Novo no Twingo (namoro antigo)

Diga um oi a todos os amigos Twingueiros...
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Novo no Twingo (namoro antigo)

Mensagem por MadFrog »

Prezados twingueiros e twingueiras, aprox 1 mês atrás finalmente realizei um antigo desejo e comprei meu Twingo aqui no Rio.

Acho que, dentre os carros que sempre namorei ter E pude ter, o Twingo é o que faltava.

Sempre achei o carro simpático e buscava um carro que tivesse os seguintes atributos:

- Discreto e que me permitisse andar certas horas e lugares sem tanto estresse;
- Barato pra comprar;
- Econômico;
- Com boa robustez;
- Pequeno por fora e enorme por dentro - praticamente imbatível nesse quesito;
- Prático - entrega o que promete com louvor;
- Com um bom pacote de conforto e mimos (nisso ele tb é imbatível) e, finalmente...
- Com certa exclusividade - já tive gol, uno, etc... muita gente acha "feio" mas pra mim nada é tão exótico e simpático quanto o Twingo.

Esse carrinho tão pequeno pra andar na cidade com ar e direção assistida é tudo de bom. Além de ser uma simpatia e atrair curiosos e elogios. E vou falar que, apesar de 1.0 16v ele não é bobo não... imagino que o (pouco) peso ajude bem, tanto da esperteza quanto no baixo consumo (que já conferi).

Meu carro é um Twingo Pack 1.0 16v Prata Tornado 2001/2002 com 2 opcionais que normalmente vinham nos top-de-linha Initiale (imagino): direção elétrica e rodas esportivas originais renault. De resto, todos os confortos e acessórios de série: Ar, travas, vidros e retrovisores elétricos, controle do rádio no volante, air bags duplos, cinto com regulagem de altura, regulagem elétrica dos farois, etc, etc... coisas impensáveis em outros mais populares de R$ 9.000,00 (preço que acabei fechando).

O carro estava bem rodadinho (130 mil km, de longe o usado mais rodado que já comprei = 10 mil km/ano), ainda que compatível com o ano mas foi igualmente bem usado e bem cuidado, pois o histórico de manutenções está todo lá no carro.

Ou seja: rodou muito (na verdade, de forma compatível com os 13 anos de uso) mas com manutenção 100% em dia.
A prova disso é que a mecânica tem um fôlego excelente (me surpreendeu!!!!) e roda com bom conforto. Andar no carro me surpreendeu muito positivamente e me fez fechar negócio.

1) O que vivi com o carro até o momento:

Além da revisão básica que já fiz, verificando freio, suspensão, etc, o primeiro problema que tive com o carro é conhecido dos Srs: Os transpoders das 2 chaves com telecomando ligavam o carro quando queriam. Uma delas, então, não funcionava quase nunca. Isso além de estarem oxidadas e desmontando (literalmente)... :lol:

Solução: Mandei fazer uma chave "cega" (ou seja, SEM telecomando mas com chip - custo de R$100,00) pra safar o code e fim dos problemas ao ligar. Me foi dito que a chave sem telecomando ("cega") o transpoder não dá problemas com perda de code como na original. Espero que assim seja... Futuramente, essa chave ficará como reserva, mesmo pq quero voltar a ter o conforto do telecomando.

Como a chave com telecomando do Twingo não está fácil de achar nos chaveiros que pesquisei, vou usando o carro até que um dos chaveiros que contactei consiga a mesma. Se algum dos Srs souber onde acho a chave, agradeço de antemão!... :mrgreen:

Outro problema que tive é que meu carro cheirava a combustível e vazava bastante ao completar o tanque.
Solução: Problema no o-ring da bomba/boia do tanque vazando. Trocado, voltei a poder encher o tanque.

2) O que precisa ser feito:

- Trocar as correias (aparentemente só foi trocada 1 vez nos 60k km);
- A embreagem (segundo meu mecânico, "ainda original") está pesada e devo vê-la junto com as correias;
- Tenho que recuperar a pintura do carro (deve ter uns 3 tons de prata no carro, além de mossas e alguns pontinhos de ferrugem que tem que corrigir o qto antes);
- Quando for pra funilaria e pintura, vou aproveitar e instalar faróis de milha no para-choque (já comprados na RenaultTech) pois acho que fica bem legalzinho;
- Trocar os auto-falantes que estão fazendo um chiado só e não têm médios muito menos grave.

3) O que eu (talvez) faça aos poucos:

- Rodinhas maiores e mais largas um pouquinho, ainda que o meu tenha vindo com as esportivas originais. Queria fazer, só penso se vai aumentar o consumo ou sacrificar a esperteza ou o conforto do carro...
- Por fim, quem sabe, um dia, vou mandar por couro cinza...

Bom, é isso aí.

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao usuário Christian, sem a ajuda não conseguiria efetivar meu cadastro no fórum!!!

E grande abraço a todos!

Julio.
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Novo no Twingo (namoro antigo)

Mensagem por EDISON »

Seja bem vindo Julio!
Qualquer coisa estamos ai para ajudar... e quando puder coloque umas fotos desta paixão!
Um abraço, Edison!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Novo no Twingo (namoro antigo)

Mensagem por Christian »

Julio - Legal . Este seu Twingo está cada vez mais escasso no mercado. Cuide bem dele pois será um carro de coleção.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Moisés Mendes
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 180
Registrado em: 04 Mai 2010, 20:33
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branca
Localização: Curitiba

Re: Novo no Twingo (namoro antigo)

Mensagem por Moisés Mendes »

Olá Julio, seja bem-vindo ao time!
O Twingo é carrinho apaixonante. Só quem nunca entrou em um que o critica.
Boa sorte com seu Twingo.
Fotografe-o e poste aqui para a gente conhecer.
Abraço.
Moisés
Twingueiro Curitibano
" Sonhando com os Angels Eyes para o meu Twig" ;)
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Novo no Twingo (namoro antigo)

Mensagem por MadFrog »

EDISON escreveu:Seja bem vindo Julio!
Qualquer coisa estamos ai para ajudar... e quando puder coloque umas fotos desta paixão!
Um abraço, Edison!
Obrigado pelas boas vindas Edison!
Vou tirar umas fotos do "agora" pra poder comparar com as melhorias que irei fazendo.
Acho que posso criar um tópico sobre o carro... :idea:

Christian escreveu:Julio - Legal . Este seu Twingo está cada vez mais escasso no mercado. Cuide bem dele pois será um carro de coleção.
Obrigado pelas boas vindas Christian!
Tenho outros 3 carros. 2 antigos (mais de 30 anos) e outro moderno (2014).
Todos muito bem cuidados. Com certeza o Twingo vai ter um ótimo tratamento!!!

Moisés Mendes escreveu:Olá Julio, seja bem-vindo ao time!
O Twingo é carrinho apaixonante. Só quem nunca entrou em um que o critica.
Boa sorte com seu Twingo.
Fotografe-o e poste aqui para a gente conhecer.
Abraço.
Obrigado pelas boas vindas Moisés!
Como falei, namoro o twingo desde seu lançamento. Adoro carros exóticos e o carisma do Twingo é enorme! Impossível não se apaixonar.
Vou fotografar e abrir um tópico com a evolução do projeto.

Grande abraço a todos!

Julio.
Responder