No caso do twingo (talvez seja similar no clio e/ou outros modelos, eu não sei dizer) remover o pedal para rearmar (e fixar temporariamente a catraca na posição armada) simplifica também a colocação do cabo no pedal, pois ele passa por lugares apertados o que dificulta manusear por ali.
Com um par de chaves 16mm (usei uma estrela para segurar a porca e um cachimbo catraca para a cabeça, que fica próxima ao pedal do freio), remove-se o pedal de embreagem. Isto leva alguns minutos, pois a porca é auto travante e nao gira usando apenas os dedos da mão.
Após retirar o pedal, com cuidado para nao retirar o eixo-guia do lugar, fixa-se a catraca (com uma fita por ex.) na posição inicial, é fácil de perceber como é após desmontar. Neste momento, pode-se avaliar se a catraca está em condições de funcionar i.e. não quebrou ou quebrou dentes e etc. Após encaixar o cabo no caminho, dentro do cofre do motor, e encaixado na parede corta-fogo, atrás e abaixo do servo-freio, mas sem encaixar no garfo da embreagem ainda, puxar a ponta e encaixar no pedal, passando pelos locais corretos: Depois, na seqüência, é só: recolocar o pedal no lugar; fixar o parafuso; encaixar a outra extremidade do cabo no garfo da embreagem, no motor: e finalmente cortar a fita. Sugestão um estilete estreito ou faca de ponta beeem afiada.
Observações:
O custo total foi de R$ 33,50 por um cabo de reposição, marca Cabovel, nacional.
A remoção e recolocação do parafuso do pedal é um pouco cansativa: recuando o banco totalmente para trás, sentar de lado na soleira da porta e apoiando o cotovelo direito no piso do carro, o espaço para girar as chaves é de poucos graus (o cachimbo com catraca ajuda nessa hora).
O encaixe da parte do garfo em geral ocorre sem muito esforço. Se a embreagem for nova/seminova, a catraca sequer vai se mexer durante esta instalação, após soltar a fita.
Depois de tudo no lugar e cortar a fita, algumas pisadas no pedal para (se) ocorrer o ajuste.
A partir daí, o mecanismo vai manter o pedal sempre ajustado e o cabo tensionado.
-Após isto, comecei a andar com as chaves junto, o pedaço de cabo partido e umas fitas de pressão, alicate e um par de presilhas de espia de aço. Se essa situação desagradavel acontecer na estrada é relativamente simples de fazer uma emenda emergencial pois com o pedal fora do lugar fica tudo visivel e há algum espaço para isto. Após esta sequencia de montagem, o acionamento deve estar relativamente macio e sem rangidos ou pontos de travamento. Cuide para que o cabo não faça curvas muito agudas no seu percurso até o garfo. Se ainda assim houver alguma dificuldade de acionar a embreagem, há algum problema com a embreagem/garfo/volante, pois o pedal é bem livre (verifique quando retirar) e o cabo novo é feito para deslizar sem necessidade de lubrificante (pelo menos este que comprei).
