Página 3 de 4

Re: Filtro de ar esportivo....

Enviado: 25 Mar 2010, 12:52
por Evolution-VII
Eu achei ali direto na T.B.I um local muito quente, sei lá.. não da para deixar ele mais baixo? Ou então fazer um defletor de calor no filtro.
Ali vai pegar MUITO ar quente.

É o caso de instalar um sensor de temperatura do ar no duto pós filtro e ver quantos graus está.

Outra coisa a se pensar é: o que é melhor? um SRI ou um CAI nesse motor?

Re: Filtro de ar esportivo....

Enviado: 25 Mar 2010, 15:15
por SsioX
Na verdade não esta beeeem direto na TBI, coloquei uma maguei e o dobrei apra frete até o filtro encontrar no radiador.

Realmente ele esta puxando o ar quente do radidor o que não é bom, mas eu estou pensando em fazer um defletor como vc disse, em plastico, mas eu não tenho plastico para trabalhar ali, talvez faça de aluminio, mas é dificil de fixar o aluminio.

O meu filtro é grande, bem grande, não imagino que ele caiba em baixo. Tenho um sensor de temperatura, vou tentar fixar ele junto da borracha do filtro e ver o resultado, já sei que esta puxando ar quente, mas quero ver a diferença do ar que entrar para o ar ambiente.
Evolution-VII escreveu:Outra coisa a se pensar é: o que é melhor? um SRI ou um CAI nesse motor?
Eu acho que um CAI (Cold Air Intake) em motor que não seja turbo não trás vantagens (se não der desvantagens), o correto seria achar uma lugar que coletase o ar frio mesmo. E outra, no Twingo vc teria que instalar ele encima do capo :lol:

Agora SRI eu nem sei oq é

Re: Filtro de ar esportivo....

Enviado: 25 Mar 2010, 17:41
por Evolution-VII
SsioX,
Conheço um cara que fez um defletor de calor bem básico gastando MUITO pouco. Era em um Ford Ka.
O que dificulta projetos no Twingo é o espaço no cofre, mas sempre existe alguma solução.

Explicação sobre o SRI (Short Ram Intake):
http://en.wikipedia.org/wiki/Short_ram_air_intake

Se os amigos quiserem, posso traduzir o texto mais tarde.

Re: Filtro de ar esportivo....

Enviado: 25 Mar 2010, 18:03
por SsioX
Rsrsrs, na verdade era bem isso que eu estava projentando, no caso do twingo acho que esse SRI seria o mais correto.

Re: Vai respirar melhor

Enviado: 18 Jan 2011, 21:25
por Twingueira Initiale
Ola pessoal, finalmente peguei o bichinho...tao bunitinho...elogios a parte, por favor, me respondam uma duvida: Reparei que a mangueira de ar(ela é meio de pano sabe) ta solta!!!!Não sei onde ela se encaixa, e eu to me preparando para a inspeção veicular, alguem pode me dizer onde é o encaixe dela e o que acontece se ela ficar solta????


Obrigada,


Naty

TWINGO TURBO

Enviado: 21 Fev 2011, 16:41
por marciomalewschik
ficaria show de bola em...

estou querendo colocar um filtro de ar esportivo, alguém usa? da alguma diferença?

Re: Vai respirar melhor

Enviado: 02 Dez 2011, 11:23
por mad_b
Recentemente "descobri" um site australiano onde os caras foram fundo na questao de respiração do motor. http://www.autospeed.com.au. Dali concordei com os caras que o que contribui com o desempenho da admissão de ar é mais o caminho que o ar percorre até chegar na borboleta (depois tambem mas isso é outra historia) do que a &%#$ de filtro (ou mesmo nenhum!) que se usa. A diferença de restrição de ar entre usar o filtro original e SEM FILTRO por exemplo, chegou a muito, muito menos de 1% em uma das reportagens.
O que acontece, principalmente num carro como o twingo, é que pra por o filtro esportivo, acaba-se eliminando a caixa original, que tem ressonador, curvas, quinas, canos enrugados, longos... Daí o fregues acha que "o filtro melhorou pra caramba o desempenho". P. nenhuma. O que melhorou foi reduzir as restrições que o sistema original tinha. Veja por exemplo http://www.autospeed.com.au/cms/A_109217/article.html (os caras usam medições e testes práticos com instrumentos sensíveis).
O uso de um filtro como os HPF ajuda a manutenção e quem vai se dispor a fazer uma modificação de intake decente. :)

Então que tal botar a mão na massa. Monte a ferramenta do link http://www.autospeed.com/cms/A_107825/article.html e experimente. Daí descobrir por exemplo, quanta queda de pressão atmosférica tem entre a TB e a caixa do filtro original, daí entre a entrada do filtro de ar e a boca da mangueira ali perto do farol, daí logo a frente do carro, ou onde se deseja colocar um captador (snorkel) de ar, como por exemplo a idéia de usar a caixa de entrada do ar da cabine.

Re: Vai respirar melhor

Enviado: 05 Dez 2011, 09:27
por gilii
Gosto muito desse site Australiano - tem dicas e artigos ótimos...

Re: Vai respirar melhor

Enviado: 26 Dez 2011, 20:22
por mad_b
Resolvi por a mao na massa hoje a tarde e fiz um "scoop" pro carro. Comprei um redutor 75x50, 2 curvas grandes de 90 graus e aproveitei 1m de cano 50mm de esgoto que tinha jogado ali. Algumas braçaceiras, um pedaço de metal, um toco de madeira, lixadeira, microretifica, algumas ferramentazinhas extras e o resultado:
Scoop1.jpg
Antes de pintar, dá pra ter noção melhor:
Scoop2.jpg
O encanamento foi escolhido assim para ter curvas suaves e o pvc por ser liso.
Scoop3.jpg
Experimentei um spray cromado para tentar prover um pouco de isolamento de radiação térmico... Na realidade eu tava com pouca tinta preta que usei no redutor... huahuahua
Scoop4.jpg
Eu pretendia abrir um buraco no ressonador do filtro de ar, em soma à tomada original, mas para o momento resolvi experimentar o carro usando apenas a tomada de ar original (e já tá tarde e amanhã tenho que trabalhar...):
Scoop5.jpg
Bom, eu acho que vai ter uma melhora marginal, ali onde instalei a tomada nova de ar deve fazer uma pressaozinha extra. O ideal é colocar em paralelo com o original, é o que pretendo mais pra frente. A idéia é abrir um buraco no ressonador, assim o ar vai entrar nos 2 lados do centro do filtro, deve respirar mais. No momento nao pretendo usar um filtro esportivo.

:-)

Re: Vai respirar melhor

Enviado: 27 Dez 2011, 09:52
por Rufis
Mad_b,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa!!!

Não sei se já deu pra testar e verificar se teve alguma melhora considerável.

Mas assim que tiver uma resposta, posta aqui pra gente.

Abraço.