Direção Elétrica Assistida

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção e freio.
Avatar do usuário
Ivan Yague
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2011, 00:43
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Santos, SP
Contato:

Direção Elétrica Assistida

Mensagem por Ivan Yague »

Olá.
Finalmente recebi a Direção Elétrica do Twingo. Tenho um pack 2002 1.0 16v completíssimo, e é um pecado ele não ter a direção. Por isso comprei uma na Alemanha e um amigo meu trouxe na mala. Nada demais...não é algo visado pela Receita federal...nem tem valor alto. Paguei 200 euros pelo kit completo que inclui a parte superior da coluna com o motor, a parte inferior (que é diferente da que vem na direção mecânica), o módulo e especialmente os cabos de ligação entre o módulo, o motor e o sensor de torque.
Direcao_eletrica_06a.jpg
Diferente do que alguns falam por ai, a direção original do Twingo não é hidráulica, nem mesmo eletro-hidráulica. Ela é a penas elétrica... que acredito ser a tecnologia mais recente em direções assistidas.
Queria colocar a direção no meu Twingo, mas não queria ferir a originalidade do carro com adaptações, direções hidráulicas adaptadas roubando preciosos cavalos do motor. Então não tinha jeito...tive que buscar essa.
E para quem quiser comprar uma elétrica lá fora, a dica é encontrar um conjunto completo de coluna superior, inferior e módulo, já com os cabos e plugs de conexão, pois sem eles não vai dar certo e são muito específicos para se encontrar por aqui.
A instalação mecânica acredito ser muito fácil, demandando apenas desmontar o painel. A parte elétrica é um pouco mais complexa. São 7 fios com destinos específicos na parte elétrica. Como não entendo muito de elétrica, vou buscar uma empresa que trabalhe com direções elétricas para fazer a instalação, mas já encontrei os diagramas elétricos para isso.
D4F700.PDF
Por enquanto tenho que conseguir um mecânico para ajustar as válvulas que batem um pouco, e por incrível que pareça, não encontro mão de obra decente para o serviço. Os melhores mecânicos que visitei na cidade insistem em colocar um cilindro em balanço para ajustar as válvulas e ignoram o fato dos motores Renault D4D terem uma forma específica de regulagem colocando o virabrequim em ângulos específicos. Nem na concessionária na Renault eles sabem fazer...
Assim que instalar a Direção eu posto comentários...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Direção Elétrica Assistida

Mensagem por Christian »

Legal Ivan . Vamos ver o seu Twingo com direção eletrica no próximo encontro.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Avatar do usuário
Ivan Yague
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2011, 00:43
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Santos, SP
Contato:

Re: Direção Elétrica Assistida

Mensagem por Ivan Yague »

Acho que no próximo ainda não...rs rs rs. Tenho que resolver o barulho de maquina de costura primeiro...rs rs rs...
Vai dinheiro no brinquedo... mas vale a pena.
Abraços
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Direção Elétrica Assistida

Mensagem por mad_b »

Barulho de maquina de costura em geral é folga de valvula com desajuste e/ou óleo/pressão de óleo inadequado( a)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Ivan Yague
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2011, 00:43
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Santos, SP
Contato:

Re: Direção Elétrica Assistida

Mensagem por Ivan Yague »

Exatamente mad_b
Apenas valvulas desreguladas. O problema está sendo encontrar um mecânico decente que regule as válvulas de acordo com o manual da Renault. Por incrível que pareça, não encontro nenhum mecânico em Santos que siga o protocolo de regulagem pelos ângulos do virabrequim e os valores do manual. Todos mecânicos usam os valores do manual, mas ajustam colocando o cilindro em balanço. Acontece que o manual técnico tem outro protocolo...e não pode ser por acaso. Existem várias formas de ajuste de válvulas. Não acredito que elas existam, se colocar o cilindro em balanço resolve para todos os motores. Só achei um mecânico que faz isso, e está em Canoas, RS, a 1100 km daqui...rs rs rs
Olhe o vídeo dele ensinando...
https://www.youtube.com/watch?v=X8LxFSFeOOc
Olhe também a página 138 desse Manual Técnico
NT 6004A.pdf
MAs sigo buscando um mecânico...
Abraços
mad_b escreveu:Barulho de maquina de costura em geral é folga de valvula com desajuste e/ou óleo/pressão de óleo inadequado( a)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Direção Elétrica Assistida

Mensagem por mad_b »

Mais um detalhe, eventualmente quando abrir pode constatar desgaste dos balancins, o que dificulta um melhor ajuste. Acredito que isto possa ocorrer devido a muito tempo sem regular válvulas, mas é só suposição.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder