Mais um ventilador parado

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Mais um ventilador parado

Mensagem por mbiane »

Pessoal,

Meu ventilador interno parou do nada. Fui usar, começou a funcionar e... pffff. Parou.

Desmontei o ventilador pra testar, não tem nenhum problema com ele. Liguei direto nos 12v e ele funcionou que nem uma maravilha, sem barulho, sem nada.

Em NENHUMA velocidade ele funciona.

Bem, com ele desmontado, testei se tinha corrente elétrica e o multímetro acusou 11,8v. Ligando o ventilador, não tem mais corrente nenhuma em nenhuma das posições de velocidade. Com ele fora, todas as posições tem corrente.

Alguém tem idéia? Deve ser a placa de resistência, né? Estranho que com todo mundo pelo menos funciona na posição 4, mas a minha nem isso... estou criando coragem pra desmontar o painel, mas pra isso tem de ter paciência e muito tempo, pelo jeito.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por leao.ez »

Tem vários tópicos sobre o assunto no fórum, dá uma pesquisada que você encontra, inclusive para o desmonte do painel. Já desmontei uma vez, dá bastante trabalho mas não é muito complicado, tem que ter tempo e paciência para ir separando os parafusos e anotando os passos para a remontagem. Achei a placa dos contatos elétricos bem frágeis e escondida atrás do painel, a minha deformou com um curto, fiz um conserto provisório mas já começou a incomodar de novo. É melhor analisar primeiro o painel do controle do ar ou tentar localizar onde esta o defeito, porque se desmontar o painel e precisar de alguma peça, vai ficar com o carro parado.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por mbiane »

O painel de controle que vc diz é a chave de velocidade? Se sim, ela não deve estar com problema, pois ao acioná-la sem o ventilador conectado na fiação, eu tenho voltagem lá.
O problema é em algum relê ou nessa placa, provavelmente. Não tem mais nenhum relê no circuito além desta placa, né?
Eu pesquisei bastante os outros tópicos, mas parece que nunca ninguém teve problema semelhante ao meu, de parar tudo de uma só vez.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por mbiane »

Bem, o problema é na resistência mesmo: mal contato no negativo principal.
Espero que não pare mais de funcionar, mas não tive de tirar todo o painel. Tirando os parafusos, consegui mover o painel um pouco pra trás e ter acesso à resistência. É só tirar as capas do volante e do câmbio, que dá um pouco de trabalho mas é menor do que desmontar até o volante pra tirar tudo!
E minha resistência já foi mexida, pois tem um fio ligando as duas pontas do tal fusível. Que coisa!
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por leao.ez »

Esta peça parece ter sido mal dimensionada, a minha também entrou em curto e fiz uma gambiarra para manter funcionando, mas já começou a falhar de novo. Pelo que observei, o fio que sai para o ventilador fica solto e com o movimento constante começa a prejudicar os contato, deveria ser fixo. Não entendo a localização desta placa em um local de difícil acesso, poderia ter sido colocada embaixo do painel ou no cofre do motor. O meu ventilador, que queimou por causa de um curto na placa, já foi trocado pelo de um Fiat Tipo, que com alguns ajuste coube no lugar, mas só funciona na velocidade maior, o fusível térmico já deu defeito. Acho o projeto total do carro bem interessante, mas colocar peças importantes atrás do painel foi uma péssima escolha. Se esta placa estragar novamente, vou pensar em um modo de substitui-la por um outro esquema em um local mais acessível. Abçs.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por Christian »

Eu mandei arrumar todo o sistema de ar condicionado do meu. Troquei o compressor,o vaporizador que tinha um micro furo, termostato , resistencias e até o painel que por incrivel que pareça, estava em curto e influenciava no funcionamento do termostato que não desligava automaticamente. Eu tinha que desligar o ar manualmente porque o sisteme congelava a ponto de não sair mais ar pelos difusores.
Outro problema é que o ar condicionado do Twingo não tem filtro . Vejam como fica o vaporizador no passar dos anos.
Na brincadeira gastei milzinho .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por leao.ez »

Dependendo do valor de avaliação do carro, é um gasto considerável!
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por mbiane »

Mil reais em tudo isso?
Só compensa se for querer ficar com o carro ainda durante um bom tempo!
Eu espero que o meu não dê mais problemas na parte do ar/ventilação, senão passo pra frente sem arrumar isso. Lugar chato de mexer e já não é a primeira vez que isso acontece.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por Christian »

O meu tenho desde zero km e não vou vendê-lo . Alem do ar condicionado acabo de fazer o motor e gastei o valor de outro Twingo .
OBS : 19 anos sem mexer em nada , eu não reclamo. Eu fiz o motor com 241 mil kms, isto porque a ventoinha parou de funcionar e queimou a junta do cabeçote e eu resolvi fazer um motor novo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Mais um ventilador parado

Mensagem por mbiane »

É, daí vale a pena arrumar.
Sou segundo dono, tô querendo ficar com ele mas essas coisas pequenas acabam por encher um pouco o saco...
Responder