Freio Fraco

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Freio Fraco

Mensagem por lucaverna »

Gente, n sei mais o que fazer, o twingo ta com um freio extremamente fraco faz tempo.

a coisa de 6 ou 8 meses, o freio não estava bom e levei ele em uma oficina especializada em freios(freios Presidente, av pernambuco) e mandei faze A geral, foram lonas, pastilhas, cilindros de tobas, passe nos tambores, feito o que tinha para fazer. Sai da oficina com a impressão que os freios estavam piores... No mesmo dia fiqueis sem freio.... por sorte estava chegando em casa e foi quando virei uma esquina de baixo movimento....

Descobri que o parafuso de sangria da roda dianteira direita estava solta e ao pisar no freio jorrava fluido fora. Sangrei a roda(mandei a mulher pedalar no freio com o carro desligado, segurar o freio pressionado e soltei o parafuso voltando a apertar rapidamente). No dia seguinte voltei na oficina e falei com o atendente o que havia acontecido, meu carro teve os freios revisados, foi re-sangrado e continuou do mesmo jeito.

Agora eu e a patroa trocamos as chaves e TW a partir de segunda será meu carro do dia a dia, e eu me borro todo de andar com carro cuim de freio(já tive carro assim e batia uma vez por ano). Só que eu não sei mais o que fazer.

Não parece que tem nenhuma regulagem que possa ser feita, o pedal, não esta baixo e não esta duro, só vc pisa e parece que o freio atua muito pouco! Simplesmente é muito fraco!

Se alguem tive alguma ideia ou sugestão sera muito bem vinda.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Freio Fraco

Mensagem por Christian »

Lucaverna - Voce se acostumou com os freios da Scenic e agora está estranhando o do Twingo. Eu tenho uma Grand Tour com ABS e disco nas 4 rodas. e quando dirijo o Twingo tenho que tomar cuidado. Ele não tem um freio bom.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Freio Fraco

Mensagem por lucaverna »

Christian,

Eu até concordo com voce, o freio da scenic é fora de série, e já ouvi reclamação de outros colegas twingueiros que os freios são ruins, mas o meu é ruim d+...

Para vc entender, por mais que se pise com força, nunca acontece do carro trava uma roda(ok, isto é bom em partes, mas já tive que recorrer ao freio de mão diversas vezes).

Tava olhado na nota do serviço do freio e não forma trocados os discos e tambores... to até pensando em trocar(mal certamente não fará). Os discos e tambores do tw são iguais ao do twingo certo?
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Freio Fraco

Mensagem por Christian »

Faça o seguinte . Troque as pastilhas e o disco apenas. Eu troco o disco a cada 2 troca de pastilhas. Custa algo em torno de R$ 60,00 o par de discos. É mais "barato" do que dar passe no disco. Pastilha coloque uma TRW, cobrec ou Ecopads.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Freio Fraco

Mensagem por EDISON »

Oi pessoal! Permissão para discordar! Não acho que os freios do TW sejam ruins ... muito pelo contrário ando em geral na velocidade limite, viajo todo o dia e ultrapasso ... como se diz ... costurando, dada as características do veículo: frente curta, espaço pequeno, aceleração rápidamas baixa velocidade ... e nunca tive problemas!
Creio que o seu problema inicialmente foi com o profissional e posteriormente com o cilindro mestre do fluido ...
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Freio Fraco

Mensagem por Christian »

Edison - Não é que os freios do Twingo sejam ruins, é que dos mais carros modernos são mais eficientes.. Eu sempre tive mais um carro junto com Twingo (Tempra ,Renault 19, Megane, Citroen, e Gran Tour) e o freio destes carros era melhor que o Twingo. Acabo de comprar outro Twingo 98 e o freio tambem tem a mesma resposta do meu 95.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Freio Fraco

Mensagem por leao.ez »

Também acho fraco o freio do Twingo, já troquei tudo, inclusive o fluído, e não melhorou muito. Já levei vários sustos por causa disso, sempre me condiciono a deixar uma distância maior para o carro da frente como margem de segurança.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Freio Fraco

Mensagem por lucaverna »

Vou confessar que hoje, já rodando com o carro a quase dois dias, e ontem eu USEI o carro(vim para o trabalho, tive que voltar em casa para buscar coisas esquecidas e fui resolver problemas diversos no final da tarde) já não estou achando o freio tão ruim assim....

Mas estou achando que algumas coisas estão muito gastas e com muita folga. Acho que deve ter muita folga entre os tambores e as sapatas do freio, por que se voce puxa o freio de mão um CLICK o comportamento do freio é outro....

Ontem tambem descobri que um barulho da dianteira é folga no freio(ao pisar no freio o barulho some).

Acho que vou medir a espessura do tambor e do disco e vou em uma loja medir peças novas para ver se estão muito gastas.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Freio Fraco

Mensagem por Christian »

Lucaverna - É só uma regulagem das lonas traseiras. É facil e rapido. Acabei de regular as lonas do meu 95 . O freio de mão estava alto.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Freio Fraco

Mensagem por lucaverna »

Vou ressuscitar este tópico.

Resumo do causo: Duas semanas atras, de tanto eu utilizar o freio de mão em situações criticas, acabou estourando o cabo. Eu pretendia trocar ele no final de semana passado, mas antes disto a falta de freios cobrou seu preço, e em um dia de chuva acabei dando com o carro em um cordão... Já coloquei o carro para funcionar novamente, mas ainda estou na corrreria para deixar ele 100%

Isso fez com que eu tomasse uma atitude a respeito dos freios, vinha a tempos matutando a possibilidade de colocar discos na traseira, mas achei que iria ser complicado d+ esta operação, alem disto minha scenic é tambor na traseira e já disse nesse mesmo tópico que o freio dela é fantástico.

A diferença entre o modelo da scenic e do twingo são discos ventilados na dianteira(do meu twingo é solido), Pesquisando um pouco mais ví que os 1.2 utilizam disco solido e os 1.0 utilizam discos ventilados, ai reparei em outro fato curioso. Das pessoas que comentaram neste tópico, as que tem o twingo 1.2 reclamaram do freio... já o Edison com seu 1.0 discordou completamente...

Ontem fui em um desmanche para achar algumas peças para o meu carro(como disse ta andando mas não ta legal ainda) e tive a oportunidade de comparar as pinças de um twingo 95 e de um 2001. Elas são exatamente iguais!
Já comprei tambores novos para o meu carro e to bem a fim de colocar discos ventilados, mas em todas as lojas que eu vou e proponho isto ao atendente praticamente me chama de maluco, mas do que pesquisei por fora isto parece completamente viável e diria que até simples(ainda não consegui comparar os dois discos, mas até o momento tudo indica ser plug and play!)
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Responder