Ventilador de ar

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Christian, o rele da velocidade 4 fica proximo do ventilador, na plaquinha onde tem as resistências das outras velocidades.

Já nas velocidades 1,2 e 3 as resistencias são ligadas em serie com o ventilador fazendo a corrente circular pelo painel de comando. Infelizmente eu tenho fotos apenas do conector queimado. mas assim que eu puder eu vou anexar elas aqui.

EDIT:

Tava me lembrando aqui que da primeira vez que desmontei o painel tirei diversas fotos expecificamente desta placa... acho que tenho uma foto mostrando este rele!
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Christian, a placa de controle onde esta o rele fica localizado nesta região

Imagem

Voce solta o parafuso que existe ali levanta um lado e consegue tirar fora toda a placa com as resistências, ai voce consegue facilmente soltar a placa. Infelizmente eu não tenho foto do lado dos componentes, mas tenho a foto do lado de tras da placa.

Imagem

O rele está nesta placa(veja que os fios do ventilador forma soldados diretamente nela no meu carro). Eu consegui ouvir ele nitidamente com o painel desmontado.

Mas se você esta tendo problemas com a velocidade 4 eu acho que talvez não seja o rele o culpado. Nesta placa existe também um fusível térmico que facilmente pode dar problema e afeta diretamente a velocidade 4.No meu carro ele foi substituído por um fio(altamente não recomendável) mas pode ser trocado por um fusível de 10a ou por um outro fusível térmico(ele pode ser encontrado em lojas de eletrônica).

Sinto não poder ajudar mais,infelizmente montei o painel do carro novamente e não posso tirar a foto ideal desta placa e detalhar os componentes. Procurei na rede mas não encontrei nenhuma foto dela para mostrar.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Graças ao google translate para frances consegui as imagens.

Imagem

Esta é a placa de controle com a carcaça plastica. Ao remover ela fica facil de ver o rele e o fusível térmico(repare no "calibre" do rele, é dificil esse bichinho dar problema....

Imagem

Para testar o fusivel termico voce pode utilizar um multietro e testar a continuidade deste ou se não possuir um multimetro ligue o fusivel termico em serie com uma lampada.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Lucaverna - Legal. Melhor que isto só você vir a SP e desmontar o painel do meu carro.... rsrsrs
Valeu muito a sua explicação. Vou tomar coragem e fazer, ja que o carro está parado aguardando fevereiro para ganhar um motor novo.
Em tempo . Vou copiar estas fotos e colocar em nosso forum de SP. ( Com creditos a voce)
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Olha christian, pagando as passagens eu até vou(rsrsrsrs).

Acho ótimo replicar esta informação!

Só Acho que era bom acrescentar que isto tudo é referente ao modelo com AC. Pelo que estive lendo o modelo sem AC não possui essa placa, e apena um modulo com as resistências, mas mesmo assim existe o junto das resistências o fusível térmico que é o que da problema com frequência.

Esse fusível térmico existe também na na resistência da segunda primeira velocidade da ventoinha.... normalmente ele estragam e trocam toda a resistência pela do uno(acho que voce fez isto), mas o que estraga é esse mesmo fusível térmico, basta troca-lo(ou colocar um fio por fora) que ela volta a funcionar.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Ventilador de ar

Mensagem por MadFrog »

Rapaziada, li o tópico todo e estou com um problema tb na ventilação.

O A/C funfa bem, mas só a partir da velocidade 2:

- Na verdade o 1 não venta nada, nada;
- o 2 venta o que o 1 deveria;
- o 3 venta o que o 2 deveria e
- o 4 o que o 3 deveria.

O que deveria soprar o 4 acho que não sopra, pq dependendo do calor acho que o ar tinha que recircular mais rápido no carro. Tipo, o ar na boca do A/C está bem frio mas no resto do carro não está o ideal.

Parece que falta "vitamina", rsrsr...

Alguém teve algo igual a isso? Será problema no ventilado ou em outra parte do circuito?

Valeu!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Mad - Eu refiz todo o sistema do ar condicionado do meu carro . De 2 compressores fiz 1 , troquei o vaporizador interno, o termostato e o painel de controle pois estava com defeito.
O problema maior foi o vaporizador que estava sujo e tinha um pequeno furo. O problema no Twingo é que não tem filtro de ar condicionado então depois de 20 anos sem mexer em nada no sistema , justo que eu teria que refazê-lo. . Veja como fica o vaporizador embaixo do painel
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Ventilador de ar

Mensagem por MadFrog »

Caracas Christian!!!!!!

Que estado!!!!.... meu carro tá com 150 mil km.... deve estar entupindo né?.... justifica o q descrevi!!!!

Pior que tem q desmontar tudo, limpar, recarregar e montar de novo né....

Vou agendar pq se for isso vai reter o carro uns dias.

Obrigado pela dica!!!!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Mad - Meu carro ficou 1 semana na oficina , mas o serviço foi completo. Agora o ar funciona direitinho . Gastei R$ 1.000,00 nesta brincadeira
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
MadFrog
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Ago 2014, 11:30
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002

Re: Ventilador de ar

Mensagem por MadFrog »

Caro Christian, hj passei numa das maiores lojas de AC aqui no RJ, a Refricentro. Comentei o caso e me foi indicado exatamente a limpeza do sistema de AC, que nesse primeiro orçamento me foi cobrado R$ 1.200,00.

Acho até que está perto do que te cobraram...

O que me preocupou: O gerente (que foi muito sincero comigo) me falou um fato incômdo, pois comentou sobre o risco do carro ficar pingando água (condensada) dentro do mesmo após o serviço. Disse que já pegou um Twingo pra fazer esse trampo em outra loja mas, apesar do carro ter ficado gelando 100%, eles nunca conseguiram (mesmo após desmontar mais uma vez o carro) descobrir o que fazia pingar água dentro do mesmo. Falou que pegaria o serviço sem problemas, mas me preveniu desse ocorrido. Aí é lenha né....

Sugeriu até eu levar na Renault, pois caso isso ocorresse eles teriam como descobrir o "macete". Rs.

Fiquei bolado com isso. Vc passou por algo assim ou poderia me dizer como evitar esse problema?
Responder