Falta de estabilidade

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
henrique
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Jul 2008, 22:27
Cidade: Vila Velha
Estado: Espírito Santo

Falta de estabilidade

Mensagem por henrique »

Ai pessoal, não sei o que esta acontecendo com meu carro, quando eu estou correndo com ele e passo em um lombada ou até mesmo em um buraca, ele perde muita a estabilidade fica balançando, não sei se isso pode ser amortecedor suspeção, o que pode ser, alguem ai pode dar um dica, pq to achando perigoso andar com o carro asim.
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por Mauricio »

Isso é bem perigoso.
Tive um problema parecido em outro carro e o problema era a balança que estava com um dos batentes solto.
Mauricio Santos
Imagem
henrique
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Jul 2008, 22:27
Cidade: Vila Velha
Estado: Espírito Santo

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por henrique »

vou levar na oficina essa semana, pq do jeito que ta não da pra ficar, eu só queria ter uma base do que podeia ser, valeu mauricio
henrique
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Jul 2008, 22:27
Cidade: Vila Velha
Estado: Espírito Santo

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por henrique »

ai galera ache essa dica no site http://www.carro100.com.br/artigos/suspensao.php

A suspensão é responsável pela estabilidade do carro

Conheça quais são os sinais de desgaste desse sistema tão importante e saiba como mantê-lo bem cuidado

A suspensão é um sistema que tem a função de absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo. E mais importante: é elemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade do veículo, nas freadas, em curvas, e em situações onde o melhor comportamento do veículo é solicitado de forma crítica.

É vital para a segurança ativa do veículo, ajudando a não comprometer a integridade física do usuário.

Formada por uma série de componentes (amortecedores, molas, bandejas, braços, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas), a suspensão sofre desgaste natural com o uso, podendo prejudicar o desempenho do veículo que fica mais vulnerável ao fazer curvas, ao trafegar em solos irregulares e outras situações comuns em estradas e ruas do País.

Por isso, é fundamental que o motorista fique atento aos sinais que indicam a necessidade de substituição desses importantes componentes. Formas de dirigir mais agressivas podem provocar um desgaste maior e prematuro da suspensão. É diferente passar por buracos e crateras de uma maneira cuidadosa em baixa velocidade do que frear bruscamente ou simplesmente ignorar esses obstáculos sem reduzir a velocidade. Imagine esse hábito sendo repetido todos os dias, não há suspensão que agüente o tranco. A não ser no caso dos veículos produzidos para enfrentar solos acidentados, como os 4X4. Sendo assim, o melhor a fazer é maneirar quando não der para desviar desses inconvenientes, mas inimigos permanentes dos automóveis. Para ajudar a identificar os problemas e sintomas que podem ocorrer na suspensão, veja algumas dicas:
Amortecedores
Problema: amortecedores gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.Sintoma: Veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.

Molas
Problema: quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão. Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.

Bandejas e braços
Problema: danificadas e buchas gastas. Sintoma: barulho na suspensão e dirigibilidade comprometida.

Pivôs e buchas
Problema: folga ou gastos. Sintoma: Barulho na suspensão.

Barra estabilizadora e bieletas
Problema: folga ou gastos. Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.
Prevenção

Antes de mais nada, não ignore os sinais (acima mencionados) que o seu veículo estiver emitindo para você.

Siga rigorosamente a quilometragem especificada pelo fabricante para a manutenção preventiva, alinhamento e balanceamento dos pneus.

Não modifique a originalidade da suspensão (diminuir o comprimento das molas, alterar diâmetro de rodas/pneus, etc). Lembre-se que o fabricante investiu muito tempo, conhecimento e dinheiro para produzir o seu veículo e garantir sua segurança e desempenho. Alterações na sua estrutura, principalmente nos itens que afetam diretamente a segurança, são muito arriscadas.
Ou seja, o sistema de suspensão é considerado parte integrante da segurança veicular ativa dos veículos e responsável por suavizar as trepidações do conjunto pneu/roda com o solo, garantindo a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Portanto, cuide bem para manter o seu veículo sempre seguro.

espero ter ajudado, quanto ao meu problema, estarei deixando o carro nessa sexta feira no mecânico, assim que eu tiver um diagnostico do meu carro, passo as informações para o forum.
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por Mauricio »

Olá henrique,
Você já resolveu o problema?
O que era?
Mauricio Santos
Imagem
henrique
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Jul 2008, 22:27
Cidade: Vila Velha
Estado: Espírito Santo

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por henrique »

Mauricio escreveu:Olá henrique,
Você já resolveu o problema?
O que era?
amigo, ainda não, hj mandei trocar minhas rodas, sai do aro 15 para o aro 14.
conversei com meu mecanico ele ta achando que pode ser as minhas molas ou a balnça, ainda não resolvi o problema, mais essa semana estarei resolvendo, assim que resolver posto a possivel correção, vc tb ta com o mesmo problema?
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por Mauricio »

Não. Esse problema ainda não tive com o Twingo.
Mas fiquei curioso para ver o seu carro com rodas 15". Tem fotos dele assim?
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Falta de estabilidade

Mensagem por mad_b »

Certa vez troquei as rodas originais 13x5 de ferro , 165/70 em meu ka 00, e coloquei 14 185/60 (na época não achei 185/55), e ficou uma bosta. Qualquer depressão mínima na pista e o sistema todo trepida e balança (a roda "de liga leve" mais pneus, na realidade acaba sendo mais pesada que o conjunto original, e os amortecedores e molas originais não conseguem manejar adequadamente o novo conjunto. Aquele jeito quando passa em buraco treme tudo na frente por meio segundo...

É algo mais a se observar.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder