Esquema elétrico

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Esquema elétrico

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, preciso do esquema elétrico do comando de ventilação/ar condicionado, estou tendo problemas de mau contato. A placa que fica acima do ventilador, atrás do painel, esta com mau contato e causa funcionamento intermitente do ventilador. Preciso saber se é possível fazer uma ligação direta do comando que fica acima do rádio até o ventilador, sem passar pela placa. Já desmontei o painel uma vez e refiz a conexão dos plugs, mas o problema voltou. Queria anular a passagem de energia pela placa e passar um fio direto do comando liga/desliga do ventilador até o motor, para não ter todo o trabalho de desmontar novamente. Fico no aguardo das dicas dos amigos. Abçs.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Esquema elétrico

Mensagem por Christian »

Leao - Em junho eu mandei arrumar o ar condicionado do meu . Troque o compressor ( de 2 fiz 1) troquei o vaporizador , o termostato e a placa . Só que o termostato não desligava . Aí a oficina especializada pediu para trocar o painel . E não é que resolveu o problema ? Eu não acompanhei de perto porque o carro ficou uma semana na oficina e não posso lhe informar qual foi o defeito. Gastei "milzinho" na brincadeira , mas ficou zerado.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Esquema elétrico

Mensagem por leao.ez »

Christian, esta tudo perfeito com o ar condicionado, o compressor e demais periféricos. O problema é com a alimentação do ventilador interno, pois o plug do fio que sai da placa que fica acima dele, atrás do painel, esta com mau contato. Como já ocorreu um curto anterior que derreteu parte do plug, o conjunto termina aquecendo e o problema volta. O que preciso é fazer um novo caminho para o fio que alimenta o motor do ventilador, sem passar pela placa defeituosa.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Esquema elétrico

Mensagem por Christian »

Leao - Anos atras , eu tive que colocar um disjuntor substituindo o fusivel do ventilador porque alem de ter queimado o plug do painel de controle queimou o local do fusivel na caixa de fusiveis. Nunca mais eu tive problema .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Esquema elétrico

Mensagem por leao.ez »

Legal Christian, onde encontro isso?
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Esquema elétrico

Mensagem por Christian »

Eu fui num auto eletrico quando morava no interior de SP e fizeram o serviço. Eles tiraram o fio que entra e sai da caixa de fusiveis e colocaram um disjuntor.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Esquema elétrico

Mensagem por lucaverna »

Leo Na velocidade 4 tem um rele que liga o ventilador direto na bateria, esse rele fica na placa proxima ao ventilador. O que havia sido feito no meu antigo twingo é que a alimentação do ventilador havia sido diretamente soldada a esta placa(tiraram fora o conector).
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Esquema elétrico

Mensagem por lucaverna »

Leao, entendi melhor seu problema lendo meu tópico do estudo de caso.

Como vc disse que seu ventilador já é adaptado e funciona só na velocidade 4, da para fazer uma gambiarra divertida em seu carro e dar uma radicalizada usando um negocio desses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0a-pwm-_JM

vc pode fazer um controle de velocidade todo a parte e ainda voltar a ter um controle de velocidade.

Se quiser meter a mão nessa brincadeira eu sou parceiro(vi que vc é de porto alegre), podemos fazer uma ação de graxa!
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Esquema elétrico

Mensagem por leao.ez »

Lucaverna, achei interessante, mas não gostaria de perder o acionamento pelo botão do painel de controle acima do rádio, será que teria como fazer? Não entendo muito de elétrica, mas seria parceiro na transformação, se for possível. Temos que ver também se a carga que suporta é compatível pela carga exigida pelo motor do ventilador. Abçs.
Responder