Problema de engasgos no Twingo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Twingo problemático

Mensagem por leao.ez »

Bom Dia Pessoal

Moro em Porto Alegre/RS., e tenho um Twingo 98/98, 1.2 l, 8 v, motor D7F.

Tenho o carro a dois anos e estou muito satisfeito com ele no geral, bom espaço interno, economia, desempenho...

Faço revisões periódicas, ja troquei velas, cabos, map, diversos sensores e fiz regulagem e limpeza dos bicos injetores.

Ultimamente tenho notado falhas que parecem de injeção, com o carro em movimento aparecem ´buracos´ e o motor perde força. Quando paro, a marcha lenta esta funcionando, mas o defeito persiste.

Estou usando um macete não muito indicado, mas mesmo andando, quando acontece o defeito, desligo o motor e ligo novamente, e tudo volta ao normal.

Fui em uma oficina indicada, fizeram um check-up no computador e não encontraram nada errado, ai fiz uma limpeza e regulagem geral, e eles acharam que poderia ser sonda lambda, colocaram uma nova e o defeito persiste.

Alguem já passou por isso? Aguardo qualquer noticia que me ajude a resolver o problema.

Obrigado
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Problema de engasgos no Twingo

Mensagem por mad_b »

Eu não tenho problema de engasgo, eventualmente ao arrancar, o carro parece que trava na marcha lenta, daí tenho que pisar até o fundo para ele arrancar. Deve ser parecido. Talvez seja algum mau contato que sobrou da revisão toda. Em sensor de temperatura de água, ou cabo elétrico. Vai ser broca pra achar... Poderia ser a bobina de ignição, o motor por acaso parece que dá umas tremedeiras também? Já aconteceu em outro carro, era problema de ignição. Talvez a caixa de distribuição dos cabos. Tenho um tw 98 1.15 mpi também.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Róger Gasparotto
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Dez 2008, 19:42
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Problema de engasgos no Twingo

Mensagem por Róger Gasparotto »

Amigo,

Vc abastece sempre mo mesmo posto de gasolina? Não seria talvez a nosa maravilhosa gasolina batizada vitimando mais um carro inocente?

Abraços!
Avatar do usuário
Rufis
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 405
Registrado em: 27 Ago 2008, 08:57
Cidade: Sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul
Localização: Zona Sul

Re: Problema de engasgos no Twingo

Mensagem por Rufis »

É realmente galera o meu da essa engasgada quando coloco gasolina ruim, ai quando engato a 1º macha ele da uma engasgada como se fosse desligar ou gasolina acabando, ai eu troco a gasolina e ele pega normalmente.

faça o teste com outra gasolina e se possível adtivada, seu motor agradece rsrs

Abraço
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 8-)
Honda Fit 2007


Nextel: 130*16748
Avatar do usuário
Leosch
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2008, 19:20
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto

Re: Problema de engasgos no Twingo

Mensagem por Leosch »

Não seria a bomba de combustível :?:
Leosch.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Problema de engasgos no Twingo

Mensagem por mad_b »

A bomba de gasolina é algo a se verificar; provavelmente dá pro mecânico testar a pressão da bomba (ou algum outro método pra teste). No meu percebi que acontece quando o motor está em fase de aquecimento, não lembro se já aconteceu com o motor quente. E abasteço com gasosa aditivada sempre, em postos que nunca tive problemas. Teria também o filtro de gasolina, o meu deve estar uma coisa. Estou com o carro há uns 2500km, ele tá com 125000.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
AdrianoTW
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2008, 22:13
Cidade: Foz do Iguacu
Estado: Paraná

Re: Twingo problemático

Mensagem por AdrianoTW »

olá amigo.
meu twingo teve este problema a 1 ano mais ou menos, e resolvi trocando o bico que estava com um rachadura onde faz encosto o anel que veda o combustivel.
O problema que nao estou encontrando o bico original.
Estou usando um do Uno, mas sua vazão é superior, assim pecando quanto ao consumo.
Se vc souber qual a numeracao do bico original poste, eu e outros agradecemos.
Até.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Twingo problemático - Problema Resolvido!!!!

Mensagem por leao.ez »

Amigos,

Após muitas idas á oficina, resolvi o problema: era o sensor da borboleta.
Foi trocado e o carro parece 0 km.

Fica ai uma dica, porque oficinas mau intencionadas começam a trocar tudo, e a conta fica salgada.

Abraços
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Problema de engasgos no Twingo - Problema Resolvido!!!

Mensagem por mad_b »

Cara, qual este componente específico? Confesso que eu desconfio dele pelo comportamento do meu, do tipo "potenciometro sujo" eh eh eh, porque pra arrancar quando ele tá "bobo" tenho que dar umas 2 pedaladas no acelerador daí vai... Quanto saiu essa borboleta? Tens código, e/ou algum outro nome mais específico pra peça? De repente dá pra trocar em casa ou tem alguma regulagem pra fazer? Vc saberia informar? Muito obrigado, abraço
Lissandro
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
TECHNO2004
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 225
Registrado em: 26 Nov 2008, 09:03
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: Twingo problemático

Mensagem por TECHNO2004 »

Eu estou com um problema intermitente (Que é uma das piores coisas que pode acontecer... Difícil diagnóstico): de tempos em tempos o Twingo não quer dar partida corretamente.

Bato a chave, o motor de arranque movimenta o motor, sem sinal de conseguir partir. Insistindo por um tempo, ele começa a dar sinais de pegar. Insistindo mais ainda, ele até chega a se manter ligado, mas o motor está em rotação MUITO irregular, baixa, quase morrendo, e depois morre.

Deixando parado por algum tempo (No mínimo duas horas), das 4 vezes que ele falhou, 3 ele voltou a funcionar.

Depois que ele pega normalmente, no resto do dia ele não dá mais problema. É bater a chave e ele liga instantaneamente.

Das 4 vezes que ele deu problema, foi após pelo menos um dia sem eu tê-lo acionado.

Peço ajuda... Eu tinha o Twingo em altíssima conta (Por isto o escolhi para ser meu primeiro carro), mas se as coisas continuarem assim, vou ter de passar para outro carro (Por exemplo, Classe A)... Por favor, me ajudem!

É SÓ RESOLVER ISSO. O carro está novíssimo! Mas está longe de ser confiável. E, provavelmente, por apenas "um detalhezinho", mas que eu ainda não achei qual é.

Regulagem de motor OK;
Bateria OK (E esta está OK MESMO...);
Motor de arranque OK;
Bomba de combustível OK (Foi recondicionada);
Bobina OK (Trocada por outra original, zero bala);
Velas OK (Trocadas por novas);
Rotor do distribuidor OK (Trocado por novo, original);

Já foram R$ 2.500,00 tentando resolver este problema...

OBS: O interessante foram os dias que ele deu falha:
1º) 23/11/2008 - Logo após a compra (Meu primeiro carro), quando estava combinado de eu mostrá-lo para meu futuro sogro;
2º) 24/12/2008 - Combinado um almoço na casa da minha noiva;
3º) 01/01/2009 - Na casa de praia do futuro sogro;
4º) 17/01/2009 - Formatura da minha noiva.
Responder