Página 1 de 3

SOBRE CORREIAS

Enviado: 29 Abr 2009, 20:16
por EVANGELISTA
Alguém sabe se estas duas correias:
(correia do alternador e do ar)
são similares/iguais ao do clio ou ainda se existe alguma genérica no mercado...
vou trocar as duas (manutenção) e gostaria de comprar..

No mais é sensacional o forum. poucos que ja entrei de outros caros que ja tive são tão bem organizados com e tantos camaradas pré-dispostos a ajudar.

correia do alternador e do ar. twingo 98 1.2

Enviado: 30 Abr 2009, 10:19
por EDISON
A do ar condicionado é a 4PK915 e a do alternador é a 3PK0740 para os 1.0 16v. Estas especificações são para qualquer marca de Correia, já que o numero que vai na frente é o de "ribs", ou seja, estrias e o numero posterior são os milimetros. Voce pode encontrar valores coincidentes não sendo superior ou inferior a 4 milimetros serve. Exemplifico pela lista abaixo das correias para o modelo D4D 1.0 16v, onde se pode verificar que os valores são distintos 926,928 e 930.
CORREIAS TWINGO Aplicação AR CONDICIONADO

DAYCO 4PK0926

GATES 4PK0928

GOODYEAR 4PK0930

Numero renault 7700867939F

Re: correia do alternador e do ar. twingo 98 1.2

Enviado: 10 Mai 2009, 18:28
por Roberto Negrini
Do meu TW 95 acabei de trocar essa tal correia por uma similar do UNO.
A espessura e quantidade de dentes são idênticos, mas... o tamanho é menor uns 20mm.
O melhor de tudo é que deu certo e eu te expilco porquê, meu caro:
O fato da correia usada ter sofrido as alterações do tempo e estica além, é um ponto. O outro ponto é que por ser de borracha já esticou muito, devido a todo esforço e atrito, entendes?? Sugiro retirar e levar na autopeças de maior quantidade do produto para fazer o comparativo das correias, entendes?

Portanto compre correia SEMPRE menores, porém POUCO menor (até 20mm) ou no máximo no mesmo tamanho. No caso de maiores, ESQUEÇA.
O esticador de ajuste da correia se encarrega das compensações do novo tamanho, sem alterações no desempenho, entendes ou compreendes?!?

Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 26 Jun 2009, 12:17
por clovis
Vou adquirir um Twingo modelo 99 que tem o motor 1.2 mas o dono falou que é mais econômico e mas moderno do que os primeiros motores 1.2 de 1994, o que vcs me falaram é que o motor 1.2 não tem correia, mas esse ele falou que tem.
É verdade?
Valeu!!

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 26 Jun 2009, 18:35
por EVANGELISTA
oi clovis.
a informação que eu tenho é que o motor anterior ( dos 94 até 97) é o mesmo motor do clio 1 portanto ele é de com uma "corrente" ao invés do nosso ( possuo um 98) que é de correia dentada sim..fica dentro do motor) na parte de cima ao lado esquerdo de quem vê pela frente.

as unicas correias visiveis são o do arcondicionado e do alternador.

mas são informações imprecisas.
tanto é que estou buscando um mecanico de confiança para abrir e ver o estado da bomba dagua e da correia ja que é escondida.

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 27 Jun 2009, 07:51
por Christian
SE o motor é 1.2 , (derivado do nosso corcel) entãoo comando de valvulas é por corrente (injeção por TBI) Se for 1.0 (igual ao Clio) então é por correia dentada . (injeção multipoint)

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 27 Jun 2009, 20:11
por TECHNO2004
A corrente (ligando o virabrequim ao comando de válvulas) fica protegida por uma tampa metálica (Para evitar qualquer tipo de interferência no sistema, caso contrário, babaus pras válvulas).

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 28 Jun 2009, 12:53
por EDISON
Acho que é mais uma questão de semântica, ao se referir a "correia" e "corrente", o motor do D7F tem "correia dentada", alguns chamam de "sincronizadora" e ela tem 87 dentes e de material plastico e não metálico como a corrente que equipa os motores C3G.

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 01 Jul 2009, 11:44
por EDISON
Estou postando as fotos da Corrente e Correia que retirei de um site, para esclarecer. A de cima é dos motores mais novos e a de baixo (corrente) dos motores C3G.

Re: Motor 1.2 D7F tem correia?

Enviado: 07 Jul 2009, 11:40
por clovis
Nossa valeu pelas ilustrações, é a correia mesmo que eu troquei.