Continuado a minha saga
Caros amigos, finalmente resolví o problema do radiador/ventilador.
Segue um tuto basiquinho p/ ajudar que tiver o mesmo problema.
em primeiro lugar saiba que a resistencia tema finalidade de provocar uma queda de tensão na alimentação do ventilador, logo ela é de vital importancia p/ que o primeiro estagio de ventilação funcione.
como testar, solte o plug que conecta ela e com um multimetro na escala mais baixa de medição de resistencia ohmica (1x)
vc deve encontrar um valor baixo, na faixa de 10ohms, caso não dê nada, troque-a.
no cofre do motor, tem uma caixa de fusivel e rele.
o rele preto ao lado direito de quem está vendo, é o rele responsavel pela primeiro estagio do ventilador, ele é um rele NA normalmente aberto que quando o sensor de temperatura do radiador atinge a temperatura a qual ele foi projetado, ele fecha jogando +12 volts no fio laranja, esse fio laranja leva +12 volts a bobina do rele, como dentro da cx de fusivel ele já está aterrado ele fecha seus contatos , fazendo com que +12 volts retorne pelo fio branco que vai no plug da resistencia e retorne pelo fio vermelho grosso p/ o plug da ventoinha. dessa forma o ventoinha liga no seu primeiro estagio.
o rele da lateral esquerda do anterior é o rele responsavel pelo segundo estagio do ventoinha, ele joga +12volts direto na ventoinha por isso ela gira mais rapido, ele também é um rele de contatos NA que joga +12 no fio vermelho com branco que vai no plug da ventoinha.
como testar o sistema, desplug a ventoinha,
desplug o sensor de temperatura,
feche os contatos do plug que vai p/ o chicote do tw, extremidade p/ extremidade, vc deverá ouvir um rele armando,
depois da extremidade p/o centro.
lembre que os fios laranjas são retorno do rele, no meu tw tem um fio amarelo e dois laranja, o amarelo é o +12 volts e os laranja o retorno dos reles, entao fechando amarelo+1laranja (central) vai funcionar o rele do segundo estágio,
fechando amarelo +1 laranja da outra extremidade do plug vai acionar o rele do primeiro estagio.
abaixo bou colocar algumas fotos com legendas.
dessa forma dou por finalizado esse defeito que tinha no meu tw, deixei ele funcionando nagarangem e a ventoinha funcionou de forma esperada.
amanhã vou monitorar a temperatura com um termopar e termometro digital para ver se está armando dentro do limite que o sensor foi projetado.
depois informo p/ voces.
amanhã vou acabar de montar o tw, colocar o parachoque dianteiro, como eu estou mais preocupado com a segurança do sistema, ou seja entre a originalidade dos plugs e a certeza que o sistema vai funcionar, vou tirar alguns plugs do sistema de arrefecimento que julgo não confiaveis.
meus posts acabam virando um livro, mas espero que ajude alguem que tenha o mesmo problema.
ainda amanhã vou tb colocar um led em paralelo com a ventoinha só p/ monitorar durante o transito e...
vou desenvolver um termometro digital com PIC e display de lcd onde vou ter as informações de temperatura e indicação de ventoinha funcionando.
quando eu postar eu aviso.
abraços
fotos no seguinte endereço
http://www.twingoclubesp.com/forum/view ... 1&start=10