Minha saga com o ar condicionado

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
Avatar do usuário
paola
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Set 2012, 11:57
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Minha saga com o ar condicionado

Mensagem por paola »

Depois de muito sofrer e muito utilizar as dicas deste fórum, gostaria de contribuir um pouco contando como solucionei os problemas do meu ar condicionado.

O resumo da história é: durante muito tempo, ele ficou funcionando só no nível 4. Um belo dia, parou de funcionar até o nível 4. Neste calor de Brasília, era impossível, fui consertar na mesma hora.

Depois de ler várias dicas do fórum, repassei-as para o mecânico que estava me ajudando e ele fez o seguinte:

1) Retirou o motor do ventilador sem desmontar o painel, colocando a mão por trás do "porta-luvas", ficando deitado no chão do passageiro.

2) Ficou durante horas e horas lavando o motor e tirando umas cacas dele que tinham-se acumulado, segundo ele, porque havia caído muita água ali. Ele ficou curioso em saber porque havia tanta água, já que ali é um lugar que geralmente não tem acesso a água.

3) Depois de tirar os podres do motor e ficar testando-o durante umas três horas, conseguiu reinstalá-lo de volta sem desmontar o painel.

Tudo isso me custou algo como R$ 200,00.

Sobre a água que se acumulava no motor, concluí que tinha a ver com um defeito no sistema de arrefecimento do meu carro, que estava fazendo vazar a água. A caixa do radiador estava quebrada e a água não circulava direito. Eu acho que era essa água que estava se acumulando no motor do ventilador, apesar de que não tenho certeza disso.

Ademais, para completar a saga, agora foi a válvula do sistema de arrefecimento que estragou, e a água voltou a vazar. Como consequência, o nível 3 do ventilador parou de funcionar. Já consertei a válvula, falta consertar o ventilador.

Pessoal, não sei se isso tudo é correto, não entendo nada de carros, só estou tentando contribuir para um problema que parece ser muito comum.

Até!
Avatar do usuário
Fogassa
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 23
Registrado em: 18 Abr 2016, 17:25
Cidade: Blumemau
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto

Re: Minha saga com o ar condicionado

Mensagem por Fogassa »

"Retirou o motor do ventilador sem desmontar o painel" :shock:

Estarei me enfiando debaixo do painel hoje mesmo. Estava adiando pela necessidade de desmontar o painel todo.
Twingo Pack 1.0 16v (D4D) 2001
Rumo aos 300.000 km!
Responder