Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Informações, Notícias, Novidades...
Alberino Silva
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Ago 2011, 19:47
Cidade: Maceio
Estado: Alagoas
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por Alberino Silva »

Boa noite pessoal,
Estou com meu T02 a 13 dias e infelizmente o cavalo que usava meu carro era muito relaxado, fiz um orçamento e das peças que vocês comentaram, esqueceram uma bastante importante: as bieletas, elas fazem com que haja tremedeira, pois ficam na barra estabilizadora, aqui em Maceió encontrei cada uma a R$ 35,00, em São Paulo tem no Universo das Peças, vai o site http://www.universodaspecas.com.br/cata ... +do+twingo , cada uma custa R$ 18,14. Amanhã estarei trocando varias peças na suspensão, inclusive bieletas, informarei como ficou.

Alberino Silva
msn: alberino.silva@hotmail.com
Avatar do usuário
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Mensagens: 1159
Registrado em: 25 Abr 2009, 17:09
Cidade: Frederico Westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por EDISON »

Grande dica Alberino, os twingueiros agradecem :!: :D
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Diminuindo um pouco o ruído de rolamento e motor

Mensagem por mad_b »

O capô do meu twingo "veio" sem nenhum tipo de forração, lata exposta. Consegui de graça alguns retalhos (e partes inteiras) de forração de carro com isolamento acústico - carpete com camadas de algodão grudado no lado avesso.

Com isto em mãos, pode-se recortar os 4 "gomos" de forração no formato das áreas de lataria entre as estruturas do capô. Após isto, passa-se cola de sapateiro (Cascola, vai umas 2 latinhas pequenas para fazer o capô) na parte do algodão das peças recortadas, uma camada generosa, daí uma camada de adesivo na lataria do capô. Espera secar por uns 5 a 10 minutos, daí coloca-se as peças em contato e aplica-se alguma pressão.

Feito isto, o ruído do motor que se percebe na cabine vai ficar um pouco abafado, melhorando o conforto em andamento.

O twingo tem pouca forração acústica (isolante). O piso do carro, que compreende debaixo do banco traseiro até a cobertura do estepe, em meu caso, é um carpete duro e fino. Outro dia arranjei uma forração de piso inteira de algum carro de maior padrão (foi dispensado no desmanche aqui perto de casa). Catei, dei uma limpada, e após usar o original por cima como guia, recortei o rasgo do encaixe central do banco traseiro, removi uma tira da parte traseira que sobrou, e substituí a forração original por esta (carpete mais macio e 1 polegada de isolamento acustico.
Jogados e achados.jpg
O isolamento acabou reduzindo também a chiadeira da bomba de gasolina, e o ruído de rolamento do carro ficou perceptivelmente menor. O carro ficou mais silencioso ao andar.

Pretendo ainda forrar por dentro o tampão (tampinha né hahaha) do porta-malas, e a própria tampa do porta-malas, que além do plastico é pura lata, e ajuda a ecoar o ruído de rolamento pelo carro.

Pensava também em remover as laterais traseiras plásticas, pelo esquema PDF que tem aqui no site nao tem isolamento algum ali entre o plastico e a lataria, provavelmente uma camada de algodão de isolamento de carro deve faazer "maravilhas". Pois das caixas de roda se origina a maior parte do ruído.
ForroCapo.jpg
Na verdade eu pretendia ainda forrar a caixa de entrada de ar pelo lado do motor (senao ficaria na chuva), alguma ressonancia deve vir por aí. Mas o principal foi feito, agora resta caçar lataria exposta por aí e dar um jeito. ganhos marginais (mas que somados podem compor algo de significativo).

Se duvidarem do efeito, reparem quando se entra numa casa/quarto que está vazio, e reparem como o som se comporta depois que se colocar cortinas, sofás, quadros... Ou, observem uma sala de cinema e comparem com uma igreja... Efeitos para os fiéis, mas isto já é outra história.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por mad_b »

Como abri a forração plastica da tampa do porta malas para aplicar o acionamento elétrico, aproveitei e alojei algumas espumas nos vãos da lataria. E na tampa em si, mais um pouco de algodao de isolamento.
271220111100.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
campana
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Out 2009, 16:32
Cidade: curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por campana »

muito bom mad_b, parabéns, isso ajuda muito!
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por Rufis »

Bom Mad_b,

Mas sentiu alguma melhora nesses locais que foram aplicado espuma?

No meu caso, creio que os ruídos vem do painel, vou desmontar algum dia pra ver no que dá. :twisted:

Abraço
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por mad_b »

Bom, em geral eu diria que o ruído interno passou de "mille 91" pra "opalão 92" huhuahuha. Sem brincadeira, teve uma melhora estilo carro velho -> carro novo.

- Tem ainda um truquezinho "bobo" que fez sumir o ruído de "porta malas frouxo e batendo" (além de rebitar os suportes do tampao), que foi aplicar fita isolante naquela argola quadrada de metal que segura a fechadura da tampa traseira, e se vc for cutucar ali vai perceber que ela é frouxa. E causa a maior barulheira.

Meu painel tem o motor da ventilação que está meio "escangalhado", e faz um ruído quando o painel vibra. Tem ainda alguma coisa (parece uma arruela ou parafuso ou similar) que passeia sobre/dentro de algum duto ou travessa quando se faz uma curva muito forte. Isto ainda me deixa louco mas nao quero abrir tudo pra tentar achar.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por Rufis »

É precisa ter um pouco de coragem pra desmontar todo o painel. :?

Mas um dia tento a sorte e posto um tutorial aqui se der tudo certo. :mrgreen:
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por mad_b »

Na realidade, Voce pode desmontar parcialmente, pois o crítico é desconectar a tralhada toda ali perto do volante. Quando consertei (remendei) o kit de resistencias do ventilador, eu soltei os parafusos de cima, do centro e do lado do carona e consegui afastar o suficiente no lado do carona para fazer os seviços que eu precisava. sem quebrar nem entortar nada. depois remontei e ficou tudo certo.

E algumas coisas que raspam e batem ali no volante são coberturas que estao presas ao todo por uma meia dúzia de parafusos. Dá perfeitamente para soltar e aplicar espuma (adesiva por ex).
BehindPanel-Ventilation Resistor Pack-Small.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.

Mensagem por Rufis »

É depois vou tentar fazer isso. colocar uma nova proteção de espuma nos chicotes também, pois, já estão esfarelando. :?
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Responder