BATERIA

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Camilä
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Re: BATERIA

Mensagem por Camilä »

Pessoal to aproveitando aqui o post.
Estou procurando uma bateria nova para o Twingão, lembrando que ele tem ar condicionado e vidros elétricos.
O pessoal da loja de bateria me indicou a de 60A falando que será mais adequada, mas lendo aqui no forum vi que a maioria é de 45A.

Então fico na de 45A ou de 60A qual a mais indicada?
Camila
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Christian
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Re: BATERIA

Mensagem por Christian »

Não tenho certeza mas a bateria de 60A não cabe no espaço da bateria.
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mad_b
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Re: BATERIA

Mensagem por mad_b »

Tem uma bosch prata de 55A, mais alta que a de 45, que cabe. Maiores (mais compridas) nao cabem realmente. Talvez aquelas mais modernas que o formato externo é de 6 tubos agrupados. Só que é high tec, cara pra caramba. "Sonho de consumo" ex. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ah-12v-_JM

- 55 para 45 é ~20% mais capacidade. Pode fazer a diferença.

Tenho uma dica. De tempos em tempos, é bom colocar na bateria um carregador de baixa corrente (eu comprei há algum tempo um carregador Black & Decker de 2/4/6A no eBay mas foi uma oportunidade), pode ser aqueles de lâmpada e diodo fácil de montar ou de comprar tem até em supermercado.

Com o tempo as baterias sofrem sulfatação, que vai aos poucos minando a capacidade de armazenamento da bateria, recobrindo internamente os metais e isolando-os.

Em muitos casos uma bateria morta, se colocada num carregador super lento destes (menos de 1A, basta por uma lâmpada "grande"), e deixar a bateria uns 3 a 4 dias ligada (ar livre, longe de outros materiais só para evitar exalação de gases ou outro incidente). Muitas baterias vão "renascer" das cinzas e funcionar bem novamente. Já fiz assim com uma de 60A que acabou virando bateria de suporte de nobreak. Quando deixo meu twingo parado alguns dias direto ligo o carregador nele na corrente mais baixa (que levaria 28h para uma carga completa, mas após carregar ele só mantém a carga) senão precisaria desligar a bateria.

Já adiei a troca da bateria do meu carro em muitos meses com essa precaução. A corrente de carga do alternador é "alta demais" para a saúde duradoura de uma bateria. O resultado é que contínuos ciclos de carga e descarga abreviam sua vida útil e a bateria vai aos poucos pegando menos carga.

um alarme consome ~0,05A/h, o CPU do carro + radio + outros chega fácil em 0,1A/h. 0,15 x 24 = 3.6A. Em 14 dias foi-se os 50A... Se a bateria estiver com "meia carga", uma semaninha parado e já era.

Informação mais precisa a respeito:
http://www.flyingbeet.com/electricg/batteries.html
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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krafty
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Re: BATERIA

Mensagem por krafty »

Fala galera...

Minha vez de tentar ligar o Twingão e pararararararararara... nada...
Constatei que está com uma Zetta Z1D de 36 Ah. Durou "só" 4 anos e meio. Estou feliz da vida.
Vou tentar comprar uma mesma Zetta, mas se alguém tiver alguma recomendação de compatibilidade, gostaria de saber.
Eu recomendo essa Zetta, pois durou demais... se bem que eu não ligo som (detesto música em carro), não tenho ar, e nem absolutamente nada. Mas para meu uso foi mais do que suficiente. Eu até estava pensando qual dia será esta bateria iria morrer...

Abraços a todos.
Procuro para compra:
- Kit da luz interna + a placa original que fica por detrás da lampada.
- Tampa da caixa de fusíveis, com o colocador.
- Fechadura do porta malas (miolo com a presilha acionadora).
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