Desculpa a pergunta nao tive tempo de procurar se alguem já informou isto, mas como não é de curiosidade comum...
-Quantos pulsos por volta da roda o sensor de velocidade gera para o painel? e A tensão de cada pulso é 5 ou 12V? Ou outro...
Quero por em paralelo um ciclocomputador por isso a pergunta. Nao quero procurar um lugar no eixo/roda e grudar um ima e por o sensor original perto, sendo que tem um sinal prontinho ali perto do painel.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Reavivando um pouco o tópico, o meu 1.0 8v começou a me dar dor de cabeça nesse sensor na semana passada.
Hoje tive um tempo e me enfiei debaixo do carro, para tentar tirá-lo.
Eu achei, consegui tirar do local, mas eu não consigo tirar o chicote dele!
Parece que ele não tem conector ou eu não estou achando ele...
Percebi que tinha, aparentemente um conector pequeno na parte de cima dele. Fui puxando aos poucos, e eis que veio só a cobertura do chicote, sem os conectores.
Será que os fios gruraram nos terminais do sensor? Alguém já passou por isso?
Conectores automotivos normalmente têm uma trava, pois tudo ali está sujeito a vibrações. Só puxar nao vai resolver, e pode até romper fios. Não lembro mais como é, mas são 3 contatos elétricos (+, - e sinal). Acho pouco provável que tenha oxidado/prendido, ali costuma é ficar lambuzado de óleo.
Ou....... o outro dono fez alguma solda ou sei lá. Mas acho q teu problema é presilha do conector mesmo. Nessa hora até vale a pena ir à oficina de confiança. Inclusive pra remover o sensor o melhor é erguer o carro (pode até ser um jacaré grande) e como o mecanismo é o mesmo dos clio, quem já mexeu com isso vai saber fazer rapidinho.
As vezes a gente tem que evitar coisas tipo tentar remover filtro de gasolina sem saber a manha do plug e ferramental afequado... Pra nao ficar com preju maior ainda.
Eu levantei o carro e tirei a roda, pra ficar mais fácil o acesso.
Inclusive tirei o sensor só puxando ele, sem ter de bater com uma chave como recomendaram em outro comentário... percebi que o sensor é praticamente encaixado.
Sobre a trava, eu sei que todos tem. Mas eu não achei, só queria saber se alguém sabe como é a trava, pois duvido que o antigo dono tenha feito alguma gambiarra nesse lugar...
Só uma coisa que nao fecha aí, deveria ter uma espécie de arame que serve para fixar o sensor no lugar, eu só soube dele quando vi o mecanico tirando, meio de longe, nao vi exatamente como é. Pode ser que o teu sensor tenha saído do lugar um pouco, desencaixando "da engrenagem" da caixa que faz ele girar. Voce pode, agora que tem ele fora e ainda com os fios ligados, com a chave ligada girar o pino quadradinho que tem na ponta e pedir para alguem ver se aciona o velocímetro. Se estiver funcionando, pode ser que seu problema seja "apenas mecanico".
Se voce procurar no arquivo "PR-1204-Twingo.pdf" que deve ter aqui no site do clube creio que consiga visualizar o esquema do sensor, o conector e a trava que o fixa à caixa.
Hmmm, realmente ele não tem nenhuma espécie de "arame" pra segurar o sensor.
Pode mesmo fazer sentido: hoje na estrada, ele marcava muito inconstantemente a velocidade.
E quando eu tiro e coloco de volta, ele funciona um tempo muito bem e depois para de novo.
Eu até achei estranho não ter nada que segurasse ele ali, mas como parece que ele tem uma pressão ao encaixar/desencaixar, achei que era normal...
Bem, e agora? Alguma sugestão? rsrs... duvido achar essa peça de fixação em alguma renault!
mbiane.
O sensor de velocidade é fixado por estas travas, foto abaixo.
E é muito comum este sintoma de liga desliga do sensor devido a uma ruptura devido a vibração nos pontos de solda dos terminais do sensor assinalados na foto.
A melhor solução é trocar o sensor custa aproximadamente R$ 40,00
ou tentar conserta-lo conforme o tutorial do Rufis ,aqui neste mesmo tópico.
OBS: as fotos são do tutorial do Rufis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Adote um TWinGO e colabore com a preservação da espécie"
Olá pessoal, sou novo no fórum e estou com um problema. comprei meu twingo a pouco tempo e o mesmo veio sem o sensor de velocidade. Não estou conseguindo encontrar o original então gostaria de adaptar o sensor para os modelos mas recentes no meu carro. vi em um tópico que alguém consegui fazer isso, contudo essa pessoa não explicou como faze-lo. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.