Retirada da Porca do Tanque - acesso a bomba de combustivel

Informações sobre bancos de couro, limpeza, instalação de acessórios, etc.
Denilson
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jun 2012, 11:53
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Retirada da Porca do Tanque - acesso a bomba de combustivel

Mensagem por Denilson »

Caros Amigos,
Apesar de novo neste forum, ja estou no meu terceiro Twingo e como muitos de voces sempre procurando manter o "xodozinho" em pleno funcionamento em seus minimos detalhes.

Como muitos ja devem ter observado a dificuldade da retirada da porca plástica que solta o conjunto da bomba de combustivel, devido ao espaço limitado para inserção de qualquer ferramenta convencional.

Desta forma desenvolvi uma ferramenta simples e eficaz para soltar tal porca, espero ser claro em minha explicação, pois não tirei fotos do processo.

Material:

20 cm. de Tubo PVC branco 150 mm (padrão utilizado para esgoto) a venda na maioria dos depósitos de Mat, p/ Construção.

Detalhe: A medida deste tubo é identico a medida externa da porca do tanque.

Voce deve criar uma ferramenta semelhante a uma chave de velas.

Primeiro passo: Solte as mangueiras e o conector elétrico da tampa.

Segundo Passo: Aqueça ligeiramente uma das pontas do tubo de pvc em movimento circulares até que ele fique "mole" sem deixar queimar, em seguida vista-o na porca, até que ele abraçe a porca toda.

Deixe-a no local até que esfrie e fique rigido novamente, em seguida retire-o, vc ira perceber que ele tomou o formato da porca.

Terceiro passo: Na outra extremidade do tubo, faça uma furação dos dois lados, de forma que introduzindo uma chave de fenda grande, possa fazer força de giro "igual a uma chave de velas".

Pronto, vc tem uma ferramenta simples e eficaz para retirada e reaperto da porca do tanque.

Espero ter colaborado.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
ervilho
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Nov 2011, 16:24
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Retirada da Porca do Tanque - acesso a bomba de combusti

Mensagem por ervilho »

Eu usei uma chave de fenda com uma flanela na ponta, inclinei a chave em uns 45º para que pudesse dar a tração a tampa e consegui remover sem problemas.

Acho mais simples e menos complicado...
Twingo 94/95 C3G :geek:
" O que fazemos na vida, ecoa na eternidade!" - Gladiador
Responder