Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Oigres »

Depois que tive muitos problemas com as duas chaves do meu TW para liberar a imobilização, tive que pesquisar muito em sites franceses e ingleses ou então marcharia na concessionária com muitas DILMAS, conforme nosso colega William :lol:

Passo a todos que possuem chave de ignição com controle de Imobilização (Transponder) e abertura de porta por Radio Frequência, método para reprogramar o transponder, que são típicos dos modelos 01 e 02 mais alguns de 99.

Mais adiante pesquisarei o médoto para os que possuem chaves com abertura de portas com os LEDS de Infra Vermelho + com ou sem transponder, modelos anteriores a 99.

Este procedimento deve ser feito com a porta do motorista aberta.

1. Ligue a chave na ignição até a posição anterior ao arranque.
2. Pressione o CDLB (controle interno de fechamento das portas) por mais de 5 segundos. A porta deve travar em seguida abrir e/ou ilumina o led do IMMO (bolinha vermelha do painel).
3. 10 segundos são permitidos, para que isso aconteça.
4. Pressione o botão PLIP (botão da chave) duas vezes, as portas devem travar e destravar.
5. Verifique se o PLIP destrava as portas e fechaduras.
6. Repetir o ponto 1-5 para outras chaves com controles remotos, se necessário.

Eu quando vi este tutorial não acreditei muito mas, não custava tentar e funcionou perfeitamente. :o
As duas chaves, até agora, funcionam sem negar fogo, como acontecia antes.

Ainda colhi algumas informações sobre as chaves com controle:
1. Não pressione muitas vezes em um controle remoto sem ter o carro por perto, caso contrário, você acaba perdendo a sincronização do código.

2. Colocar a segunda chave de vez em quando no carro para funcionar (a cada dois meses, por exemplo). Após vários meses sem uso, o código se perde e a chave 2 deixa de funcionar.
Editado pela última vez por Oigres em 29 Jun 2011, 23:08, em um total de 4 vezes.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
leandro_aur
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 113
Registrado em: 23 Jul 2010, 05:58
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: prata

Re: Reprogramação da Chave de Ignição

Mensagem por leandro_aur »

Então esse é o método para ativar a segunda chave?
Grande Oigres!! Cara imagino o quão trabalhoso foi encontrar...

Obrigado por compartilhar conosco...

Abraços
Leandro Aurélio
Twingo Pack 2001/2002 couro e direção eletroassistida :D

Visitem Meu Blog
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição

Mensagem por Oigres »

Leandro, não só para a segunda mas para a primeira também.
Eu estava com as duas chaves com problemas, já estava até me acostumando a ter uma despesa com a concessionária Renault.
O que este processo faz é regravar o chip das chaves.
Um detalhe importante que aconteceu foi que uma das chaves estava abrindo as trancas mas não estava dando a partida no carro e a outra o inverso.
No dia que resolvi fazer esta operação de recuperar, pelo menos uma delas, as duas não liberavam o sitema de imobilização.
As duas chaves estava em um mesmo chaveiro. Fiz em uma e iria fazer na outra, mas antes fiz um teste para saber se continuava com problema, fiquei surpreso em ver que as duas estavam recuperadas, mesmo estando fora da fechadura.
Isto me leva a crer que é por indução magnética que são passados os códigos para as chaves.

OBS.: este processo só recupera o sistema de imobilização das chaves, o sistema de abertura de portas não, para os que tem controle por rádio frequência( Twingo fase II).
DO IT YOURSELF
Felipe Luiz
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2011, 18:50
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Re: Reprogramação da Chave de Ignição

Mensagem por Felipe Luiz »

Bom dia galera, sou novo aqui no pedaço,mas vou contar p vocês a peregrinação. Tenho um twingo 1.0 16v 01/02 e tive problemas com a codificação das chaves depois de uma chuva, dai chamei um chaveiro que fez o carro ligar, conseguiu até codificar a chave mas depois disso a trava interna das portas nao quer funcionar e uma outra função que tinha que era de travar a porta quando o carro chegasse a uma certa velocidade também parou de funcionar. Será q alguém pode me ajudar?
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição

Mensagem por Oigres »

Felipe, o que você tem a fazer é apertar o botão que fica junto a iluminador interno e sustentar até que as portas fechem, assim estará reprogramando para quando chegar a 10 Km/h feche automático.

Com alguns veículos deve ser feito este procedimento com a porta do motorista aberta.

Tente com ela fechada e se não funcionar faça com a porta aberta.
Editado pela última vez por Oigres em 13 Mai 2011, 15:47, em um total de 1 vez.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição

Mensagem por Oigres »

O artigo abaixo foi traduzido por mim e retirados os veículos que não interessavam para o Clube devido sua extensão e complexidade.
Não pude testá-lo pois serve somente para Twingos Fase I, ou seja, de 95 até 98 incluindo alguns de 99 que possuem sistema imobilizador e/ou trancamento de portas.
Caso alguem tenha que usar este abaixo, eu gostaria de saber se funciona, ok ? :roll:

PROCEDIMENTOS DE ENTRADA DE CÓDIGOS DE SEGURANÇA do Twingo Fase I

Os tutoriais abaixo são apenas para orientação e é feito inteiramente em seu próprio risco.

Método 1

Este método afeta alguns veículos com os seguintes números de chaves (interno):

Com 7 dígitos começando com P, V, R (V1 DUAL DECODER) ou W (V2 DUAL DECODER)
Com 8 dígitos começando com Y (V2 SINGLE DECODER)

Todos os outros veículos e todos com transponder refere-se para o método 2 ou para ferramentas de diagnósticos

1. Portas fechadas, Ignição ligada (luz de advertência da injeção (V1) ou o LED da IMMO (V2) pisca se a partida estiver bloqueado)
2. Pressione o pedal do acelerador (luz de advertência da injeção (V1) ou o LED da IMMO (V2) apaga)
3. Pressione o botão do computador de bordo o número de vezes que o primeiro dígito do código de segurança piscar (4 piscadas = 4 pressionadas)
A luz de advertência da injeção ou o LED da IMMO liga cada vez que o botão é pressionado.
4. Solte o pedal do acelerador quando o primeiro dígito for concluído, piscadas de luz de advertência da injeção ou LED da IMMO
5. Repita de 2 a 4 até que o código de segurança for concluído.
O veículo pode agora ser dada a partida, se o código estiver correto.
Não dê partida se você for fazer a re-sincronização das chaves para a abertura das portas.
Chave de ignição desligada e proceder o METODO de RE-SINCRONIZAÇÃO PARA AS CHAVES dentro de 10 segundos.

Método 2

1. Portas fechadas, ignição ligada - A luz de injeção vai acender durante 3 segundos seguido pelo rápido piscar do LED da IMMO se o imobilizador é incapaz de aceitar a chave de partida e está bloqueado.
2. Pressione e segure o CDLB por 5 segundos, o LED da IMMO vai desligar, e voltar a começar a piscar lentamente.
As piscadas correspondem ao primeiro dígito do código de segurança de um total de 4, (4 piscadas = número 4).
Solte o CDLB quando o primeiro dígito tiver sido "piscado", pressione o CDLB novamente e aguarde
para o segundo dígito ser "piscado" antes de liberar CDLB novamente.
3. Continue até que todos os dígitos tenham sido introduzidos.
4. Se você digitou o código corretamente o LED da IMMO vai iluminar por 3 segundos e depois desligar por 3 segundos e em seguida, iluminar por 30 segundos (na maioria dos veículos). Agora pode ser dado a partida no veículo.
Não dê partida se você for fazer a re-sincronização das chaves para a abertura das portas.
Chave de ignição desligada e proceder o METODO de RE-SINCRONIZAÇÃO PARA AS CHAVES dentro de 10 segundos.

PROCEDIMENTOS DE RE-SINCRONIZAÇÃO DO BOTÃO (Botão para abrir as portas) do Twingo Fase I

Notas especiais para a SINCRONIZAÇÃO

Para re-sincronizar o sistema de infravermelhos, é essencial que aponte o BOTÃO diretamente para o
Receptor, normalmente localizado no teto do console ou a re-sincronização pode falhar.
- Faça todos os passos descritos o mais continuamente possível ou o modo de programação pode expirar em segundos.
- Mantenha sempre todas as portas do veículo fechadas quando realizar os tais procedimentos.
Em alguns modelos é necessário usar uma ferramenta de diagnóstico adequados para programar as chaves, a fim de voltar a re-sincronizar e/ou digitar o código de segurança.

