Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por mad_b »

Abaixo há algumas imagens referentes à parte do cofre do motor, entretanto a parte do motor é muito fácil, não precisa sequer erguer o carro ou ir por debaixo dele; as dicas são úteis para se trocar, sozinho, o cabo da embreagem do Twingo, que envolve o imprescindível detalhe de rearmar a catraca do pedal, responsável por manter o cabo sempre tensionado e o pedal na posição correta.

No caso do twingo (talvez seja similar no clio e/ou outros modelos, eu não sei dizer) remover o pedal para rearmar (e fixar temporariamente a catraca na posição armada) simplifica também a colocação do cabo no pedal, pois ele passa por lugares apertados o que dificulta manusear por ali.

Com um par de chaves 16mm (usei uma estrela para segurar a porca e um cachimbo catraca para a cabeça, que fica próxima ao pedal do freio), remove-se o pedal de embreagem. Isto leva alguns minutos, pois a porca é auto travante e nao gira usando apenas os dedos da mão.

Após retirar o pedal, com cuidado para nao retirar o eixo-guia do lugar, fixa-se a catraca (com uma fita por ex.) na posição inicial, é fácil de perceber como é após desmontar. Neste momento, pode-se avaliar se a catraca está em condições de funcionar i.e. não quebrou ou quebrou dentes e etc.
141120121636.jpg
Após encaixar o cabo no caminho, dentro do cofre do motor,
241120121655.jpg
e encaixado na parede corta-fogo, atrás e abaixo do servo-freio,
241120121657.jpg
241120121656.jpg
mas sem encaixar no garfo da embreagem ainda, puxar a ponta e encaixar no pedal, passando pelos locais corretos:
181120121644.jpg
181120121645.jpg
Depois, na seqüência, é só: recolocar o pedal no lugar; fixar o parafuso; encaixar a outra extremidade do cabo no garfo da embreagem, no motor:
241120121654.jpg
e finalmente cortar a fita. Sugestão um estilete estreito ou faca de ponta beeem afiada.

Observações:
O custo total foi de R$ 33,50 por um cabo de reposição, marca Cabovel, nacional.
A remoção e recolocação do parafuso do pedal é um pouco cansativa: recuando o banco totalmente para trás, sentar de lado na soleira da porta e apoiando o cotovelo direito no piso do carro, o espaço para girar as chaves é de poucos graus (o cachimbo com catraca ajuda nessa hora).
O encaixe da parte do garfo em geral ocorre sem muito esforço. Se a embreagem for nova/seminova, a catraca sequer vai se mexer durante esta instalação, após soltar a fita.
Depois de tudo no lugar e cortar a fita, algumas pisadas no pedal para (se) ocorrer o ajuste.
A partir daí, o mecanismo vai manter o pedal sempre ajustado e o cabo tensionado.

-Após isto, comecei a andar com as chaves junto, o pedaço de cabo partido e umas fitas de pressão, alicate e um par de presilhas de espia de aço. Se essa situação desagradavel acontecer na estrada é relativamente simples de fazer uma emenda emergencial pois com o pedal fora do lugar fica tudo visivel e há algum espaço para isto. Após esta sequencia de montagem, o acionamento deve estar relativamente macio e sem rangidos ou pontos de travamento. Cuide para que o cabo não faça curvas muito agudas no seu percurso até o garfo. Se ainda assim houver alguma dificuldade de acionar a embreagem, há algum problema com a embreagem/garfo/volante, pois o pedal é bem livre (verifique quando retirar) e o cabo novo é feito para deslizar sem necessidade de lubrificante (pelo menos este que comprei). :lol:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por mad_b em 24 Nov 2012, 18:17, em um total de 1 vez.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por leao.ez »

Parabéns Mad_b pelo tutorial muito bem explicado e documentado! Recentemente coloquei um kit de embreagem 0km no meu Twingo, mas o mecânico, querendo fazer uma economia burra, não trocou o cabo de embreagem. Como a embreagem antiga estava muito gasta e extremamente dura, o cabo detonou e, mesmo com o novo kit de embreagem, continua duro e rangendo. Tentei lubrificar mas não adiantou muito. Com este tutorial, estou animado a trocar eu mesmo o cabo, pois a catraca era o que me dava mais medo de mexer. Procurando aqui em POA, na Iesa não tem o cabo original, que custa R$ 180,00 sob encomenda. Na Servifrance tem um de R$ 40,00, supostamente de 1a linha, que é o que vou acabar comprando.

Abçs, Alexandre
Avatar do usuário
diegovisky
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 21 Set 2009, 14:38
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: vermelho
Localização: Canoas-RS

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por diegovisky »

Estou passando pelo mesma situação..
depois de comprar o cabo e levar na oficina, o mecânico me disse que eles tentaram mas que não tem o "Dom" pra resolver o prolema, porque eles trocaram o cabo, mas a ponta do cabo que fica no pedal não segura o terminal do cabo, logo depois de encaixar no lugar pisando no pedal da embreagem o terminal escapa.
OBS: na segunda oficina o cara não quis nem olhar, disse que não mexe com esse "tipo de carro".
Que coisa triste isso não?
Ai pesquisando aqui no fórum encontrei esse relato do amigo, fui seguindo os passos e vi que não foi fixado direito o terminal na catraca.
Agora vou tentar fazer.

Obrigado pelo belo tutorial!
grande abraço e boa semana! :D
Não tá morto quem peleia!
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por mad_b »

Obrigado, foram alguns percalços até entender o que acontecia com cabo durando 4000 km e mistérios tipo comprimento errado (dãã)...
Que bom que está sendo útil. :mrgreen:
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
diegovisky
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 21 Set 2009, 14:38
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: vermelho
Localização: Canoas-RS

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por diegovisky »

Buenas gurizada!
Tô denovo nessa lida de cabo, agora cabei de mandar trocar o kit embreagem e o mecânico respondeu assim quando eu reclamei que tava bem duro o pedal, "ah,... renault é duro mesmo.." PQP...
Acho que ele não regulou a catraca do pedal de forma correta. o pedal mesmo com o cabo esticado ainda tem uns milimetros de folga, tipo; tirando o pé do pedal, da pra puxar para cima um pouco mais ainda...

Vou tentar mexer sabado e ver o que dá...
Não tá morto quem peleia!
Avatar do usuário
diegovisky
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 28
Registrado em: 21 Set 2009, 14:38
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: vermelho
Localização: Canoas-RS

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por diegovisky »

E ai galera!
Hoje fiquei das 18:30 até as 21:30 tentando resolver o lance do pedal da embreagem e infelizmente desisti...
vou procurar uma oficina pra tentar a sorte...
Valeu pelas dicas que os amigos compartilharam aqui.
Grande abraço a todos!
Não tá morto quem peleia!
Avatar do usuário
Gustwingo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2015, 17:28
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por Gustwingo »

Diegovisky,

Quanto você pagou pela MO para trocar o kit de embreagem? Alguém tem uma ideia da média que é cobrada por esse serviço?
HellenSantos
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Fev 2016, 11:57
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por HellenSantos »

Fica diga acabo de fazer o troca de embreagem pelo site www.zenmec.com.br pelo quase 1/2 do preco!!
Avatar do usuário
sodeonda
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Jul 2016, 19:18
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por sodeonda »

mad_b escreveu:Obrigado, foram alguns percalços até entender o que acontecia com cabo durando 4000 km e mistérios tipo comprimento errado (dãã)...
Que bom que está sendo útil. :mrgreen:
Amigos,
Sou novo no forum e mais um apaixonado pelo meu Twingo 1.0 16v 2001/2002.
Comprei o cabo novo pelo site da Renotech 970mm, acima de 98, e tentei achar um mecânico para trocar pra mim.
Estou com uma imensa dificuldade em achar um bom mecânico no RJ.
Vou me aventurar a trocar sozinho após as dicas do amigo.
Alguem pode me ajudar e dizer se é o tamanho correto do cabo de embreagem para o twingo 1.0 16v 2001/2002 ?

Obrigado.
Att,
Edgar Oliveira.
Twingo 1.0 16V 2001/2002 - Meu Besouro.
Avatar do usuário
sodeonda
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Jul 2016, 19:18
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tutorial: Troca do cabo da embreagem

Mensagem por sodeonda »

Compartilho minha experiência na tentativa de trocar o cabo.
Removi o cabo original e logo de cara me deparei com um problema. Os cabos não eram iguais.
O cara da Renotech me vendeu o com código 7700430111 já o cabo que estava no meu carro é da marca BADWELL código 7700823050.
Os cabos não tinham o mesmo tamanho na parte "preta" entre o engate que vai na parede corta fogo e no batente que fica próximo ao garfo da embreagem.

Infelizmente o mecânico que levei dei um jeitinho e instalou o cabo assim mesmo. Mas não ficou bom, ele cortou a borracha que amortecia no batente. Pra mim estragou o cabo. Não pude solicitar a troca.

De qualquer forma deu para identificar que vou ter que trocar o kit de embreagem mesmo. Vou aproveitar e comprar outro cabo.

Que cabo caro e dificil de encontrar. na RRParts tem o tal do cabo TUBA (segundo eles é nacional) alguém já utilizou ? Preço de concessionária é de 265 reais. Quase o preço do Kit de embreagem Valeo que está 270 na altese.

Por indicação do Gustwingo pretendo levar no Robson do Catumbi. Me cobrou 380 reais de Mão de obra. O que acham ?
Att,
Edgar Oliveira.
Twingo 1.0 16V 2001/2002 - Meu Besouro.
Responder