Farol apaga

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Sanpeli
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2009, 06:17
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Farol apaga

Mensagem por Sanpeli »

Olá pessoal, comprei um twingo faz 1 ano e agora apresentou um problema com o farol. Depois de um tempo o farol ligado, ele apaga. Desligo e ligo e as vezes volta a ligar. Também notei que quando mudo para luz alta, não funciona, fica apagado. Já procurei e não achei o esquema de ligação elétrica dos faróis.
Alguém possuí esquema elétrico ou já teve esse problema?
Agradeço pela atenção de todos.

Sandro.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Farol apaga

Mensagem por leao.ez »

Boa Tarde

No Mercado Livre consegui comprar um cd com todos os esquemas do Twingo, é muito útil pra fazer a manutenção. Se tu não encontrar, entra em contato comigo que te consigo uma copia.

Abraços

P.S.: Quanto ao problema dos faróis, certamente tu consegue solucionar em um bom eletricista.
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Farol apaga

Mensagem por Mauricio »

leao.ez, esse esquema não é o mesmo que está no tópico "Manual do proprietário" aqui do fórum?

Sanpeli, a lâmpada do seu farol é a original?
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Farol apaga

Mensagem por TECHNO2004 »

Mauricio, o manual do proprietário que está aqui no Fórum é o das versões acima de 2000.

Eu "me quebro" às vezes, para tentar achar algumas informações para resolver uns problemas no meu (95).

Mas... "Faixchzs parti". :P

Acho em fóruns no estrangeiro, normalmente...
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Farol apaga

Mensagem por Mauricio »

TECHNO2004, me refiro ao esquema elétrico desse arquivo: http://www.twingoclube.com/download/Ele ... Twingo.rar.

Me parece que ele é exatamente dos modelos anteriores a 99... :?
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Farol apaga

Mensagem por TECHNO2004 »

Mauricio escreveu:TECHNO2004, me refiro ao esquema elétrico desse arquivo: http://www.twingoclube.com/download/Ele ... Twingo.rar.

Me parece que ele é exatamente dos modelos anteriores a 99... :?
É... Ele também abarca os modelos com motores C3G, além dos D7F (2000 em diante).
Desculpe pela precipitação. :oops:

Quem for usar tem de saber discernir quem é o quê, porque nas figuras não está explicado qual dos motores em questão se está falando. Tem de ter noção geral do conjunto para ir adiante.

Então, respondendo à pergunta do tópico, o esquema elétrico dos faróis está na página 26/42 (26ª página do total de 42 páginas).
Sanpeli
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Fev 2009, 06:17
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Farol apaga

Mensagem por Sanpeli »

Valeu pela dica, com o diagrama consegui verificar os cabos de ligações. Com isso cheguei a conclusão que o problema está na alavanca que liga o farol e muda para luz alta e baixa.
Alguém sabe me informar como desmonta o volante? Possui airbag, tenho medo de disparar o airbag quando tentar retirar a tampa para tirar o volante.
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Farol apaga

Mensagem por Mauricio »

Sanpeli,
Pode desmontar tranquilo. Não tem perigo. Não precisa retirar o volante se você não quiser. E se quiser é só tirar dois parafusos que ficam atrás dele, remover o miolo com cuidado pois nele fica conectado o air bag e remover um parafuso allem do centro do volante.

Se quiser apenas mecher na chave de seta segue o passo a passo:

É só tirar os parafusos que prendem a tampa inferior na superior (se não me engano são 3). Depois tem mais dois que ficam escondidos pelo volante. Basta torcer a direção que eles aparecem. Aí essas duas tampas vão ficar soltas, porém, encaixadas uma na outra. Tem que forçar um pouco que elas saem.
Para tirar a chave da seta basta tirar 3 parafusos.

E a parte fácil termina por aqui. Caso o problema seja interno você tem que arrebentar os rebites, descolar a caixa e abrir com cuidado, consertar (se for possível) e perder alguns minutos para conseguir fechar tudo cértinho.

Já fiz isso duas vezes para consertar a luz alta, que no meu caso nunca funcionava porque uma peça plástica insistia (e é bem insistente) em quebrar.

Se não tiver conserto, nos resta a Elaine. Ela está vendendo a R$ 112,00 essa peça.
Mauricio Santos
Imagem
Responder