165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 original?

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
Avatar do usuário
Ivan Yague
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2011, 00:43
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Santos, SP
Contato:

165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 original?

Mensagem por Ivan Yague »

Tenho lido bastante o relato de pessoas que trocaram o original 145 por 165 ou superiores e tiveram de brinde uma direção mais leve. Pelo meu (pouco) raciocínio lógico, não faz muito sentido aumentar a area de contato e ficar mais fácil esterçar com o veículo parado. A menos que o 145 estivesse careca e o 165 novo tenha menos área de contato.
Existe explicação técnica para um pneu mais largo deixar a direção mais leve?
Fiquei curioso...
o.O
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: 165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 origin

Mensagem por mad_b »

original é 145/ *80* *13*

o pneu 165/70 13 tem a banda de rodagem mais baixa do que o 80. Rodagem mais "firme" do que o 145/80 que tem "mais parede de borracha" para torcer.
Tem a diferença sutil de perda/ganho de força.
Tem a diferença de pressão
Tem twingos onde se coloca o 175/70 (perde força, ganha em consumo se nao pisar pra compensar a perda de força).

É uma combinação de fatores, que em geral muita gente ignora alguns e compoe um resultado que em si não é verídico por "inocência" igual comparar consumo em uma ladeira em dia de sol com outro ao nivel do mar no plano em dia de chuva sem considerar diferença de pressao umidade do ar e temperatura, diferenças de percurso e de pé-de-telégrafo.

Se pegar o 145 e por mais pressao que o normal, vai ficar igual virar pneu de bicicleta. E o carro vai perder em aderencia. E ganhar em consumo.

Sao muitas variáveis.

Custo x benefício todo o tempo.

Eu curto por o 165/65-13 no twingo (yokohama se acha rel. facil nessa medida), fica muito esperto e mais firme, sem exagerar.
175/70 fica mais confortavel e molengo, o ideal seria o 175/65-13 pra ficar "igual" ao original ou ao 165/70 em termos de desempenho.

Um pneu bacana que daí precisa um pouco mais de pensamento pra por ali (roda, offset, raspar etc) seria o 185/60-13, no passado ja vi uno com esses pneus e roda de tala 5,5, fica animal sem parecer um hot wheels.

Há varias opções...
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Ivan Yague
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2011, 00:43
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Santos, SP
Contato:

Re: 165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 origin

Mensagem por Ivan Yague »

Obrigado mad_b.
então não dá para generalizar e dizer que substituir os 145x80x13 originais por 165x70x13 vai deixar a direção mais leve, é isso?
Meus 145 ainda rodam um pouco...tenho tempo para pesquisar bem o próximo set de pneus...se fosse hoje acho que optaria pelos Michelin 165x70x13 que fica mais próximo dos originais e duram bem...
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: 165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 origin

Mensagem por EDISON »

Uso Michelin 175/70/13 há muitos anos e acho o ideal para o TW maior aderencia, estabilidade e segurança! :geek:
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: 165x70x13 deixa a direção mais leve que 145x70x14 origin

Mensagem por mad_b »

Em geral:
Pneu mais largo, deixa direção mais pesada.
Pneu com pressão maior deixa direção mais leve.
Marca e modelo de pneu influencia também.
Em geral também, quanto mais barato e se for remanufaturado, mais pobre é a qualidade e "dirigibilidade" de um pneu. E também pneu é economia "burra", se voce quer explorar o carro mais do que 0-70km/h. TODO o carro pode ser de qualidade alemã. Se o pneu for uma m., o carro está correndo "risco de vida". Só parar e pensar. O que existe, unicamente, entre o carro e o solo? o Pneu. Se pneu nao for bom, ou adequado ao que voce faz, corre risco e tem gasto desnecessários.

Entre outras variáveis. Não é tão simples.

Um pneu com perfil mais baixo, mas com pressão alta, vai deixar o carro mais firme e com resposta ("handling") mais precisa. Quanto mais largo o pneu, mais area de contato vai ter com o solo, aumentando o atrito e a força necessária para girar o volante. Ainda existe as diferenças entre marcas de pneus. Já vi pneu 165 onde voce mede a largura da banda de rodagem e tem a impressão que falta 1cm ali. Tem pneus mais macios e pneus mais duros.

Um pneu como o 175/70 é bacana mas deixa o carro menos ágil. Principalmente considerando a "pouca" força do motor. Um carro com 16 kgf.m de torque vai ter na pratica como se fosse ~15,6 trocando pneu 145/80 por 175/70 (se usasse tais medidas). No caso do twingo, que tem entre 9 e 10 dependendo do modelo, passa a se comportar como se tivesse ~8,8 ou 9,7. Algumas pessoas nem percebem.

Na prática, se voce pegar qualquer carro, e o velocimetro estiver marcando muito próximo do real, ou mesmo marcando pouco menos que o real, é porque o pneu é muito alto (ou conjunto roda + pneu ficou com diametro maior que o original). Logo o carro perde, *considerando apenas esta variável*, força e capacidade de frenagem transmitidos ao solo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder