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Válvula borboleta da entrada de ar

Enviado: 06 Fev 2012, 08:37
por pedrolfcastro
Bom dia camaradas!
Certo dia li um post nesse mesmo fórum sobre uma tal de uma válvula borboleta na admissão de ar que conforme a temperatura ambiente, puxaria ar mais frio ou mais quente. De qualquer forma, desmontei tudo no sábado e reparei que a válvula do meu Napoleão está quebrada. Dei um jeito de fazer o motor puxar apenas o ar mais frio e o carro ficou péssimo!! Morrendo toda hora =(
Troquei a posição para puxar ar quente e ficou normal..
Minha pergunta é:
Qual ar fará com que meu carro seja mais econômico? (sem piadinhas pelo fato do ar frio deixar o carro morrendo ein hehehehe acho que o filtro de ar tá meio sujo...)

Re: Válvula borboleta da entrada de ar

Enviado: 10 Fev 2012, 19:24
por gilii
Pedro,

Não tenho certeza, mas pode ser que leste um comentário que eu fiz.

No meu carro, um modelo 1.2 C3G de 95 alterei a posição da borboleta seletora porque antes ele estava engolindo sómente ar quente e nada de ar frio - o consumo era alto, o motor tinha pouca força e eu percebia o som característico de pré ignição em quase todo o tempo, principalmente com o motor relativamente quente.

Agora que a borboleta está fixa deixando só ar frio entrar, não tenho mais os problemas acima relatados, e notei uma melhora no consumo.

Estamos numa época quente, e portanto não posso dizer se esta modificação funcionará bem no inverno - acredito que não sentirei muita diferença, pois parto do principio que este modelo de veículo foi feito para o clima Europeu, bem mais frio que o nosso,,, veremos.

Fabio

Re: Válvula borboleta da entrada de ar

Enviado: 17 Fev 2012, 09:48
por pedrolfcastro
Pois é, quase certeza que foi o seu post que eu li hehehe
Me diz uma coisa, como deixou a válvula parada na posição "frio"? Porque o dispositivo tem uma mola´..tudo que eu consegui foi trocar a mangueira de lugar pra tentar pegar o ar frio. Aliás, o ar frio é o de baixo né?
Valeu!

Re: Válvula borboleta da entrada de ar

Enviado: 17 Fev 2012, 17:17
por gilii
O sistema tem uma peça que se parece com uma ampola ou uma seringa curta e cor de cobre que fica entre a mola e um suporte de plástico em forma de arco.

Dentro desta ampola há um material que se dilata a uma certa temperatura, e segundo o manual esta deveria ser entre 26 e 36 ºC centigrados aproximadamente.

Quando o ar esquenta, a ampola se dilata e faz a borboleta se mover fechando a entrada de ar quente e abrindo a fria - o ar esfria e o processo se inverte - é assim que o sistema mantém a temperatura do ar relativamente constante.

Na concessionária me pediram cerca de R$ 370,00 o conjunto caixa do filtro de ar completo - esta peça não é vendida separadamente.

Eu calcei a ampola com uma chapa de plástico de uns 3mm de espessura em forma quadrada de uns 2 cm de lado.
O calço empurra a ampola para frente, fazendo a borboleta abrir todo o ar frio e fechando todo o ar quente - experimentei deixar um pouco de ar quente entrar mas não gostei do resultado - o motor não era tão economico e em certas ocasiões fazia som de pré ignição.

Ok - melhorou quando abrí todo ar frio, mas ainda tenho problemas de pré ignição, e ainda não consegui cercar a encrenca porque não terminei de fazer a interface para ler a centralina e nem examinei o sistema de alimentação de combustivel por completo - falta rever a parte do canister para me certificar de onde vem o problema, que não é toda hora que acontece.

Também não sei como será o comportamento do motor no inverno - sei que o habitáculo do motor fica muito quente porque não há muitas saídas de ar já que meu carro tem aquela chapa plástica de proteção de carter original, e ela fecha todo o compartimento motor, então estou contando com isso.

Lí que poderia ser o sensor de detona~çao, mas ainda não me certifiquei se este motor (c3g) usa este sensor.

No meu carro a mangueira que está bem em baixo é sanfonada em aluminio e é a de ar quente, pois ela está espetada do outro lado numa coifa em volta do coletor de escapamento.
A de ar frio é de tecido e está apontada para frente, um pouco inclinada para baixo e em direção entre a bateria e o radiador.

Ela desce entre a bateria e o farol para pegar ar frio que passa pelas frestas do farol e lataria da frente do carro.

Fabio