Os poderes do spray ´limpa contato´

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por leao.ez »

Pessoal,

No último final de semana, aproveitei uma sobra de tempo e, com uma lata de spray ´limpa contatos´, dei uma geral no meu Twingo. Retirei um por um todos encaixes elétricos do chicote que ficam no compartimento do motor, e limpei detalhadamente com o spray. Tem que tomar um pouco de cuidado, porque alguns encaixes são plásticos e outros com chavetas de metal, e o resultado me surpreendeu! Estava tendo problemas com lenta irregular e motor as vezes acelerado sem motivo. Já tinha checado itens como velas, cabos, filtro de ar e lubrificado várias partes, mas o resultado não era o ideal. Como li aqui que alguns sensores utilizam frações de volts e algum mau contato poderia fazer uma grande diferença, limpei contato por contato e o resultado foi surpreendente: o motor ficou funcionando ´liso´, sem falhas e a lenta estabilizou. Como a maioria dos Twingos já tem mais de 10 anos e provavelmente alguns contatos nunca foram mexidos, acumulando mau contato e sujeira, o esforço fale a pena!

Abçs, Alexandre
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2110
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por Christian »

Alexandre - Legal pela dica. Eu nunca limpei os contatos do meu.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Dez 2011, 09:07
Cidade: SANTA RITA DO SAPUCAI
Estado: Minas Gerais

Re: Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por PAULO_LOPEZ »

Xiii pra limpar isso deve ser muito trabalhoso
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por leao.ez »

Nem tanto Paulo, só é necessário tempo e paciência. Todos os plugs são plásticos, ai precisa de alguma atenção pra não quebrar nenhum encaixe. O resultado final vale a pena.

Abçs, Alexandre
Gabriel Rio
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Nov 2010, 03:12
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: Azul metálico

Re: Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por Gabriel Rio »

Boa tarde Leão, estou disposto a fazer isso no meu. Me diz os contatos que vc mexeu, são aqueles que ficam ao lado da bateria, a frente do reservatório? e qual o produto que usou? Abraços.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Os poderes do spray ´limpa contato´

Mensagem por leao.ez »

Olá Gabriel,

Compra uma lata de spray ´Limpa Contato´ em alguma loja de peças e acessórios, não serve aqueles lubrificantes. Dentro do cofre do motor, tem vários conectores: perto do filtro de ar na tbi, na bobina, sensor de rotação, enfim, segue todo cabo que você ver, na ponta tem conector que é ligado a algum sensor. Cuidado ao desconectar, pois alguns tem uma chaveta metálica e outros encaixe plástico mesmo, e depois de anos em um ambiente quente, o plástico tende a ficar duro e quebradiço. Desconecta com cuidado e aplica um bom jato de spray no conector e no sensor ou onde ele encaixa, aguarda secar e conecta de novo. Na caixa de fusíveis achei prudente não mexer, pois estava tudo funcionando bem... Boa sorte, no meu caso fez muita diferença!

Abçs, Alexandre
Responder