Limpeza do vaporizador do A/C

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por Christian »

Pessoal

Esta vai para os proprietarios de Twingos com ar condicionado. Como todos sabem, eu tenho meu Twingo desde zero km (1995) . Acontece que o Twingo não possui filtro para o sistema de ar condicionado como é normal em outros veiculos. Como nunca havia mexido no ar condicionado nestes 19 anos, um dia fatalmente iria dar problema . Queimou o termostato que vai dentro do vaporizador. Desmontado o painel, chegamos a caixa de ar condicionado . Para minha surpresa e acho que será de vocês tambem, vejam o estado (sujeira) em que está o vaporizador. Aconselho aos que quiserem ter o ar condicionado funcionando perfeitamente verifiquem o estado de conservação . Pode fazer mal a saude !!!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por EDISON »

Onde fica este filtro Christian?
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por leao.ez »

Este projeto do painel do Twingo é irracional, peças importantes e que requerem manutenção periódica ficam escondidas atrás do painel, e para qualquer conserto simples como troca de fusível térmico, do ventilador interno e limpeza ou manutenção do ar condicionado exige uma mão-de-obra absurda. A falta de um filtro para barrar impurezas que sujam o vaporizador não tem explicação.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por Christian »

Edison . Veja onde fica. Como o Leao escreveu, é um parto. Tem que afastar o painel. Eu nunca tinha feito a limpeza porque não queria tirar o painel. O resultado é este .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por leao.ez »

Desmontar o painel é um trabalho pesado que tem que ser feito com muito cuidado e critério, para não estragar encaixes e poder remontar da forma correta. Eu já fiz uma vez, ainda que de modo parcial, pois tive problemas com os contatos do ar condicionado, cuja placa fica exatamente atrás dele. Na verdade foi um conserto parcial para não ficar sem o ar condicionado, mas o defeito esta voltando e vou ter que estudar uma forma de substituir a peça por uma outra adaptada, pois a original derreteu alguns plugs por mau contato. Vendo a foto do vaporizador do carro do Christian se tem uma ideia de como fazer sua manutenção é trabalhosa e cara, pois sua posição deveria ser mais facilitada e acessível, assim como outras tantas peças importantes que ficam escondidas atrás do painel. Se o desmonte for mesmo necessário, aqui no fórum existe um tópico bem didático, mas reserve um dia para a empreitada e anote minunciosamente a sequencia de desmontagem para não se perder depois.
Avatar do usuário
moshinho
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Nov 2015, 08:56
Cidade: Alentejo
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 1995

Re: Limpeza do vaporizador do A/C

Mensagem por moshinho »

Por onde entra o ar para o vaporizador? Onde ficam essas entradas de ar?
Responder