eu tenha feito isto..rsrsrs

Mas é isto, se encontrar pneus originais, 145/80R13, é o correto..... Se não encontrar, procure colocar pneus estreitos, mais proximo do 145!!!

Quanto a velocidade, sejamos prudente!!! Chegar minutos atrazados, mas seguro, não tem preço!!!


Abçs

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 11 Jan 2015, 12:06
por marceloprado
Reposta ao Twingueiro Aprendiz !!!

Cara, acho que tu foi trilegal!!! Minha correia vem patinando há meses!!! A mesma época que vem dando problema na dirção assistida...Faz sentido!!!

Vou ver todo mecanismo por onde passa a correia... Se for só esticar, beleza!!!

Abçs!!!

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 11 Jan 2015, 20:08
por Christian
Marcelo . A correia do alternador não tem nada a ver com a direção eletrica . Se fosse direção hidraulica poderia ser , mas a eletrica o sistema é direto sem correias.

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 11 Jan 2015, 20:49
por marcoshenz
Christian escreveu:Marcelo . A correia do alternador não tem nada a ver com a direção eletrica . Se fosse direção hidraulica poderia ser , mas a eletrica o sistema é direto sem correias.
Christian, na época eu cheguei nessa hipótese em foruns no google, onde citaram que a direção pode chegar a exigir 140A momentaneamente, o que leva o alternador proximo ao limite, podendo escorregar a correia se ela for velha.

Com a correia escorregando, a tensão do sistema fica abaixo do nivel que a central da direção considera seguro, então ela se desliga para preservar circuitos mais essencias ao carro.

Re: Defeito na direção assistida

Enviado: 12 Jan 2015, 09:55
por mad_b
->Legal, no fim era relacionado a alternador, ainda que "mecanicamente" falando...

Entendi o que você imaginou sobre o pneu, entretanto acho que seu problema era uma soma de fatores.

Veja comparação de pneus em uso: o pneu 165/70 que voce estava usando, em relação ao original, 145/80, tem diferença de 0,2% (ZERO ponto DOIS por cento) no diametro final... O carro talvez ganhe um pequenissimo arrasto e esforço extra de volante por conta dos 2cm extras de largura, e muda MEIO milímetro o raio total.

Diria que os itens todos que voce trocou, por simples desgaste e desajuste (exceto o pneu que entrou de bode expiatório provavelmente por causa do "mexânico") que promoveram as melhorias indicadas.

http://www.miata.net/garage/tirecalcold.html

Tire Size Comparison:
Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km Difference
145/80-13 116mm 281mm 562mm 1766mm 566 0.0%
165/70-13 116mm 281mm 561mm 1763mm 567 -0.2% :mrgreen:

E mais alguns de curiosidade pra quem pensa em mudar de pneu:
175/70-13 122mm 288mm 575mm 1807mm 553 2.3% -> muita gente usa esse
185/60-13 111mm 276mm 552mm 1735mm 576 -1.8%
185/55-14 102mm 280mm 559mm 1756mm 569 -0.6%

Abç :)