Consumo alto de combustivel do twingo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
TATIANAbbgg
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Fev 2011, 12:07
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto
Localização: Rio de Janeiro

Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por TATIANAbbgg »

Boa tarde pessoal.hj descobri q o meu Tuninho esta consumindo muito ,na estrada ele fez 7,5 km por litro o q pode ser?ñ achei nenhum tópico
falando sobre o q pode ser o alto consumo.
Dados do carro 1.2 ano 98
twinguiros do RJ se apresentem
Avatar do usuário
pedrolfcastro
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 62
Registrado em: 21 Jan 2009, 10:49
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: VINHO

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por pedrolfcastro »

Esse consumo parece errado, Tatiana.. Encha o tanque, ande uns 100 km e volte a encher o tanque..
Veja quantos litros foram embora nesses 100 km e faça a conta para saber exatamente =)
Mas te digo que 70% do consumo é o pé..
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fica tudo molhado...
PEDRO

Twingo 1.2 1995 "NAPOLEÃO"
Niva 1.6 4x4 1990 "MALPHITE"
March 1.0 2012 "SHARMANDER"
Avatar do usuário
Caio Fivetech
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 400
Registrado em: 26 Set 2008, 21:43
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Localização: Porto, Portugal

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por Caio Fivetech »

O meu que é o carro fora da régua faz na estrada a uns 120/130 11, 12...

Mas fazendo 7,5 acho que precisa dar uma olhada na parte mecânica

Além disso o meu é o 1.0 8v que gasta bem mais que o 1.2
Caio Reinhardt a.k.a. PetrolheadFromBR
TATIANAbbgg
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Fev 2011, 12:07
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto
Localização: Rio de Janeiro

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por TATIANAbbgg »

vou ver hj e passo pra vcs,meu marido falou a mesma coisa completar pra ver quanto gastamos.
twinguiros do RJ se apresentem
Avatar do usuário
pedrolfcastro
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 62
Registrado em: 21 Jan 2009, 10:49
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: VINHO

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por pedrolfcastro »

E aí Tatiana, tem alguma novidade do carango?
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fica tudo molhado...
PEDRO

Twingo 1.2 1995 "NAPOLEÃO"
Niva 1.6 4x4 1990 "MALPHITE"
March 1.0 2012 "SHARMANDER"
TATIANAbbgg
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Fev 2011, 12:07
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto
Localização: Rio de Janeiro

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por TATIANAbbgg »

Fiz só q a minha bateria de pau e apagou a kM,mais me parece q esta consumindo pouco agora ,mas vou fazer amanhã novamente ,vou encher o tanque e ver quanto vai dar.
twinguiros do RJ se apresentem
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por gilii »

Tatiana,

Resolveu alguma coisa?

Meu carrinho estava com consumo um pouco alto, então andei estudando a coisa pois ganhei um teste em uma revenda Renault, onde foi detectado que a sonda lambda que estava no carro estava preguiçosa.

Troque a sonda e aparentemente melhorou - o carro está puxando melhor e parece que o consumo melhorou, mas só mesmo vou saber se procede ou não fazendo mais uma avaliação eletronica.

Não sei se no seu caso pode ser a mesma coisa - quem sabe se voce fizer uma avaliação eletronica mostre alguma coisa como no meu caso.

Fabio
Avatar do usuário
axweel
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Jul 2011, 18:59
Cidade: Alvorada
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1997
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por axweel »

Aparentemente estou com o mesmo problema, enchi o tanque do carro e usei 20,5 litros do carro em apenas 2 dias....

fiz as contas e vi que o mesmo rodou apenas 164 km com os 20,5 litros... o que deu como resultado cerca de 8km/l


Acho meio absurdo esse consumo, sei que é um arranca-para dos inferno em porto alegre, mas mesmo assim acho que deveria fazer no mínimo uns 10/11 km/l ....



Estou com um problema quanto a parte de ligar o carro, pode ser que tenha algo haver com isso, o carro só pega, se eu pisar no acelerador, e se eu estiver andando com ele e colocar em ponto morto ou apertar a embreagem, ele vai reduzindo a aceleração e morre mesmo estando a 60 km/h, nesse caso é só apertar a embreagem e largar que ele retorna ao normal, sem qualquer engasgada, não sei se é limpeza de bico e tal. Já tirei conclusão que velas não é, pelo fato de o mesmo não engasgar, bateria também não, pois é nova, e o carro tem um som potente, e mesmo com ele desligado e com a bateria full ele tem o mesmo problema....... Alguém manja o que pode ser nesse caso ae?

Já estou andando com o carro com o ventilador de ar ligado para que mantenha a aceleração sempre, pois quando ele desliga, o freio já era, dai pode acabar em acidente ahauhau, pode ser isso o motivo do alto consumo.

To efetuando novos testes sem ligar o mesmo, porém é aquilo, to me "cuidando" devido ao fato de ficar sem freio em horas inusitadas, ainda mais em declive.... o que existe demais aqui ¬¬
Avatar do usuário
axweel
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Jul 2011, 18:59
Cidade: Alvorada
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1997
Motorização: 1.2 8V
Cor: Grena

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por axweel »

Alguém tem alguma recomendação sobre o alto consumo que estou tendo com meu twingo?

fiz o teste sem ficar com ar ligado, de 7,8/l ficou em 8,3/l, diferença muito baixa, não compensa muito....


150 km com 18 litros é pouca coisa :/
Avatar do usuário
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: preto

Re: Consumo alto de combustivel do twingo

Mensagem por gilii »

Axwell,

Um sistema de injeção não é muito complexo, mas deve-se entender que um diagnóstico sem ferramentas adequadas pode ser um processo pedalativo, e muitas vezes relativamente caro, pois basear o concerto em troca de componentes é meio complicado.

Normalmente a central de controle assume uma curva de injeção conforme informações fornecidas por diversos sensores, então voce pode esperar comportamentos diferentes para regimes de funcionamento diversos.

Baseado nisso sabemos que caso algum sensor esteja com defeito - e às vezes não é o sensor, mas o chicote de ligação entre ele e a central que tem um defeito (mau contato por exemplo) pode fazer com que a central assuma uma curva de injeção pré determinada, pois ela ajusta dados de ignição e injeção de forma a deixar o motor funcionando, mas longe de ser o ideal de economia.

Quando eu peguei meu carro e notei que o consumo era alto, a primeira coisa que fiz foi verificar se certos componentes estavam de acordo com o recomendado - troquei velas, verifiquei cabos de velas e por cautela apenas troquei e oleo lubrificante para o recomendado.

Notei logo de cara que o funcionamento do motor melhorou, mas ainda não era o que eu imaginava ser o correto, pois o consumo ainda era alto e o motor não tinha muita força.

Descobrí que havia um probleminha na entrada de ar do filtro de ar - corrigi e o carro melhorou, mas ainda não era o ideal.

Através de um diagnostico eletronico na propria Renault descobrimos que a sonda Lambda estava preguiçosa - foi trocada e parece que o carro melhorou, mas ainda não tenho certeza se está certo - o consumo melhorou mas ainda há detalhes que me incomodam.

Hoje faço cerca de 15,7 Km/litro na estrada com ar ligado, e perto de 18 sem ar, e creio que esta deva ser a média do motor C3G de 1.200cc 8 valvulas (mal reguladas por sinal).

Não estou dizendo que tudo se resume à troca da sonda - ela é um componente vital para a economia, mas há muitos outros sensores e perifericos que influem no andamento das coisas, e creio que o melhoor é verificar um a um com critério - se não tem como fazer isso, o melhor é procurar uma assistencia de sua confiança.

Fabio
Responder