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Diagnóstico por Scanner

Enviado: 17 Ago 2011, 12:12
por Oigres
Estive pesquisando e encontrei os links abaixo. Nestes sites existe um SCANNER BLUETOOTH que serve no Twingo e pode ser manuseado através de Laptop ou Desktop a distância, sem fiação.

Achei barato pela utilidade que tem, conforme explicação dos sites e uso com sitemas operacionais comuns como o Windows.

Gostaria de saber se alguém do Clube já fez uso dos mesmos ou algo parecido :?:
Se o conector do Twingo é mesmo o OBDII (16 pinos) :?:
E se o protocolo de comunicação da Renault e do Twingo é o CAN (Controller Area Network) :?:
Venda no exterior:
http://www.dealextreme.com/p/elm327-blu ... ngle-16921
Detalhes que podem fornecer:
http://www.oficinafacil.net/loja/produt ... dProd=3493
Venda no Brasil:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 27 Set 2011, 19:19
por mad_b
Tenho um destes que comprei há um tempo no eBay.
Agora....
Onde diachos fica o conector do Twingo? :lol:

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 28 Set 2011, 11:35
por Oigres
Mad_b, para os Twingos que foram comercializados no Brasil, aí vai algumas informações que podem ajudar na localização do conector para diagnósticos.
Para os Twingos com motorização C3G o conector é de 12 pinos da Renault e neste caso terão que fazer uma adaptação para 16 pinos, os outros são de 16 pinos no formato ODB II. :shock:

Seguem imagens onde se localizam:

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 04 Out 2011, 08:20
por mad_b
Valeu oigres.
Isto significa que terei que desparafusar e remover aquela capa plastica que cobre a bateria :| .

Se eu conseguir algo de concreto conto aqui. :mrgreen:

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 04 Out 2011, 09:56
por Oigres
Se o teu motor for o C3G, o local é o da figura abaixo (foto carro do colega Yan):

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 12 Out 2011, 16:10
por gilii
Oigres,

Também me interesso por diagnósticos e leituras de certas grandezas, por puro prazer é claro mas também para acompanhar algumas diferenças ou até possiveis problemas...

Nas minhas andanças pela rede encontrei dois programas interessantes e que me parece a propria Renault usa, e aparentemente são muito completos e de certa forma complexos porque me parece que através deles se pode inclusive alterar certos parametros de funcionamento do veículo como um todo.

A minha primeira idéia é usá-lo apenas como leitor da atual condição de funcionamento do motor, pois pretendo entender um pouco mais de como todo o sistema de injeção funciona, já que há diversos sensores que fazem alterar não só a mistura mas inclusive o ponto de ignição de acordo com os regimes de condução, de relevo, etc... depois, pretendo fazer algumas alterações no sistema para tentar mudar um pouco certos comportamentos, como uma ligeira batida de pinos que meu carro sofre quando o dia está relativamente quente (tenho um Twingo 95 e apesar de usar gasolina extra, o bichinho sofre...)

Se estiverem interessados em discutir alguns aspectos desse tipo de problemas, poderemos abrir um outro tópico, pois andei fazendo alguns estudos e experiencias com os sensores do veículo, e descobrí algumas coisas interessantes...

Voltando ao assunto, um deles se chama XR25PC, quase o mesmo nome da maleta proprietária da Renault que as concessionárias usam, e um segundo programa chamado DDT2000, este realmente muito completo...

O primeiro (XR25PC) não tive muito sucesso na instalação, mas pretendo resolver algumas questões pendentes - já o segundo programa está funcionante e provavelmente é este que pretendo usar caso não tenha sucesso com o primeiro.

Encontrei também esquemas dos cabos de comunicação para fazer as conexões entre veículos e PC

Abaixo uma prévia das telas do XR25PC e do DDT2000 (estas tiradas do meu laptop, mas sem funções ainda porque estou fabricando os circuitos de comunicação)

Obs.: tentei enviar as imagens para cá, mas o tamanho é grande, então deixo os links para meu repositório...

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fa ... XR25pc.JPG

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fa ... R25pc1.JPG

DDT2000

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fa ... DT2000.png

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fa ... T2000a.png

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fa ... T2000b.png

Fabio Gilii

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 06 Jul 2012, 09:53
por lucaverna
Gilli, a um tempo atras eu abri um topico sobre este assunto usando o ELM327, que fui largamente avisado quew não daria certo( e de fato não deu).... Queria saber se esse circuitinho que tufez funcionou com o DDT200?!?

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 10 Fev 2013, 11:39
por tituspullus
Ola
alguem comprou esse scanner do mercadolivre?
Ele fucnionou no twingo?
comprei um twingo 95 1.2 e queria comprar o scanner e como tb tenho uma scenic gostaria de saber se tb serve nela (mas vou pesquisar)
Ola fabio, legal saber que vc tb tem um twingo, sou frequentador do guia cnc tb
abraços
Titus

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 11 Fev 2013, 20:37
por lucaverna
bom, ELM327 não funciona....

Re: Diagnóstico por Scanner

Enviado: 11 Fev 2013, 22:48
por tituspullus
Ola
pensei que o conector do meu tw fosse do tipo obdII mas não é.
o meu motor , digo do meu tw é o com corrente de comando c3g.
Estou buscando saber qual o protocolo de comunicação para tentar fazer aquisição dos dados do sistema.
quam puder colaborar antecipadamente agradeço.
sds
titus