Setor de direção

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Setor de direção

Mensagem por leao.ez »

Amigos, o setor de direção do meu carro esta batendo em piso irregular, e gostaria de saber se tenho que trocar todo o conjunto ou se existe algum kit de reparo. Os braços axiais estão sem folga.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Setor de direção

Mensagem por Christian »

Leao - Pode ser que seja embuchamento. O meu estava com este barulho que refletia no volante e parecia que a caixa de direção estava solta. Mandei embuchar e ficou bom. Apenas no começo é estranho porque a direção fica um pouco dura mas vai ficando normal à medida que vai usando o carro. Paguei R$ 120,00 mais o custo da oficina para desmontar e montar.
Obs: Isto se você tem certeza de que não são os braços axiais.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Setor de direção

Mensagem por lucaverna »

Cara, eh bom dar uma revisada nos parafusos de fixação da caixa. Na scenic eu sentia uma folga na direção e ao esterçar eu ouvia umas batidas, ai li sobre um problema nos meganes de caixa de direção solta. Fui revisar a minha e todos os parafusos aceitaram tranquilamente pelo menos meia volta de aperto. Sumiram todos os barulhos e folgas.

Outra coisa. Tanto a Scenic quanto o Tw estão com folga nas pinças de freio... ao andar em piso irregular parece que ta batendo tudo, mas é só pisar de leve no freio(para aplicar pressão nas pastilhas) que somem todos os barulhos.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Setor de direção

Mensagem por leao.ez »

Christian, vou procurar aqui alguém que faça o serviço, os braços axiais chequei e estão ok. Inclusive notei que a coluna de direção, no batente onde fica os comandos dos piscas e luzes, esta com uma pequena folga quando mexo para cima e para baixo. Estou pensando em desmontar a carenagem que envolve o batente e retirar a folga.
Lucaverna, vou checar se o setor esta bem preso na carroceria, mas acho que é problema de folga mesmo, o meu mecânico já havia me alertado. Ví que tu tem o mesmo ano e modelo do meu, sempre me disseram que o motor era um 1.2, mas na última vez que fui na Servifrance, me disseram que o meu é um 1.0, o mesmo do Clio.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Setor de direção

Mensagem por lucaverna »

leao.ez escreveu:. Ví que tu tem o mesmo ano e modelo do meu, sempre me disseram que o motor era um 1.2, mas na última vez que fui na Servifrance, me disseram que o meu é um 1.0, o mesmo do Clio.
Leao.ez, eu quase me agarrei a pau com um cara que era vendedor na Remot que o cara disse que nunca veio um twingo 1.2 para o brasil que todos são 1.0 e ele queria me vender uma correia dentada indicada para o clio. Ele deve ta trabalhando na servirance agora(rsrsrsr).

O fato é que Muitas peças do nosso carro são iguais aos primeiros clios. inclusive a termostatica que eu comprei semana passada foi vendida como sendo do clio(levei uma foto dela na loja na hora de comprar). Mas acho que se for ver o virabrequim e as bielas, provavelmente serão diferentes, Embora as demais peças possam vir a ser iguais.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Setor de direção

Mensagem por Christian »

Eu acabo de comprar um 1998 preto, igual ao meu 1995 . O que muda é o motor D7F que é 1.2 multipoint com correia dentada. Este foi o ultimo modelo Francês que chegou no Brasil . Os modelos 1.0 foram importados do Uruguai a partir de 1999. Para identificá-los facilmente é só checar os parachoques que são diferentes.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Setor de direção

Mensagem por leao.ez »

Christian, você teria fotos para podermos diferenciar os para-choques? Tentei achar a indicação do tipo de motor na plaqueta identificadora dentro do cofre, mas não consta a informação. A correia do meu é estriada, não dentada. Esta falta de informação é muito chata, pois fico com receio de comprar peças erradas quando preciso.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Setor de direção

Mensagem por Christian »

Leao - Para saber se é Francês (1993>1998) ou Uruguaio (1999 > 2002) é só vertificar no numero do chassis se come ça com "VF" (Francês) ou "VU" (Uruguaio) - Segue abaixo fotos e caracteristicas dos motores e os parachoques .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Setor de direção

Mensagem por leao.ez »

Christian, o meu é exatamente igual ao bordô que aparece na foto, e pelas fotos que você colocou, em 1998 só existiu o D7F. Sempre achei que o meu fosse esse, mas indo em lojas ditas ´especializadas em Renault´, me disseram que era o 1.0 do Clio. Na verdade se é francês ou uruguaio pouco importa, mas sim saber exatamente a cilindrada para poder comprar as peças certas quando necessário. Abçs.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Setor de direção

Mensagem por Christian »

Leao - Todos os Franceses são 1.2 e os Uruguaios são 1.0 . Por isso que eu falei para verificar o numero do chassis.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder