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Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 27 Out 2011, 09:11
por Oigres
Edio e todos que não viram ainda este tópico.

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =37&t=1633

Tem alguns detalhes que no dia a dia, nós não levamos em conta para melhorar o consumo de combustível. :o

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 27 Out 2011, 12:46
por mad_b
Bacana!

Mas quanto a um item acredito que a abordagem banguela X cutoff é quase sempre muito simplista.
Quem aborda muitas vezes se esquece da conservação de inércia para aproveitar a energia já gasta pois voce vai precisar continuar em movimento depois. em minha modesta opinião, usa-se os dois "modos", dependendo da necessidade. Lembrando que banguela no Brasil é proibido pelo CTB...

Explico.
Dependendo do quanto a descida é íngreme, uma marcha engrenada, última que seja, pode reduzir a velocidade a tal ponto que, se voce tivesse descido em banguela, andaria muito mais antes de precisar reacelerar, nos dois casos. Exemplo aproximado: topo da descida, uns 100km/h; chegaria lá no plano com quinta engrenada a uns 40km/h. Em banguela, chegaria a uns 70km/h, e poderia percorrer mais um trecho antes de reacelerar.
Claro, descendo a serra pra ir pra praia, vai ser possivel engrenar em quinta a maior parte do tempo, inclusive poupando os freios...

Transito urbano.
300m para o semaforo/cruzamento/PARE. Plano. 50km/h. Quinta engatada. a uns 150m do cruzamento precisará acelerar porque o carro vai estar com giro baixo/saindo do cutoff/velocidade baixissima.

300m para o semaforo/cruz/PARE. Plano. 50km/h. Banguela até uns 150m do semaforo; engatar terceira; cutoff até uns 20m do semaforo. Sem tocar no acelerador.

Tem um site interessante pra quem quiser barbarizar na economia, incluindo até "funilaria". http://ecomodder.com/. :)

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 27 Out 2011, 12:48
por mad_b
A propósito, o rpm de torque maximo pro C3G é 2600 e pro D7F é 2500 RPM.

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 28 Out 2011, 09:23
por mad_b
Caio Fivetech escreveu:O Meu Twingo não é muito bom pra consumo...

Acredito que seja a maneira de andar, ou o desgaste ao longo dos anos...
Caio, eu diria que tem algo errado com o carro (quando a sonda lambda tava ruim eu nao consegui passar de 19km/l) mas, claro, a maneira de andar é o que mais influencia. "In the end, is about the nut behind the steering wheel" :mrgreen:

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 28 Out 2011, 14:18
por Caio Fivetech
É que o 1.nada, quando andava aqui nas Perdizes...

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 29 Out 2011, 10:14
por Gustavo Bochi
Caio Fivetech escreveu:O Meu Twingo não é muito bom pra consumo...

Acredito que seja a maneira de andar, ou o desgaste ao longo dos anos...

Pois é Caio, o meu é o mesmo modelo do seu e esta com quase 150000 km, mas tem um fôlego muito bom. Anda bem e é muito econômico, todo mundo fala do 1.0 8v, mas na estrada nunca fiz menos que 16, e olha que ando na faixa de 100 - 130 direto. Estes dias fui a Curitiba e fiz média de quase 19, aqui no geral tenho feito médias em torno de 16-17 km/l. Desgaste então descartado. ;)
Da uma olhada nos filtros, óleo, sonda labda... a lenta dele esta sempre regular? Usa muito o ar condicionado? Claro que a maneira de dirigir é um fator determinante no consumo, agora o 1.nada referido pra mim esta superando as espectativas. 8-)
Abraço!

Re: qual a velocidade para um bom consumo?

Enviado: 31 Out 2011, 15:51
por mad_b
Achei algo que responde com maior aprofundamento o que mencionei antes, sobre usar a maior eficiencia do motor. Na realidade, envolve a maior eficiencia como um todo, envolvendo tamanho do carro, velocidade, atrito, etc. Vejam é muito interessante pra quem não matou as aulas de fisica e matematica. :mrgreen:

http://carros.hsw.uol.com.br/questao477.htm

Re: Consumo

Enviado: 01 Dez 2011, 15:18
por mad_b
Complementando as infos anteriores (quando mencionei o vazamento pelo diafragma).
Fiz uma viagem antes de aparecer aquele defeito, onde só consegui 19km/l no máximo.
Fiquei intrigado mas demorei até descobrir a causa.
Tempos depois descobri que a sonda lambda (sensor de oxigenio do escape) estava estragada. O que acontece é que o twingo assim "anda" mais, mais esperto, porque o motor trabalha sem verificar a qualidade da queima ("loop aberto" de controle), botando mais gasolina. A lógica é se o computador não pode saber como está a mistura em niveis ótimos, então é adotado um ajuste de mistura mais rica (mais gasolina) para evitar quebra do motor (batida de pino por mistura pobre o que superaquece o motor) por exemplo.
Troquei a peça e notei na hora a mudança de comportamento.
Outra viagem que fiz, do mesmo modo que a anterior, agora consegui 24,4km/l. Já fiz esta mesma média com um Ka 1.0 2000 (rocam). Sim, usando gasolina bebada, no Brasil.
Se o seu carro está tão gastão, e voce sabe dirigir economicamente - a outra pegadinha - então com certeza tem algo errado com o seu carro. Desde calibragem e alinhamento de pneus até problemas com o motor. :-)