Ventilador de ar

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Ventilador de ar

Mensagem por leao.ez »

Colegas, o ventilador do meu carro começou a dar mau contato e parou de funcionar. Neste final de semana retirei a peça e notei que o problema é intermitente, pois testando direto na bateria funciona, mas na posição invertida da que fica na caixa de ventilação, ou seja, com as pás para baixo. Quando testo na posição correta, com as pás para cima, ele não funciona. Retirei as tampas da escovas e soprei no local para retirar o pó, e ele voltou a funcionar. Após montar no local, parou de funcionar. Onde compro estas escovas do motor? Existe algum motor compatível que possa substitui-lo? Lembro que uma vez li aqui que o do Gol serve, isto procede?
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Leao - Creio que as escovas devem ser compativeis com outras no mercado. Já que voce retirou o motor do lugar, leve-o a um auto eletrico pois o mecanico deverá saber. Acho que fica mais facil.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilador de ar

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, já trocaram duas vezes as escovas, que foram adaptadas, e parou de funcionar novamente. Estou disposto a perder os 70,00 investidos no conserto e partir para uma solução alternativa. Uma vez lembro que li aqui no fórum que o ventilador do gol antigo era compatível, alguém confirma? Porto Alegre em pleno verão não dá pra ficar sem ar condicionado, me ajudem!!! Rsrsrsrs
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Este é um problema cronico do Twingo. Faz tempo que o velocidade maxima do ventilador do meu Twingo 95 não funciona . Apenas as 3 primeiras velocidades funcionam . Comprei o 98 e não funcionava nada e nem tinha gas do ar condicionado. Desmontei o controle do painel limpei os contatos e funcionou. Já mandei carregar o gas do ar condicionado e ficou normal.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilador de ar

Mensagem por leao.ez »

Já tive que tirar o motor três vezes, as escovas novas colocadas pelo autoeletrico funcionam por um tempo e depois param. O motor fica num local muito chato de atingir, e cada vez que deixo no autoeletrico lá se vai quase uma semana e eu sem ar condicionado no calor de 35º de Porto Alegre. Estou disposto a encontrar outro motor que possa ser usado no conjunto, gostaria da indicação de alguém que já tenha feito a adaptação.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Leao, O Giovanacosta_silva disse no topico sobre adaptações
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 3&start=10

O meu tb fica falhado o tempo todo, mas achava que era outra coisa vou dar uma olhada nesse motor do capeta....

Caso faça a adaptação de um retorno do resultado.

Edit: Tava lendo a frase do cara "Véio! Quase deu um tornado dentro do carro na velocidade 4! (a do monza sei que dá)." será que o do monza da para adaptar no tw, ou o do monza faz um tornado dentro do carro?!?!?!?!?!?! :lol:
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilador de ar

Mensagem por leao.ez »

Lucaverna, o problema que acho de colocar um ventilador com uma velocidade muito alta é que o ar passará muito rápido pelo resfriador e não resfriará apropriadamente. Hoje pretendo retirar o raio do ventilador e levar em um desmanche para ver se consigo outro igual, mas acho que a velocidade máxima de ventilação tem que ser parecida com a do motor original. Abçs.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Ventilador de ar

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, diante da impossibilidade de encontrar um motor do ventilador usado, parti para uma procura por um similar. Retirei o meu do lugar e fiz uma busca nas lojas de peças usadas, e encontrei o do Tipo, da Fiat, que tem basicamente as mesmas dimensões, só uma base mais larga, que demandou algumas adaptações. Esta funcionando perfeitamente, fica a dica para quem precisar. Abçs.
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Ventilador de ar

Mensagem por lucaverna »

Interessante Leao. Obrigado pelo retorno.

Este final de semana desmontei o painel do meu tambem para ver o problema da ventilação desligar(nesse calor de poa ninguem merece isto). E descobri que o problema do meu não é o motor.

Eu comprei meu carro já com diversas adaptações, então nunca sei o que é original ou não, acontece que a alimentação do ventilador esta circulando pelo comando do painel(exceto na velocidade 4, que tem um rele junto do ventilador ligando este direto no 12v), isto está ocasionando a queima do conector do painel de controle devido a sobrecarga(este conector não foi feito para trabalhar com tanta corrente(isso ao meu ver)).

Tirei umas fotos, mas aqui na empresa não posso anexar...
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2104
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Ventilador de ar

Mensagem por Christian »

Lucaverna. Muito bom vc ter descoberto o problema, assim posso tomar coragem e mexer no meu. Poste as fotos para eu locslizar o rele.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder