Qual sensor regula a lenta quando o ar cond é ligado?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Qual sensor regula a lenta quando o ar cond é ligado?

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, estou com uma dúvida. A lenta do meu carro anda meio estranha, já fiz uma limpeza geral e continua trepidando. Ontem estava bem ruim, quando cheguei em casa dei uma limpada nos contatos do atuador da lenta, pois já havia limpado o mesmo recentemente. Melhorou um pouco, mas noto que quando anda e esquenta o motor, parece que piora. Hoje estava quente e liguei o ar condicionado, ai notei que a lenta estabilizou. Como funciona o sistema que compensa a aceleração quando ligamos o ar? É o mesmo atuador da lenta ou outro sensor assume a tarefa?
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Re: Qual sensor regula a lenta quando o ar cond é ligado?

Mensagem por leao.ez »

Retirei o atuador da lenta e o sensor de ar e limpei bem, tirando toda sujeira e deixando de molho em um recipiente com óleo diesel. A lenta melhorou um pouco, mas as vezes ainda oscila. O que notei foi que desplugando o conector do atuador da lenta, não houve uma mudança significativa, achei que o motor iria morrer, mas continuou funcionando sem muitas alterações. Isto não seria um indício de peça defeituosa?
tech parts
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Mensagem por tech parts »

o Meu também trepida ao ligar o ar condicionado, onde é esse conector? vou tentar limpar para ver se melhora
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Tech parts, o meu é ao contrário, com ar desligado a lenta as vezes trepida, mas ao ligar o ar estabiliza.
No meu ano 98 o atuador da marcha lenta fica junto à TBI na lateral traseira, olhando o motor de frente.
É presa por dois parafusos acessados por trás, e o conector tem uma trava plástica que tem que levantar pra soltar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Mensagem por mad_b »

Quando tinha meu twingo comprei e troquei uma destas no mercadolivre por uns 50 reais. Funcionou bem até onde tive notícia, ou seja por + de 3 anos. Se encontra a peça igual à original, só trocar. Cuidado para não ligar/acionar fora de seu lugar. Quem regula a marcha lenta é este atuador de lenta.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder