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Re: RADIADOR
Enviado: 28 Abr 2010, 01:15
por marcosfguimaraes
EDISON escreveu:Marcos, Correia dentada (95 dentes), em condições normais de uso, tem uma vida média de 80.000km, segundo o fabricante.
Então Edison,
Os mecanicos aqui em Ctba (ex funcionarios concessionaria Renault), comentam que a troca é com 60 mil km, inclusive troca das correias e tensores da Poli V e bomba d'agua.
Como meu carro é 2002 e falta pouco para 60 mil, recomendaram a troca devido ao ano do carro
Estou suspeitando que a bomba d'agua tenha que trocar mesmo, devido a esse vazamentozinho
Duro é pagar 1.200 por tudo isso.
Re: RADIADOR
Enviado: 28 Abr 2010, 06:27
por EDISON
Não é necessário trocar o tensor quando trocar a correia, a vida util dele é maior, a concessionária vende o conjunto, forçando a venda casada, mas se voce disser que necessita só da correia eles torcem a cara mas vendem. O prazo da concessionária é 60.000 a do manual Renault é 80.000 (questão de intere$$e). Uma bomba dágua para este modelo está na faixa dos R$ 190,00 (paralela) e R$ 300,00 (original)
Re: RADIADOR
Enviado: 30 Abr 2010, 12:44
por schneider80
é... $1200 por isso q tu falou tá caro hein!!
Re: RADIADOR
Enviado: 30 Abr 2010, 16:03
por SsioX
Troquei a bomba do meu esse tempos atras, paguei 140 se nao me engano.
Do meu ja fui mais critico, eu jogava a agua no reservatio ela ja vazava tudo embaixo, numca completava ^^.
Vazamento de água!
Enviado: 09 Mai 2011, 12:40
por frederico sussekind
Depois de quase um ano sem o meu Twingo dar qualquer problema, notei que ele começou a esquentar muito o motor, quando percebi um vazamento de água!
acho que ali é onde fica o termostato e parece que a junta foi embora!
alguém já teve esse problema?
estou pensando em retirar a peça e trocar a junta!
mas não sei a onde se faz a drenagem da água do radiador alguém sabe?
essa peça está localizada embaixo do filtro de ar!
http://www.flickr.com/photos/47754699@N ... /lightbox/
http://www.flickr.com/photos/47754699@N ... /lightbox/
Re: Vazamento de água!
Enviado: 09 Mai 2011, 17:06
por Guto
Meu carro é outro modelo de motor... mas quando precisei fazer a drenagem para fazer limpeza em todo o sistema, abri os 2 "parafusos" que ficam na mangueira de ar (perto do alternador) aí a água escorreu (não saiu 100%) e tirei o reservatório de água.
Quando o mecânico foi trocar a bomba d'agua, ele usou uma bomba de sucção no reservatório de agua.
Re: Vazamento de água!
Enviado: 12 Mai 2011, 18:25
por frederico sussekind
Legal a dica vou dar uma olhada se o dreno do meu também fica no mesmo lugar!
Fim de semana vou desmontar a peça!
Re: Vazamento de água!
Enviado: 17 Mai 2011, 09:32
por edgar_rs
Para drenar a água, solte a mangueira inferior do radiador.
TRoque o termostato. Esta válvula é comum de ter a vedação detonada, necessitando de troca. Lixe bem a superfície do cabeçote para prevenir qualquer vazamento futuro.
Aplique aditivo para não ter problemas com corrosão no sistema.
Lembre-se de drenar o ar do sistema, nesta nova válvula a ser instalada

Re: Vazamento de água!
Enviado: 17 Mai 2011, 12:14
por frederico sussekind
Valeu a dica Edgar!!!
não tive tempo ainda de desmontar a peça, mas desse sábado não escapa!
depois mostro o resultado com fotos!
Re: Vazamento de água!
Enviado: 17 Mai 2011, 12:28
por edgar_rs
Tem um vazamento de óleo bem grandinho aí também... hehehe!
Cara, para drenar o ar do sistema, é uma barbada... vou explicar e é bem fácil.
A válvula é presa com trÊs parafusos ao cabeçote. Barbada, aperte mas não tire sangue do parafuso.
Para drenagem, entre as duas mangueiras, na parte mais externa (abaixo do meio do encaixe do filtro de ar, na segunda foto dá para ver certinho) há um parafuso/tampa. Só remover e esperar todo o ar ser expulso
