Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Sala para bate papo geral. Sem moderação. Entrem e fiquem a vontade.
Gustavo Bochi
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 194
Registrado em: 27 Fev 2010, 17:03
Cidade: Rio do Sul
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V

Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Mensagem por Gustavo Bochi »

Pessoal,

Queria saber se alguém tem noção de quanto se gastaria por exemplo pra refazer uma suspensão de um Twingo? Freios? Embreagem?
Tenho meu TW a um ano e meio, sempre com a manutenção e assistência mecânicas em dia, porém não passo de 2 meses sem visitar a oficina, é pra trocar um terminal de direção, pastilhas, rolamento, filtro, óleo,etc. Estou pensando em fazer uma geral na suspensão, freios e embreagem, mesmo sabendo que muitas das peças estão boas... Vale a pena?
Serviria também pra muitas pessoas que consultam o blog pra tirar dúvidas a este respeito.
TWINGO 1.0 8V 2001 -
160.483 km bem rodados
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Mensagem por Christian »

Gustavo - Há mais ou menos 2 anos atras eu fiz uma revisão completa na suspensão do meu Twingo. Troquei pivos, braços axiais, todas as buchas de bandejas, bucha de eixo traseiro, amortecedores. a época gastei uns 1500 reais. Como não andei 2000 kms com o carro no ano passado todo, ainda está perfeito.
Agora troquei todo sistema de freio desde pastilhas , disco, tambores e lonas traseiras e cilindros de freio traseiro. Gastei 900 reais aprox. Se considerar que foran 2400 reais em 2 anos, o custo de manutenção ficou em 100 reais /mes.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Gustavo Bochi
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 194
Registrado em: 27 Fev 2010, 17:03
Cidade: Rio do Sul
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V

Re: Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Mensagem por Gustavo Bochi »

Pois é Christian, é um bom investimento. Meu carro esta indo pra 150.000 km, estou pensando em fazer uma geral, vale a pena ou ainda é muito cedo?
TWINGO 1.0 8V 2001 -
160.483 km bem rodados
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Mensagem por Christian »

Depende de quanto (e como) voce já rodou desde a ultima revisão.As pastilhas de freio duram uns 20 mil km. Eu costumo trocar os discos a cada 2 trocas de pastilhas. O freio traseiro é bom verificar com 60 mil kms . Desta vez eu rodei quase 80 mil kms e tive que trocar os cilindros tambem. Embreagem tambem depende do uso. a 1ª troca fiz com quase 100 mil km e agora já rodei 120 mil Km e ainda está boa. A suspensão vai depender do tipo de piso em que voce costumar andar.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
joaquimpatricio89
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Set 2011, 16:20
Cidade: SP
Estado: São Paulo

Re: Até que ponto a manut. preventiva compensa?

Mensagem por joaquimpatricio89 »

Christian escreveu:Depende de quanto (e como) voce já rodou desde a ultima revisão.
Eu creio que já seja uma boa hora pra fazer uma manutenção nos itens que você citou acima, mas você deve levar em conta quantos kms rodou desde a última revisão. As pastilhas e os freios são coisas que você deve dar uma olhada e checar se precisa de manutenção de 50 em 50mil km, na minha opnião, mas pode ser um pouco mais tarde. Trocar as pastilhas mais cedo também ajuda a economizar um pouco no disco, pois o mantem mais integral e diminui a necessidade de troca.
Joaquim Patricio,
Orgulhoso dono de uma produção de grama esmeralda.
Responder