Buchas Eixo de Torção

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Buchas Eixo de Torção

Mensagem por Oigres »

Após várias trocas das buchas do eixo de torção, resolvi substitui-las pelas de Poliuretano. Um dos motivos, acredito que pelo tempo que estes componentes ficaram nas prateleiras após sua fabricação. A borracha tem tempo de vida, após perde suas características para que foram projetadas.
As últimas chegaram da Itália e não duraram 6 meses.
O custo para mandar fazer é baixo, em torno de R$ 150,00 com a graxa grafitada junto + o frete. O eixo utilizei o mesmo das originais após uma boa limpeza.
Fiz o desenho baseado nas medidas das originais e não fiz a colocação ainda devido a paralisação do comercio local, mas tão logo obtenha exito nesta empreitada disponibilizarei para que todos tenho acesso.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Buchas Eixo de Torção

Mensagem por Oigres »

Após colocação das buchas confeccionadas com poliuretano denso, andei em asfalto e em paralepípedo.
Notei que ficou demais no asfalto, bem firme nas curvas, coisa que não tinha acontecido até então.
Em paralepípedo o bicho pegou, a trepidação da irregularidade passou totalmente para a carroceria. Muito barulho.
Acredito que se fizer com uma dureza menor vai melhorar este inconveniente, tipo de 90 shore para 70 shore.
Agora, até eu posso substituir as buchas do eixo de torção pois as originais era somente na marreta ou extrator gigante, sem falar que tinha que cortar o suporte das linhas hidráulicas dos freios.
Segue o desenho com as dimensões para quem quiser inovar (são 4 unidades iguais + os eixos das buchas velhas + uma bisnaga de graxa grafitada para homocinéticas)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Buchas Eixo de Torção

Mensagem por Oigres »

Solicitei um orçamento para confeccionar as buchas com dureza de 65 shore e levei um susto, R$ 300,00. O motivo alegado pelo torneiro é que com esta dureza fica impraticável usinar em um torno, tendo que fazer uma ferramenta que o deixe rígido e assim podendo usinar. Então procurei um tarugo de poliuretano que tivesse o mesmo diametro da bucha eliminando a usinagem ( 40mm ).
Mudei o projeto (desenho abaixo), com o corpo principal em 65 shore e duas arruelas em 80 shore, assim não precisa de usinagem, somente o furo central será feito com a colocação da peça em um duto com a seu diametro adquirindo rigidez para o fura sair reto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
DO IT YOURSELF
Migbez
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Nov 2020, 18:22
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1993

Re: Buchas Eixo de Torção

Mensagem por Migbez »

Boa tarde! E no fim você obteve sucesso com as novas buchas?
A peça que estou precisando é a bucha do eixo traseiro, é a mesma peça que você está falando?
A que estou falando é equivalente ao Código Renault: 7700821167
aparece imagens dela se você procurar no google
Avatar do usuário
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 850
Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Buchas Eixo de Torção

Mensagem por Oigres »

Migbez, é este o número da peça em questão
As buchas mais duras, que estão atualmente no twingo, estão funcionando perfeitamente, o inconveniente é quando ando em piso irregular.
Já comprei o material (Tarugo de 40mm de diametro por 300mm de comprimento de 65 shore de dureza) mas não tive tempo de confeccionar o segundo projeto.
Com relação a confecção fica mais fácil, pois só é necessário recorrer a um torneiro para fazer o furo central e as arruelas laterais.
Mas tenho certeza que vão funcionar muito bem.
DO IT YOURSELF
Responder