Os tutoriais abaixo são apenas para orientação e é feito inteiramente em seu próprio risco.

Todas essas instruções são propostos para a sincronização de chaves original ou solicitação de novas chaves originais para o carro.
Sincronização de outras chaves de segunda mão, originalmente pertencente a um outro carro na maioria dos casos não vão funcionar.

A seguir, apenas para os veículos SEM Transponder

NOTA:
-Os 4 dígitos do código de segurança são NECESSÁRIOS PARA re-sincronizar.
-SINCRONIZAÇÃO é necessária para desbloquear o IMOBILIZADOR e funcionamento de veículo: SIM
-Código fixo ou randômico: AMBOS

Para chaves V1 Dual Decoder Part. No. 77 01 044 538

1. Pressione o CDLB até que as portas FECHEM/ABRAM, 15 segundos são suficientes para concluir os próximos passos.
2. Pressione o primeiro BOTÃO 2 vezes dentro de 3 segundos, as portas se FECHEM/ABRAM após o segundo toque.
3. Repita com o segundo BOTÃO (Obrigatório para V1 DUAL DECODER), as portas irão FECHAR/ABRIR novamente depois da segunda edição.
4. Verifique se o BOTÂO (S) abre e fecha as portas

Para chaves V2 dual decoder Part. No. 77 00 311 235
Para chaves V2 single decoder Part. No. 77 00 416 293
Para Chaves V2 New Single Decoder Part. No. 77 00 421 261

1. Pressione o CDLB por mais de 2 segundos. A porta deve ABRIR, em seguida, FECHAR.
2. Quando isso acontece, 15 segundos são suficientes para a programação.
3. Pressione o BOTÂO uma vez, as portas devem ABRIR E FECHAR as travas.
4. Pressione o BOTÃO pela segunda vez (Se você tiver um segundo botão), as portas deveriam abrir e fechar as travas.
5. Verifique se o BOTÃO (ÕES) destrava (m) as portas e fechaduras.

NOTA: Em alguns Twingos, o receptor do controle remoto está integrado na antena/anel transponder (C). Funciona
da mesma forma como do reconhecimento da chave do sistema imobilizador de motor. Veja Nota Técnica 3361A.

créditos para Tom Stallvik
DO IT YOURSELF
Gustavo Bochi
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 194
Registrado em: 27 Fev 2010, 17:03
Cidade: Rio do Sul
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Gustavo Bochi »

Oigres, preciso reprogramar a minha chave reserva, porém o botão ao lado da luz de teto esta quebrado, na verdade esta sem o botão... :shock:
Alguma dica de como fazer? :roll:
TWINGO 1.0 8V 2001 -
160.483 km bem rodados
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Oigres »

Bom dia Gustavo !

Sem o funcionamento desde botão não tem como fazer a reprogramação.

Este botão é composto de um simples contato, como aquela chaves de campanhia de casa.
Vais ter que achar uma maneira de consertá-la, mesmo que seja provisóriamente.
Caso não se sinta confiante para tentar consertar na mesma, vá até uma autoelétrica ou alguma loja de som para carros.
Boa sorte !
DO IT YOURSELF
Gustavo Bochi
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 194
Registrado em: 27 Fev 2010, 17:03
Cidade: Rio do Sul
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V

Re: Reprogramação da Chave de Ignição (Fase I e II)

Mensagem por Gustavo Bochi »

Eu tenho o botão, quebrou o engate dele. Esses dias tentei arrumar mas não consegui, pois creio que existe uma borrachinha na ponta do botão para dar o contato, pois caso contrário fica somente o plástico.
Mas valeu pela dica!
TWINGO 1.0 8V 2001 -
160.483 km bem rodados
Jean Nunes
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 26 Out 2011, 21:41
Cidade: Cacapava
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Infravermelho Da Luz Interna Com Chave Renault Twingo

Mensagem por Jean Nunes »

Boa noite!

Alguem sabe onde posso encontrar para comprar o Infravermelho Da Luz Interna Com Chave Renault Twingo, ou concertar a chave do meu Twingo, pois estou com problemas na chave e a mesma não aciona abrindo as portas e nem desbloqueando o alrme.

Obrigado, fico no agurdo

Jean Nunes
Responder