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Setor de direção
Enviado: 06 Jan 2014, 13:56
por leao.ez
Amigos, o setor de direção do meu carro esta batendo em piso irregular, e gostaria de saber se tenho que trocar todo o conjunto ou se existe algum kit de reparo. Os braços axiais estão sem folga.
Re: Setor de direção
Enviado: 06 Jan 2014, 14:43
por Christian
Leao - Pode ser que seja embuchamento. O meu estava com este barulho que refletia no volante e parecia que a caixa de direção estava solta. Mandei embuchar e ficou bom. Apenas no começo é estranho porque a direção fica um pouco dura mas vai ficando normal à medida que vai usando o carro. Paguei R$ 120,00 mais o custo da oficina para desmontar e montar.
Obs: Isto se você tem certeza de que não são os braços axiais.
Re: Setor de direção
Enviado: 07 Jan 2014, 07:08
por lucaverna
Cara, eh bom dar uma revisada nos parafusos de fixação da caixa. Na scenic eu sentia uma folga na direção e ao esterçar eu ouvia umas batidas, ai li sobre um problema nos meganes de caixa de direção solta. Fui revisar a minha e todos os parafusos aceitaram tranquilamente pelo menos meia volta de aperto. Sumiram todos os barulhos e folgas.
Outra coisa. Tanto a Scenic quanto o Tw estão com folga nas pinças de freio... ao andar em piso irregular parece que ta batendo tudo, mas é só pisar de leve no freio(para aplicar pressão nas pastilhas) que somem todos os barulhos.
Re: Setor de direção
Enviado: 07 Jan 2014, 07:53
por leao.ez
Christian, vou procurar aqui alguém que faça o serviço, os braços axiais chequei e estão ok. Inclusive notei que a coluna de direção, no batente onde fica os comandos dos piscas e luzes, esta com uma pequena folga quando mexo para cima e para baixo. Estou pensando em desmontar a carenagem que envolve o batente e retirar a folga.
Lucaverna, vou checar se o setor esta bem preso na carroceria, mas acho que é problema de folga mesmo, o meu mecânico já havia me alertado. Ví que tu tem o mesmo ano e modelo do meu, sempre me disseram que o motor era um 1.2, mas na última vez que fui na Servifrance, me disseram que o meu é um 1.0, o mesmo do Clio.
Re: Setor de direção
Enviado: 07 Jan 2014, 08:29
por lucaverna
leao.ez escreveu:. Ví que tu tem o mesmo ano e modelo do meu, sempre me disseram que o motor era um 1.2, mas na última vez que fui na Servifrance, me disseram que o meu é um 1.0, o mesmo do Clio.
Leao.ez, eu quase me agarrei a pau com um cara que era vendedor na Remot que o cara disse que nunca veio um twingo 1.2 para o brasil que todos são 1.0 e ele queria me vender uma correia dentada indicada para o clio. Ele deve ta trabalhando na servirance agora(rsrsrsr).
O fato é que Muitas peças do nosso carro são iguais aos primeiros clios. inclusive a termostatica que eu comprei semana passada foi vendida como sendo do clio(levei uma foto dela na loja na hora de comprar). Mas acho que se for ver o virabrequim e as bielas, provavelmente serão diferentes, Embora as demais peças possam vir a ser iguais.
Re: Setor de direção
Enviado: 07 Jan 2014, 16:23
por Christian
Eu acabo de comprar um 1998 preto, igual ao meu 1995 . O que muda é o motor D7F que é 1.2 multipoint com correia dentada. Este foi o ultimo modelo Francês que chegou no Brasil . Os modelos 1.0 foram importados do Uruguai a partir de 1999. Para identificá-los facilmente é só checar os parachoques que são diferentes.
Re: Setor de direção
Enviado: 08 Jan 2014, 07:49
por leao.ez
Christian, você teria fotos para podermos diferenciar os para-choques? Tentei achar a indicação do tipo de motor na plaqueta identificadora dentro do cofre, mas não consta a informação. A correia do meu é estriada, não dentada. Esta falta de informação é muito chata, pois fico com receio de comprar peças erradas quando preciso.
Re: Setor de direção
Enviado: 08 Jan 2014, 12:24
por Christian
Leao - Para saber se é Francês (1993>1998) ou Uruguaio (1999 > 2002) é só vertificar no numero do chassis se come ça com "VF" (Francês) ou "VU" (Uruguaio) - Segue abaixo fotos e caracteristicas dos motores e os parachoques .
Re: Setor de direção
Enviado: 08 Jan 2014, 12:43
por leao.ez
Christian, o meu é exatamente igual ao bordô que aparece na foto, e pelas fotos que você colocou, em 1998 só existiu o D7F. Sempre achei que o meu fosse esse, mas indo em lojas ditas ´especializadas em Renault´, me disseram que era o 1.0 do Clio. Na verdade se é francês ou uruguaio pouco importa, mas sim saber exatamente a cilindrada para poder comprar as peças certas quando necessário. Abçs.
Re: Setor de direção
Enviado: 08 Jan 2014, 16:08
por Christian
Leao - Todos os Franceses são 1.2 e os Uruguaios são 1.0 . Por isso que eu falei para verificar o numero do chassis.