Painel de Avisos de Alerta TW

Informações, Notícias, Novidades...
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Oigres »

Pessoal, como eu tive que retirar o painel de alertas para troca de uma lâmpada, aproveitei e tirei uma foto da máscara de símbolos do mesmo.
Acredito que será útil para discutirmos alguns avisos visuais dos Twingos.
Não sei se é o mesmo dos modelos anteriores.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Oigres em 09 Nov 2011, 10:18, em um total de 1 vez.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Painel de Avisos

Mensagem por Christian »

Do Twingo 1995 é diferente porque não tem Airbag, ABS.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
carneirolivre
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Out 2012, 15:36
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por carneirolivre »

Legal. Foi de grande valia, Oigres.
Twingo Initiale Paris Prata. Cheirinho de novo.
Freddy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Abr 2014, 15:51
Cidade: Ijui
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Freddy »

Vocês notaram que as lâmpadas de pressão do óleo e de temperatura da água acendem simultaneamente se vc inverter a polaridade?
Desmontei o painel do meu e tava testando pra ver se tinha alguma queimada. Quando fui ligar os 12V na lâmpada de óleo, a da temperatura da água acendeu junto! Depois inverti a polaridade e ascendeu somente a do óleo.
Acredito que isso aconteça por medida de segurança, caso ocorra alguma falha, já que essas são as luzas testemunhas mais importantes.
Mas aí veio a minha dúvida:
Eu acho que tem essa falha no meu carro. As vezes eu ligo a chave e acende somente a luz da bateria, daí quando já estou dando o arranque acendem as outras duas (água e óleo) simultaneamente. E apagam simultaneamente depois.
Minha conclusão é que estou com mau contato nos sensores (quando o motor "treme" quando aciono o motor de arranque dá o contato e acendem as luzes).
Só que elas acendem e apagam EXATAMENTE no mesmo instante. Até falhas, piscadas elas fazem junto. Então acho que estou com algum problema nesses circuitos.
Alguém tem alguma ideia de como proceder?
Como faço pra simular baixa pressão de óleo?
Pra temperatura eu tirei fora o chicote do sensor do radiador e fiz um jumper nele, só ligou a ventoinha, no painel nada. Tem outro sensor de temperatura? Ou eu fiz errado colocando o jumper?
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por lucaverna »

Freddy escreveu:Vocês notaram que as lâmpadas de pressão do óleo e de temperatura da água acendem simultaneamente se vc inverter a polaridade?
Desmontei o painel do meu e tava testando pra ver se tinha alguma queimada. Quando fui ligar os 12V na lâmpada de óleo, a da temperatura da água acendeu junto! Depois inverti a polaridade e ascendeu somente a do óleo.
Acredito que isso aconteça por medida de segurança, caso ocorra alguma falha, já que essas são as luzas testemunhas mais importantes.
Mas aí veio a minha dúvida:
Eu acho que tem essa falha no meu carro. As vezes eu ligo a chave e acende somente a luz da bateria, daí quando já estou dando o arranque acendem as outras duas (água e óleo) simultaneamente. E apagam simultaneamente depois.
Minha conclusão é que estou com mau contato nos sensores (quando o motor "treme" quando aciono o motor de arranque dá o contato e acendem as luzes).
Só que elas acendem e apagam EXATAMENTE no mesmo instante. Até falhas, piscadas elas fazem junto. Então acho que estou com algum problema nesses circuitos.
Alguém tem alguma ideia de como proceder?
Como faço pra simular baixa pressão de óleo?
Pra temperatura eu tirei fora o chicote do sensor do radiador e fiz um jumper nele, só ligou a ventoinha, no painel nada. Tem outro sensor de temperatura? Ou eu fiz errado colocando o jumper?
Freddy, estas lampadas do painel não tem polaridade. Elas são lampadas de filamento, se vc inverteu elas e uma não acendeu então ela rompeu o filamento enquanto voce manipulava ou ela esta com mal contato(o que é muito facil de acontecer, pq o contato dessas coisas é uma porcaria).

Para testar qualquer lampada de sensor basta desconectar este... não precisa fazer nenhum jumper em lugar nenhum.. por sinal é até perigoso fazer algum jumper e danificar a central.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Freddy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Abr 2014, 15:51
Cidade: Ijui
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Freddy »

Isso da polaridade foi assim:
Eu tirei fora o painel de avisos e desmontei ele, vi que atrás tem dois diodos. Com uma fonte externa fui testando lâmpada por lâmpada (com elas fixadas na placa) e todas acendiam independente da polaridade (claro!) e acendiam uma a uma, mas nas lâmpadas da temperatura e da pressão do óleo (as que tem o diodo do outro lado da placa) acende só uma (+ e -) e as duas ao mesmo tempo com a polaridade invertida (- e +) mesmo eu alimentando somente uma delas.

Qual sensor é o que liga a luz de temperatura do painel? Vi que tem um no cabeçote e outro na bomba d'água.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Christian »

Freddy - É o da bomba d´agua.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Alexandre_Oliveira
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 20 Ago 2013, 00:01
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Alexandre_Oliveira »

No meu TW quando deu pane na bomba de óleo, as duas luzes (óleo e água) piscavam simultaneamente.
Alexandre Nunes de Oliveira
51 98320.4070 (Tim) (Whatsapp)
Facebook: https://www.facebook.com/ale147c
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Painel de Avisos de Alerta TW

Mensagem por Christian »

Alexandre - Eu tive este problema e resolvi trocando o oleo e o filtro. Eu troco o oleo e filtro a cada 5.000 kms.
Não sei se foi a marca do oleo o se quando eu havia trocado colocaram um oleo com especificação diferente (Castrol) . Quando troquei por Mobil, o problema acabou.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder