Embrulho na arrancada - PROBLEMA RESOLVIDO

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Embrulho na arrancada - PROBLEMA RESOLVIDO

Mensagem por leao.ez »

Caros Amigos,

Infelizmente um problema antigo do qual achei que havia me livrado voltou: ao arrancar em 1a. marcha, se não acelerar mais que o normal o motor embrulha e parece que afoga, pois por mais que acelere por alguns segundos ele fica amarrado. Depois disso, volta ao normal e funciona sem problemas. Já troquei velas, cabos, filtros, óleo, limpei sensores e contatos. O que tenho notado ultimamente é que aparece um cheiro de gasolina que se sente dentro do carro quando abasteço acima de meio tanque, que parece que vem do cofre do motor, mas não localizei nenhum vazamento aparente. O carro esta com marcha lenta estável, anda bem em giro alto e com uma média de 12/13 km/l na cidade, 50% do tempo com ar ligado. Só para constar, já troquei por motivos diversos bomba d´água, motor de arranque, kit de embreagem, bateria e alternador.
Gostaria do auxilio dos amigos do fórum, porque considero este um defeito grave pois ao arrancar ou fazer uma retomada de velocidade ao quase parar, o defeito acontece e me deixa em apuros em determinadas situações.
Aguardo notícias.

Abçs, Alexandre
Editado pela última vez por leao.ez em 19 Fev 2013, 10:30, em um total de 1 vez.
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Embrulho na arrancada / Problema antigo voltou

Mensagem por Oigres »

Alexandre, eu passei por isto e era a abertura das velas. Se tiver um pouco mais afastado, o eletrodo, da medida recomendada irá fazer isto.

A medida é 0,9 mm.

Obs.: em baixa rotação o centelhamento da faisca fica menor e por isto que ocorre a falha se as condições não forem as ideais, OK ?

Boa sorte !
DO IT YOURSELF
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Mensagem por mad_b »

No meu caso era o regulador de pressão do combustível que havia rompido a membrana do vácuo. i-gual-zi-nho ao que acontece com o seu. Até o cheiro de gasolina hehehe

Uma observação, (em geral) falhas de ignição (velas/cabos/bobina) costumam ser repentinas e rápidas. Tipo socos de falta de potencia. E acontecem mais quando se abre pouquinho o acelerador.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Olá oigres e mad_b, obrigado pelas respostas prontas. Quanto à abertura das velas, foram trocadas por mim, com a abertura certa, tanto que logo depois que retirei as velhas, senti uma mudança boa, melhorou bastante. A membrana do regulador foi uma coisa que ainda não verifiquei, tem algum tipo de teste que eu possa fazer? O cheiro de gasolina sinto mais quando o tanque esta mais cheio que a metade, mas infelizmente a leitura do meu marcador esta prejudicada, troquei o refil da bomba de gasolina e a peça plástica onde fica o potenciometro do marcador estava esfarelando, o mecânico fez umas soldas pra tentar resolver mas o marcador ficou maluco. Alguém já trocou esta peça?

Obrigado pela atenção.

Alexandre
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor

Mensagem por mad_b »

Para testar isto voce pode desconectar a ponta da mangueira do vácuo que vem do regulador de pressão (uma "latinha" que está encaixada na extremidade da "flauta de injeção" (se for MPI), costuma ser uma mangueira de vácuo um pouco mais fina do que as demais.

Dê a partida e veja se sai gasolina por ela, no mínimo vai ter um cheiro forte, mesmo sem acionar o motor.
Esta mangueira deve apenas conectar o vácuo da admissão para acionar uma membrana com mola (dentro do regulador), assim permitindo o retorno do excesso de combustivel para o tanque. Se estiver furada, quando estiver com vácuo alto (marcha-lenta) vai conseguir sugar gasolina através da membrana perfurada diretamente para a admissão, afogando o motor.

Esta peça voce tira e leva junto na autopeças, se possível, no meu caso (d7F) o regulador do uno mille serve (Marelli), é uma peça rel. barata.

Se só acontece com o tanque meio cheio aí pode ser algum outro problema, lembrando agora por exemplo eu sofri algo parecido tambem com a eletrovalvula do canister (no presente momento tive que isolar, ainda nao pude comprar uma nova).
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Valeu mad_b, vou fazer o teste e depois posto aqui.

Abçs, Alexandre
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, fiz os testes recomendados pelos amigos, o regulador de pressão não estava com cheiro de gasolina, testei com o motor ligado e desligado. O tubo que vem do canister também não tinha cheiro algum. As velas foram calibradas por mim mesmo ao colocar, e os cabos são novos. A única peça que não limpei foi o motor de passo da lenta, será que influi? Com o motor ligado e acelerando levemente direto no cabo do acelerador, noto que o motor embrulha antes de ter uma aceleração normal. Na condução normal não se nota, mas ao arrancar pisando de leve no acelerador o problema ocorre, demora alguns segundos até deslanchar.

Abçs, Alexandre
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Mensagem por Oigres »

Já foram limpos os contatos do sensor de rotação ?
DO IT YOURSELF
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Sim oigres, sensor limpo e o plug de contato também. O problema só aparece arrancando em 1a, depois que embrulha deslancha. Não sei mais o que testar.

Abçs, Alexandre
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor

Mensagem por mad_b »

Lembra que mencionei a eletrovalvula do canister tambem... Parece-me que vc nao mexeu nela nos testes relatados.

Pegue a mangueira de vácuo que vem da eletrovalvula do canister e tampe ela (enfia um lápis por ex), ali após remover a ponta na eletrovalvula (ou seja, impedindo a aspiração eventual de vapores do tanque pra admissão) e veja se ajuda. Se for o caso, esta eletrovalvula pode estar com defeito.
Responder