Página 1 de 1

Falta de estabilidade

Enviado: 08 Set 2008, 10:15
por henrique
Ai pessoal, não sei o que esta acontecendo com meu carro, quando eu estou correndo com ele e passo em um lombada ou até mesmo em um buraca, ele perde muita a estabilidade fica balançando, não sei se isso pode ser amortecedor suspeção, o que pode ser, alguem ai pode dar um dica, pq to achando perigoso andar com o carro asim.

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 08 Set 2008, 13:28
por Mauricio
Isso é bem perigoso.
Tive um problema parecido em outro carro e o problema era a balança que estava com um dos batentes solto.

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 08 Set 2008, 15:46
por henrique
vou levar na oficina essa semana, pq do jeito que ta não da pra ficar, eu só queria ter uma base do que podeia ser, valeu mauricio

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 10 Set 2008, 11:33
por henrique
ai galera ache essa dica no site http://www.carro100.com.br/artigos/suspensao.php

A suspensão é responsável pela estabilidade do carro

Conheça quais são os sinais de desgaste desse sistema tão importante e saiba como mantê-lo bem cuidado

A suspensão é um sistema que tem a função de absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo. E mais importante: é elemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade do veículo, nas freadas, em curvas, e em situações onde o melhor comportamento do veículo é solicitado de forma crítica.

É vital para a segurança ativa do veículo, ajudando a não comprometer a integridade física do usuário.

Formada por uma série de componentes (amortecedores, molas, bandejas, braços, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas), a suspensão sofre desgaste natural com o uso, podendo prejudicar o desempenho do veículo que fica mais vulnerável ao fazer curvas, ao trafegar em solos irregulares e outras situações comuns em estradas e ruas do País.

Por isso, é fundamental que o motorista fique atento aos sinais que indicam a necessidade de substituição desses importantes componentes. Formas de dirigir mais agressivas podem provocar um desgaste maior e prematuro da suspensão. É diferente passar por buracos e crateras de uma maneira cuidadosa em baixa velocidade do que frear bruscamente ou simplesmente ignorar esses obstáculos sem reduzir a velocidade. Imagine esse hábito sendo repetido todos os dias, não há suspensão que agüente o tranco. A não ser no caso dos veículos produzidos para enfrentar solos acidentados, como os 4X4. Sendo assim, o melhor a fazer é maneirar quando não der para desviar desses inconvenientes, mas inimigos permanentes dos automóveis. Para ajudar a identificar os problemas e sintomas que podem ocorrer na suspensão, veja algumas dicas:
Amortecedores
Problema: amortecedores gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.Sintoma: Veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.

Molas
Problema: quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão. Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.

Bandejas e braços
Problema: danificadas e buchas gastas. Sintoma: barulho na suspensão e dirigibilidade comprometida.

Pivôs e buchas
Problema: folga ou gastos. Sintoma: Barulho na suspensão.

Barra estabilizadora e bieletas
Problema: folga ou gastos. Sintoma: veículo sem estabilidade e barulho na suspensão.
Prevenção

Antes de mais nada, não ignore os sinais (acima mencionados) que o seu veículo estiver emitindo para você.

Siga rigorosamente a quilometragem especificada pelo fabricante para a manutenção preventiva, alinhamento e balanceamento dos pneus.

Não modifique a originalidade da suspensão (diminuir o comprimento das molas, alterar diâmetro de rodas/pneus, etc). Lembre-se que o fabricante investiu muito tempo, conhecimento e dinheiro para produzir o seu veículo e garantir sua segurança e desempenho. Alterações na sua estrutura, principalmente nos itens que afetam diretamente a segurança, são muito arriscadas.
Ou seja, o sistema de suspensão é considerado parte integrante da segurança veicular ativa dos veículos e responsável por suavizar as trepidações do conjunto pneu/roda com o solo, garantindo a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Portanto, cuide bem para manter o seu veículo sempre seguro.

espero ter ajudado, quanto ao meu problema, estarei deixando o carro nessa sexta feira no mecânico, assim que eu tiver um diagnostico do meu carro, passo as informações para o forum.

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 29 Set 2008, 07:56
por Mauricio
Olá henrique,
Você já resolveu o problema?
O que era?

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 29 Set 2008, 14:34
por henrique
Mauricio escreveu:Olá henrique,
Você já resolveu o problema?
O que era?
amigo, ainda não, hj mandei trocar minhas rodas, sai do aro 15 para o aro 14.
conversei com meu mecanico ele ta achando que pode ser as minhas molas ou a balnça, ainda não resolvi o problema, mais essa semana estarei resolvendo, assim que resolver posto a possivel correção, vc tb ta com o mesmo problema?

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 29 Set 2008, 19:18
por Mauricio
Não. Esse problema ainda não tive com o Twingo.
Mas fiquei curioso para ver o seu carro com rodas 15". Tem fotos dele assim?

Re: Falta de estabilidade

Enviado: 19 Nov 2008, 12:00
por mad_b
Certa vez troquei as rodas originais 13x5 de ferro , 165/70 em meu ka 00, e coloquei 14 185/60 (na época não achei 185/55), e ficou uma bosta. Qualquer depressão mínima na pista e o sistema todo trepida e balança (a roda "de liga leve" mais pneus, na realidade acaba sendo mais pesada que o conjunto original, e os amortecedores e molas originais não conseguem manejar adequadamente o novo conjunto. Aquele jeito quando passa em buraco treme tudo na frente por meio segundo...

É algo mais a se observar.