Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Na semana retrasada estive numa concessionária Renault para obter informações pra substituir uma chave do meu TW.
Os valores seriam; R$ 280,00 pela chave + R$ 130,00 para cópia do código da mesma.
Achei muito elevado os valores e resolvi procurar informações do circuito na internet.
Não encontrei nada que pudesse me dar uma base no conserto das mesmas, nem os emails que enviei para a Renault Francesa obtive resposta.
Então resolvi fazer um levantamento do circuito para o desenho do esquema eletrônico.
O resultado está na figura abaixo e garanto a todos que só existe aqui neste CLUBE. :o
Com este dados fiz uma procura do Processador U9280M, que estão presentes nas chaves dos TWs de 99 a 02. Para os anteriores ainda não tenho conhecimento e para os posteriores o Processador é o PCF7946.
O único lugar que tem a venda estes componentes é na CHINA, então mandei vir algumas unidades para tentar o conserto.
Tão logo eu receba os CI's e fazer a substituição, passarei a todos o resultado.
Da mesma maneira vou fazer com o velocímetro, pois um semelhante do c4 Pallas sai em torno de R$ 150,00 (Usado) e é bem mais completo, e para o TW em Torno de R$ 600,00. :shock:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Oigres em 02 Set 2014, 23:01, em um total de 2 vezes.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Christian »

Sergio - Tudo bem ? A sua encomenda vai demorar uns 60 dias pra chegar da China . Eu comprei uma peça para um amigo em Junho e até agora nada.
Espero que consiga resolver o problema . Caso não resolva, eu descobri um sujeito aqui em SP que foi professor de eletronica na USP e me falou que poderia consertar este circuito.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Olá Christian, tudo bem ?
Eu acredito que vá demorar também, pois já fiz algumas compras e ficou em torno de 45 dias.
Com relação ao conserto, existe dois problemas que podem surgir na chave:
Deixar de abrir as portas e não transmitir o código do transponder para dar a partida.
No meu caso, não está abrindo as portas, fato que só se resolve trocando as mesmas.
No caso do transponder é mais fácil, que custa em torno de R$100,00 para a compra do transponder + a cópia do código em chaveiros.
Para não trocar a chave terei que substituir o processador, que é ligado toda vez que abro as portas.
Sem substituição não tem como consertar, a não ser que exista um outro circuito que faça a mesma função.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
leandro_aur
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 23 Jul 2010, 05:58
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: prata

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por leandro_aur »

Oigres, quando você fizer isso, se puder gravar em fotos as etapas, seria bastante didático. Achei super interessante, estou curioso sobre os resultados. Parabéns :)
Leandro Aurélio
Twingo Pack 2001/2002 couro e direção eletroassistida :D

Visitem Meu Blog
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Recebi os circuitos U9280M (34 dias após a compra) mas até o momento não tive tempo de fazer os consertos dos telecomandos.
Acho que vou ter que comprar um soprador térmico para SMD, não quero danificá-los antes de testar.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Neste último fim de semana comecei a fazer varias medições nos circuitos das chaves do meu TW.
O circuito ressonante que envolve a bobina e o capacitor, pelas especificações do fabricante do CI, parece ser um enrolamento de 30 Ohms, 2 mH.
A frequência de ressonância gira em torno de 125 kHz, sendo o que o datasheet sugere um capacitor ao redor de 820 pF
Está parte do circuito funciona independentemente de ter ou não ter uma fonte (bateria), pois há uma indução magnética através de uma bobina que fica na parte fixa da ignição.
Para medir a bobina da chave com um multiteste comum é muito fácil e notei que das 4 chaves que possuo 3 estavam com a ligação das mesmas em aberto. Acredito que isto ocorre com a constante torção da chave na ignição.
E uma com o CI inoperante, o que faz abrir e fechar as trancas. Esta parte do circuito é que precisa da bateria.
Acredito que a recuperação das bobinas passa pela caça das pontas da fiação do enrolamento, que não vai ser fácil, pois na parte superior foi colocado uma resina, bem espessa.
Abaixo exemplo para as medições do circuito ressonante (Transponder)
Qq. novidade postarei. ;)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
leandro_aur
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 23 Jul 2010, 05:58
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: prata

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por leandro_aur »

Oigres, to achando muito difícil você conseguir encontrar essas pontas realmente espero que consiga! Boa sorte!
Leandro Aurélio
Twingo Pack 2001/2002 couro e direção eletroassistida :D

Visitem Meu Blog
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

Exato Leando, tá muito difícil encontrá-las, eu acho que somente com uma lente com um grau bem alto vou ver ou um microscópio.
Outro fator é que vou precisar desenrolar um volta e com a cola que tem por cima e o fio muito fino vai ser difícil..... :cry: sem falar no tempo disponível.....
DO IT YOURSELF
SrMiau
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Jul 2015, 12:06
Cidade: Macae
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por SrMiau »

boa noite.. parabens pelos estudos sobre o telecomando da chave.. estou com uma aqui também sem funcionar..

venho perguntar se houve algum progresso desde então.. grato
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Esquema Eletrônico Chave Twingo 99>02

Mensagem por Oigres »

SrMiau, até o momento não consegui resolver o problema do fio da bobina, toda vez que encontro e tento desenrolar uma volta, o fio arrebenta.
Eu estou na procura de um núcleo de ferrite semelhante ao usado na chave e acredito que seja mais fácil enrolar o fio que recuperar a ponta.
Quanto a substituição do integrado até o momento não o fiz por falta de tempo. :oops:
DO IT YOURSELF
Responder